Entenda os mecanismos que seu corpo utiliza para regular a glicose e aprenda estratégias eficazes para manter seus níveis saudáveis.
Resuma este artigo com IA:
Acompanhe nossos conteúdos com prioridade no Google

Aquele pedaço de bolo a mais no fim da tarde ou o exagero no almoço de domingo podem deixar uma sensação de peso, cansaço e até uma sede incomum. Esses sinais podem indicar que seus níveis de açúcar no sangue, ou glicemia, estão temporariamente elevados. Embora episódios esporádicos possam acontecer, a recorrência desse quadro exige atenção, com mais atenção de pessoas diabéticas.
Felizmente, nosso corpo possui mecanismos eficientes para gerenciar a glicose. Entender como eles funcionam é o primeiro passo para adotar hábitos que auxiliam nesse processo natural de regulação.
Endocrinologistas são os médicos que podem acompanhar esse tipo de tratamento. A Rede Américas conta com especialistas renomados atendendo em vários hospitais brasileiros.
Quando consumimos carboidratos, eles são convertidos em glicose, a principal fonte de energia das nossas células. O pâncreas libera insulina, um hormônio que age como uma chave, permitindo que a glicose entre nas células para ser usada como combustível. Quando há mais glicose do que o necessário, o corpo a armazena no fígado e nos músculos.
Se a ingestão de açúcar é cronicamente alta ou se a ação da insulina é ineficaz, a glicose se acumula na corrente sanguínea. Fatores como estresse e inflamação podem reduzir a sensibilidade à insulina, dificultando a captação celular de glicose e contribuindo para o seu acúmulo no sangue. Essa condição, conhecida como hiperglicemia, pode levar a sintomas como sede excessiva, aumento da vontade de urinar e fadiga.
Leia também: Veja como controlar os índices de açúcar no sangue
Se você percebeu que exagerou e quer ajudar seu corpo a normalizar os níveis de açúcar, duas ações são particularmente eficazes e têm uma base fisiológica clara: beber água e se movimentar.
Quando os níveis de glicose no sangue estão elevados, os rins trabalham mais para filtrar esse excesso. Para eliminar a glicose, eles precisam diluí-la em água, produzindo mais urina, um processo conhecido como glicosúria. Manter uma hidratação adequada é importante, pois quando os níveis de glicose no sangue ultrapassam o limite de eliminação pela urina, a água facilita a excreção.
A hidratação é essencial porque a excreção renal de glicose pode causar desidratação, e um controle rápido ajuda a evitar a perda severa de água corporal. Beber bastante água garante que os rins tenham o fluido necessário para "lavar" o excesso de açúcar da corrente sanguínea de forma eficiente.
A prática de atividade física é uma das maneiras mais rápidas de reduzir a glicose sanguínea. Praticar programas de exercícios ajuda a eliminar o excesso de açúcar no sangue, pois estimula a absorção direta da glicose pelos tecidos musculares, que necessitam de energia imediata durante o exercício.
A contração muscular, inclusive, pode estimular a entrada de glicose nas células por uma via que é menos dependente da insulina. Isso significa que mesmo uma caminhada leve de 15 a 20 minutos após uma refeição já ajuda a reduzir significativamente os picos de açúcar no sangue, fazendo com que seus músculos usem a glicose que está circulando.
A médio e longo prazo, a estratégia mais sustentável para controlar a glicemia é a alimentação. A qualidade dos carboidratos que você consome faz toda a diferença. O objetivo é evitar que o açúcar chegue de forma abrupta e em grande quantidade ao sangue.
A chave está em alimentos que liberam energia de forma lenta e gradual. Eles geralmente são ricos em fibras, que atuam como uma barreira física no intestino, retardando a digestão e a absorção do açúcar.
Leia também: Como fazer uma dieta sem açúcar?
Alimentos com alto índice glicêmico provocam uma subida rápida e acentuada do açúcar no sangue, exigindo uma grande liberação de insulina e sobrecarregando o sistema.
É fundamental entender que estas dicas são para gerenciamento de picos ocasionais de glicose em pessoas saudáveis. Se você apresenta sintomas de hiperglicemia com frequência, como sede constante, perda de peso inexplicada, visão turva e cansaço extremo, é indispensável buscar avaliação médica.
Um endocrinologista ou clínico geral poderá solicitar exames, como a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada (A1c), para verificar seus níveis médios de açúcar nos últimos meses. Somente um profissional pode diagnosticar condições como pré-diabetes ou diabetes e indicar o tratamento adequado.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES