Resuma este artigo com IA:
Não há estudos que comprovem a segurança do Mounjaro na gestação; o medicamento pode reduzir a absorção da pílula anticoncepcional

Se você começou a pesquisar sobre Mounjaro e gravidez, provavelmente está vivendo um momento de dúvida. Muitas mulheres iniciam o tratamento, sentem os efeitos no corpo e tendem a continuar o tratamento.
Por outro lado, há poucas referências clínicas sobre a interação entre o Mounjaro e os anticoncepcionais. Para quem está evitando uma gravidez indesejada ou planeja ter filhos, essa informação é imprescindível.
Essa falta de informação gera medo. E faz sentido. Quando o assunto envolve um tema tão delicado como é a gravidez, qualquer incerteza pesa mais.
O Mounjaro tem como princípio ativo o hormônio tirzepatida. Ele passou a ser usado no Brasil principalmente para diabetes tipo 2 e mais recentemente para a perda de peso. Esse hormônio atua trabalhando a saciedade e controlando a glicose.
O que poucas pessoas comentam é que esse mesmo efeito no sistema digestivo pode interferir em outros medicamentos tomados. Por isso que a relação entre Mounjaro e gravidez exige cuidado.
Nesse sentido, endocrinologistas e até ginecologistas podem intervir nesse tipo de acompanhamento. A Rede Américas conta com especialistas renomados atendendo em vários hospitais brasileiros.
Até o momento, não existem estudos conclusivos feitos com mulheres grávidas que comprovem a segurança no uso do Mounjaro. O que se tem são estudos em animais, que mostraram alterações no desenvolvimento dos filhotes quando a substância foi usada durante a gestação.
Esses dados não permitem afirmar que o mesmo aconteceria com humanos. E quando não existem comprovações científicas, a orientação é evitar o uso.
Por esse mesmo motivo, as bulas e protocolos médicos indicam que o Mounjaro não deve ser usado durante a gravidez. Se a mulher descobre que está grávida enquanto faz o tratamento, a recomendação é a suspensão do medicamento. É importante informar ao ginecologista e/ou endócrino para avaliar o caso.
Essa recomendação não significa que após engravidar, algo grave vá acontecer automaticamente. Significa apenas que não há dados suficientes para garantir tranquilidade no uso desse medicamento durante a gestação.
Indicações do Governo Australiano (2025) também contemplam outros medicamentos indicados para o tratamento de diabetes, como:
Nenhum desses medicamentos são recomendados durante a gravidez. Caso você esteja fazendo uso de algum deles, informe seu médico para uma avaliação.
Leia também: Saiba quem pode receitar Mounjaro.
O medicamento não “corta” o efeito do anticoncepcional por reação química direta. Ele não atua no fígado como alguns antibióticos fazem. O problema está em outro lugar.
A tirzepatida deixa o esvaziamento do estômago mais lento. Na prática, o alimento e os medicamentos tendem a ficar mais tempo no estômago antes de serem absorvidos pelo intestino. E quando falamos de anticoncepcionais, essa dinâmica pode virar um problema.
No caso das pílulas anticoncepcionais, elas precisam ser absorvidas de forma regular afim de manter os níveis hormonais estáveis. Se essa absorção começa a ficar irregular, a proteção pode diminuir. Não é algo que acontece com todas as mulheres, mas o risco existe.
Estudos farmacológicos (Palmer, 2025) mostram que após o início do tratamento com o Mounjaro, a quantidade de hormônio do anticoncepcional no sangue pode cair. Essa queda acontece principalmente nas primeiras semanas de uso.
Devido esse motivo, as autoridades de saúde de outros países passaram a orientar atenção redobrada na relação entre Mounjaro e gravidez. Mulheres que fazem uso de métodos contraceptivos orais precisam discutir a interação com seus médicos.
Não necessariamente, mas é recomendado reforçar a proteção. Entre as recomendações mais comuns estão:
Essas orientações não partem do alarmismo, mas da tentativa de reduzir falhas. A própria fabricante do Mounjaro, Eli Lilly and Company (2023), aconselha a mudança de método contraceptivo para não orais.
É importante entender que seu corpo ainda está se adaptando ao medicamento, é provável que demore um certo tempo. Também vale lembrar que nenhum método anticoncepcional é totalmente infalível. Quando existe um fator novo, como o uso da tirzepatida, a atenção precisa ser maior.
Mulheres que usam DIU, anticoncepcionais injetáveis, implantes hormonais ou preservativos não sofrem esse tipo de interferência. Nesses casos, o Mounjaro não reduz a proteção contraceptiva.
Mesmo assim, a conversa sobre Mounjaro e gravidez continua sendo válida. Essa recomendação é necessária porque o medicamento não é indicado durante a gestação, independentemente do método utilizado.
Se existe o desejo de engravidar a curto ou médio prazo, o uso do Mounjaro precisa ser avaliado com cuidado.
A tirzepatida permanece no organismo por semanas após a última aplicação. Por isso, os médicos costumam orientar um intervalo entre a suspensão e a tentativa de gravidez. Esse tempo pode variar de mulher para mulher.
Essa decisão não deve ser tomada sozinha. O ideal é sempre discutir com o médico que acompanha o tratamento. Na medida do possível, com um ginecologista e/ou obstetra.
A primeira orientação é não entrar em pânico. Se houver suspeita ou confirmação de gravidez durante o uso do medicamento, o passo seguinte é procurar seu médico. Na maioria dos casos, o Mounjaro é suspenso e a gestação é acompanhada de perto.
Até agora, não existem dados consistentes que apontem um padrão de malformações em humanos ligado ao uso do Mounjaro. O problema está justamente na falta de dados, na não existência de provas se há ou não danos provocados no desenvolvimento do feto.
Porque o uso do Mounjaro cresceu rápido. Muitas mulheres começaram o tratamento sem receber orientações completas sobre Mounjaro e gravidez. Nesses casos, é importante sempre consultar com seu médico sobre o uso de outros métodos contraceptivos ou planejamento reprodutivo.
Somado a esses pontos, grande parte das informações que circulam nas redes sociais são sem contexto ou sem uma explicação adequada. Essa disseminação termina gerando medo em algumas mulheres e descuido em outras.
Quando o assunto envolve o corpo, hormônios e gravidezes, toda informação faz diferença.
Se você usa Mounjaro e está em idade fértil, alguns pontos merecem sua atenção:
Ter acesso a informações não impede que decisões sejam tomadas. Ela evita sustos.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
Australian Government. Department of Health, Disability and Ageing. Therapeut Goods Administration. Updated contraception advice for Mounjaro (tirzepatide). 2025. Disponível: https://www.tga.gov.au/news/safety-updates/updated-contraception-advice-mounjaro-tirzepatide. Acesso em: 30 jan. 2026.
MotherToBaby, Fact Sheets. Brentwood (TN): Organization of Teratology Information Specialists (OTIS); 1994-. Tirzepatide (Mounjaro®, Zepbound®) 2024 May. Disponível: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK605070/. Acesso em: 30 jan. 2026.
American Diabetes Association Professional Practice Committee; 15. Management of Diabetes in Pregnancy: Standards of Care in Diabetes—2025. Diabetes Care 1 January 2025; 48 (Supplement_1): S306–S320. Disponível: https://diabetesjournals.org/care/article/48/Supplement_1/S306/157565/15-Management-of-Diabetes-in-Pregnancy-Standards. Acesso em: 30 jan. 2026.
Fella Health. Does Tirzepatide Affect Birth Control? FDA Guidance Explained. 2025. Disponível: https://www.fellahealth.com/guide/does-tirzepatide-affect-birth-control. Acesso em: 30 jan. 2026.
Phlo Clinic. Mounjaro and contraception: What you need to know. 2025. Disponível: https://phloclinic.co.uk/weight-loss-service/advice/mounjaro-guides/mounjaro-and-contraception-what-you-need-to-know. Acesso em: 30 jan. 2026.
Eli Lilly and Company. Can adults with type 2 diabetes taking Mounjaro also take oral contraceptives? 2023. Disponível: https://medical.lilly.com/us/products/answers/can-adults-with-type-2-diabetes-taking-mounjaro-also-take-oral-contraceptives-200617. Acesso em: 30 jan. 2026.
Palmer, V., et al. Obesity Management: Implications for Contraceptive Counseling and Reproductive Health. Curr Obstet Gynecol Rep 14, 38 (2025). Disponível: https://link.springer.com/article/10.1007/s13669-025-00445-x. Acesso em: 30 jan. 2026.
National Health Service (NHS). Greenway Comminity Practice. Tirzepatide (Mounjaro) and contraception/pregnancy. 2025. Disponível: https://www.greenwaycommunitypractice.nhs.uk/news/tirzepatide-mounjaro. Acesso em: 30 jan. 2026.
NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES