Resuma este artigo com IA:
A febre é um dos sintomas que indicam uma reação do corpo à alguma contaminação.

A intoxicação alimentar é uma irritação do trato gastrointestinal que gera uma inflamação no organismo. Acontece quando nós consumimos alimentos ou bebidas contaminados por microrganismos. Os microrganismos podem ser bactérias, fungos, vírus ou parasitas.
Um dos sintomas da intoxicação é justamente a febre e você precisa tratar o problema antes que a febre se agrave.
Entenda melhor por que a intoxicação alimentar causa febre, conheça outros sintomas para saber identificar quando estiver com intoxicação, e saiba o que fazer para tratar da forma correta.
A intoxicação alimentar é um problema de saúde que acontece quando consumimos alimentos ou bebidas contaminadas por bactérias, fungos, vírus ou parasitas. São microrganismos que podem irritar o trato gastrointestinal e gerar uma inflamação no organismo.
Nem sempre a intoxicação vai evoluir para uma febre. Mas é uma forma natural do corpo de tentar se proteger quando a febre surge. O organismo aumenta a temperatura do corpo para dificultar que o agente causador da intoxicação sobreviva.
Você também pode se consultar com um gastroenterologista para avaliar os sintomas e acelerar o tratamento. Conheça algumas opções de hospitais:
Além da febre, a intoxicação alimentar pode provocar também:
Convulsões e até paralisia podem surgir nos casos mais graves. Quando os sintomas vão se iniciar vai depender do agente causador da intoxicação alimentar.
Bactérias como a Salmonella, por exemplo, provoca sintomas entre 6 e 72 horas após a ingestão do alimento ou bebida contaminada. Outras bactérias como o Norovírus podem causar sintomas entre 24 e 48 horas.
O mais importante é tratar tão logo surjam os sintomas e cuidar para sempre comer alimentos bem preparados e lavados. E só consuma bebidas que você conhece a procedência e sabe como foram feitas.
Leia também: Sintomas de intoxicação por metanol: como identificar os sinais e buscar ajuda
As causas mais comuns da intoxicação alimentar são as que envolvem a manipulação incorreta de alimentos. Inclui a forma de manejar e cozinhar os alimentos e a temperatura em que são armazenados.
Alimentos como carnes, ovos, peixes e leites costumam ser fontes de contaminação. Frutas e verduras também podem causar intoxicação quando não são lavadas corretamente.
Mesmo os germes que podem se espalhar de superfícies e utensílios para os alimentos podem ocasionar intoxicação alimentar.
A intoxicação alimentar nos casos mais leves pode ser tratada em casa com algumas medidas simples:
A maioria das pessoas consegue se recuperar com a hidratação por meio de líquidos. É recomendado procurar um médico se os sintomas não melhorarem entre 24 e 48 horas.
Pode ser necessário usar medicamentos para a febre e para os outros sintomas. Deixe que o médico te oriente e evite a automedicação.
Leia também: Gastroenterologista cuida do fígado? Entenda qual médico procurar e quando
A intoxicação alimentar pode ser resolvida em casa na maioria das vezes. Mas procure um médico nos seguintes casos:
Bebês, crianças, idosos ou pessoas com o sistema imunológico enfraquecido precisam tomar ainda mais cuidado. Existe o risco de consequências mais graves que podem exigir internação e hidratação endovenosa.
As recomendações gerais para evitar a intoxicação alimentar envolve ter bons hábitos de higiene ao comer e preparar os alimentos. Conheça algumas dicas simples e eficazes:
São medidas simples que ajudam bastante o risco de intoxicação alimentar. Conhecer os sintomas, fortalecer o sistema imunológico e beber bastante água também são orientações gerais que você pode adotar para tratar o problema tão logo ele surja.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
G1. Por que o controle de glicemia é importante e como manter os níveis equilibrados. Rede Drogal, 23 out. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/especial-publicitario/rede-drogal/noticia/2025/10/23/intoxicacao-alimentar-da-febre-veja-a-relacao-e-possiveis-tratamentos.ghtml. Acesso em: 14 nov. 2025.
HEALTHDIRECT. Food poisoning. Healthdirect Australia, 2025. Disponível em: https://www.healthdirect.gov.au/food-poisoning. Acesso em: 14 nov. 2025.
MSD MANUALS. Considerações gerais sobre a intoxicação alimentar. Manual MSD Versão Saúde para a Família, abr. 2025. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/lesões-e-envenenamentos/envenenamento/considerações-gerais-sobre-a-intoxicação-alimentar. Acesso em: 14 nov. 2025.
SÃO PAULO (Município ). Secretaria Municipal da Saúde. Cuidados diários podem contribuir na prevenção da intoxicação alimentar. 6 jun. 2023. Disponível em: https://prefeitura.sp.gov.br/web/saude/w/noticias/348500. Acesso em: 14 nov. 2025.
POPULARES EM SINTOMAS
Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas
A metástase é um estágio do câncer onde as células se espalham para outros órgãos. Veja os sinais de alerta e quando buscar seu oncologista
Leia maisDor intensa, piora noturna e fraturas espontâneas podem indicar metástase óssea. Veja como ocorre a disseminação e como é feito o diagnóstico
Leia maisIntoxicação por álcool é uma emergência médica que pode ser grave. Saiba reconhecer os sinais de alerta e conheça os fatores de risco desencadeantes.
Leia mais