Resuma este artigo com IA:
O câncer de medula óssea é um tipo de câncer do sangue que afeta as células produtoras de sangue.

O câncer de medula óssea é um termo usado para descrever um crescimento anormal de células que têm origem nas células produtoras de sangue. É um crescimento que chamamos de neoplasias.
Os tipos mais comuns são o Mieloma Múltiplo e certas Leucemias. São doenças que exigem atenção especial. Os sintomas iniciais podem ser vagos e inespecíficos. Podem ser facilmente confundidos com problemas de saúde mais simples.
Entenda melhor a seguir o que é a medula óssea, quais os principais sinais de alerta, a diferença entre medula óssea e medula espinhal e como é feito o diagnóstico e tratamento.
A medula óssea é um tecido esponjoso e líquido que fica dentro dos ossos, como os ossos da bacia e o fêmur. É o local de fabricação do sangue, um processo chamado de hematopoiese.
A medula óssea é o que gera:
O câncer de medula óssea ocorre quando uma dessas três linhagens celulares citadas acima se multiplica de forma descontrolada e anormal dentro desse tecido.
Nas Leucemias, o problema geralmente está nas células que originam os glóbulos brancos. No Mieloma Múltiplo, o problema está nas células plasmáticas, como reforça o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2024).
Os sintomas mais comuns do câncer de medula óssea, segundo informações do Manual MSD (2024) são:
Dores persistentes nos ossos, especialmente nas costas e nas costelas. A dor ocorre porque o crescimento das células malignas pode danificar ou enfraquecer a estrutura óssea.
Sensação constante de cansaço extremo e fraqueza e que não melhora com descanso. O sintoma é causado pela anemia devido à baixa produção de glóbulos vermelhos.
O sistema imunológico fica comprometido e resulta em infecções recorrentes, como gripes ou pneumonias.
O acúmulo de proteínas anormais produzidas pelas células cancerosas pode sobrecarregar e danificar os rins.
A baixa contagem de plaquetas pode causar o aparecimento de hematomas e sangramentos no nariz ou nas gengivas.
Perda de peso sem motivo aparente.
Uma informação importante é que a dor óssea é o sintoma inicial que leva à investigação do médico na maioria dos casos (Manual MSD, 2024).
A principal diferença entre os dois é que o câncer de medula óssea afeta o sangue, e o câncer de medula espinhal afeta o sistema nervoso. Entenda melhor:
É o tecido líquido e esponjoso que fica dentro dos ossos. É o local de fabricação do sangue. O câncer de medula óssea (Mieloma Múltiplo, Leucemia) tem origem neste tecido;
É uma estrutura de tecido nervoso que passa por dentro da coluna vertebral. A medula espinhal é um componente do sistema nervoso central. É responsável por transmitir impulsos nervosos do cérebro para o corpo.
O câncer da medula espinhal é um tumor que afeta o tecido nervoso dentro do canal espinhal (Manual MSD, 2024). Ter câncer de medula óssea não significa ter câncer da medula espinhal.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que você procure um médico se sentir:
Buscar o diagnóstico precoce aumenta muito a chance de um tratamento bem-sucedido. E lembre-se que os sintomas não necessariamente serão câncer. Outras doenças ou problemas de saúde também podem ocasioná-los.
O diagnóstico de câncer do sangue é geralmente feito em etapas:
Exames laboratoriais são feitos para verificar a contagem de células sanguíneas, a função renal e a presença de proteínas anormais (Manual MSD, 2024).
Radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada são usadas para avaliar os ossos e identificar lesões ou fraturas.
Biópsia e aspirado de medula óssea
Uma pequena amostra da medula é coletada. A amostra geralmente é do osso do quadril e mandada análise para identificar a quantidade e o tipo de células cancerosas presentes (INCA, 2024).
As abordagens comuns do tratamento visam destruir as células malignas e são divididas em três direções:
O plano de tratamento é sempre individualizado e deve ser definido por uma equipe médica especializada em oncologia e hematologia (INCA, 2024).
Leia também: doar medula óssea: entenda o procedimento e os cuidados
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
INCA. Leucemia: O que é, Sintomas, Tratamento e Prevenção. S.l.: Instituto Nacional de Câncer, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/leucemia. Acesso em: 04 nov. 2025.
MANUAL MSD. Mieloma Múltiplo. S.l.: Manual MSD Versão Saúde para a Família, 2024. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-do-sangue/dist%C3%BArbios-dos-plasm%C3%B3citos/mieloma-m%C3%BAltiplo. Acesso em: 04 nov. 2025.
MANUAL MSD. Tumores da Coluna Vertebral. S.l.: Manual MSD Versão Saúde para a Família, 2024. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais-da-medula-espinal-e-dos-nervos/tumores-do-sistema-nervoso/tumores-da-coluna-vertebral. Acesso em: 04 nov. 2025.
POPULARES EM SINTOMAS
Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas
Descobriu um cisto no rim direito em um exame? Entenda o que isso significa e os próximos passos. Continue lendo para saber mai
Leia maisA dermatite atópica pode causar coceira e lesões. Conheça os fatores de risco, o que fazer para aliviar os sintomas e como tratar com dermatologista.
Leia maisDor óssea persistente, fraqueza e infecções frequentes são alertas. Entenda as manifestações do câncer de medula óssea.
Leia mais