Ícone
InícioSaúdeSaúde do homem

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Radioterapia na próstata: entenda o tratamento e seus principais benefícios

Tratamento destrói células cancerígenas e preserva tecidos saudáveis

radioterapia na próstata1.jpg

A radioterapia na próstata é um dos principais tratamentos utilizados contra o câncer de próstata. Ele oferece altas taxas de sucesso e menores riscos quando comparado a procedimentos cirúrgicos. 

Essa técnica utiliza radiações controladas para eliminar as células cancerígenas, preservando ao máximo os tecidos saudáveis ao redor. A radioterapia pode ser usada tanto com intenção curativa quanto como tratamento complementar após a cirurgia. Ela é indicada principalmente para tumores localizados. 

Quando a radioterapia na próstata é indicada?

A radioterapia é uma das opções de tratamento para o câncer de próstata. A sua principal indicação é para o tratamento de tumores localizados, sendo utilizada com intenção de levar à cura da doença.

Em muitos casos ela é considerada tão eficaz quanto a cirurgia para o câncer de próstata localizado em estágio iniciais. A decisão entre radioterapia e cirurgia depende de uma avaliação multidisciplinar.

Ela considera o estágio do câncer, a saúde geral do paciente, a idade, as preferências e o estilo de vida. Além do tratamento primário, a radioterapia na próstata pode ser um adjuvante, quando aplicada após a cirurgia. 

O objetivo nesses casos é eliminar quaisquer células cancerígenas que possam ficar na área da próstata. Também pode ser indicada como tratamento de resgate, quando ocorre o aumento do PSA (Antígeno Prostático Específico) após a cirurgia inicial

O PSA é produzido pela próstata e o seu aumento pode ser indicativo de câncer. Em casos de doença mais avançada a radioterapia serve para aliviar sintomas como a dor óssea causada pelas metástases.

Você não está sozinho nessa jornada. Conte com os nossos especialistas em Oncologia para um cuidado completo e humano.

Hospital

Localização

Agendamento

Hospital Nove de Julho - Alphaville

Av. Cauaxi, 118 - Alphaville, Barueri - São Paulo-SP

 

 

 

Fale conosco e agende sua consulta

Hospital Nove de Julho - Bela Vista

Rua Peixoto Gomide, 236 - Bela Vista - São Paulo-SP

Clínica Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943 -  Alphaville, Barueri - São Paulo-SP

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo-SP

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 - Morumbi - São Paulo-SP

Complexo Hospitalar de Niterói

Tv. Lasalle, 12 - Centro - Niterói-RJ

Fale conosco e agende sua consulta

Hospital Santa Paula

Av. Santo Amaro, 2468 - Vila Olímpia - 

Fale conosco e agende sua consulta

Como é feito o tratamento de radioterapia na próstata?

O tratamento radioterápico utiliza radiação de alta frequência para destruir as células cancerígenas. Assim ela minimiza os danos aos tecidos saudáveis que estão ao redor. Para o câncer de próstata existem dois tipos principais:

Radioterapia externa (teleterapia)

Na teleterapia os feixes de radiação são emitidos de fora do corpo para a região da próstata. Ela não é um procedimento invasivo e permite tratar áreas maiores. Além de ter uma alta precisão ao usar tecnologias modernas como a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) e a Radioterapia Estereotática Corporal (SBRT).

Radioterapia interna (braquiterapia)

Com esse método são implantadas pequenas “sementes” radioativas no tecido da próstata. Na braquiterapia, a dose de radiação fica concentrada no tumor e os tecidos vizinhos ficam menos expostos. Ela proporciona um tratamento mais rápido.

As tecnologias modernas como a IMRT e a SBRT são importantes para a segurança e eficácia do tratamento. Por meio delas o radioterapeuta pode padronizar a intensidade dos feixes de radiação, adaptando ele ao formato exato do tumor.

Isso permite proteger os órgãos ao redor da próstata, como a bexiga e o reto. Uma outra inovação é o hipofracionamento, esquema de tratamento utilizado em casos de risco baixo e intermediário. 

Por ele são administradas doses mais altas de radiação a cada sessão, reduzindo o número total de sessões. O método demonstrou ter a mesma eficácia e segurança que o fracionamento convencional.

Em alguns casos a neoplasia em estágios iniciais pode ser tratada por apenas cinco sessões de radioterapia na próstata.

Benefícios e eficácia da radioterapia na próstata

As taxas de sucesso da radioterapia na próstata são comparáveis às da cirurgia. Ela oferece bons resultados no combate ao câncer de próstata, podendo chegar a uma taxa de cura de 95%.

A principal vantagem é a sua capacidade de ser um tratamento curativo sem que seja preciso realizar um procedimento cirúrgico invasivo. Ela elimina os riscos atribuídos a uma cirurgia.

O uso do esquema hipofracionado tem um impacto direto na qualidade de vida do paciente, pois reduz o tempo total de tratamento de semanas para dias. Um menor número de sessões também diminui o número de deslocamentos e o tempo longe das atividades que fazem parte da rotina.

Por isso, é possível dizer que a radioterapia na próstata é altamente eficiente e oferece a possibilidade de um tratamento mais rápido e menos invasivo.

Quais os efeitos colaterais e possíveis complicações?

Mesmo sendo um tratamento de alta precisão, a proximidade da próstata com a bexiga e reto pode levar a efeitos colaterais temporários. Em alguns casos raros eles podem se tornar permanentes.

As técnicas utilizadas atualmente visam minimizar esses riscos. Dentre os efeitos adversos, os mais comuns são:

  • Ardor ou dor ao urinar e aumento da frequência e urgência urinária. Esse são sintomas que costumam ser temporários e tendem a diminuir rápido após o término do tratamento
  • irritação retal, diarreia ou sangramento retal
  • Sensação de cansaço. Ela pode se manifestar durante o tratamento e se estender até algumas semanas após ele chegar ao fim

Existem também algumas possíveis complicações para quem faz radioterapia na próstata. Elas envolvem a função sexual e urinária.

Por isso a disfunção erétil é um risco potencial de todos os tratamentos. O câncer em si não afeta a ereção, mas a forma como ele é tratado sim. O risco é menor quando são utilizadas técnicas que visam preservar os nervos.

incontinência urinária também pode ser considerada uma complicação, embora seja menos comum. Para quem se trata com o hipofracionamento os efeitos colaterais não são maiores que o tratamento convencional.

Cuidados após a radioterapia na próstata

O período pós-radioterapia exige acompanhamento médico regular, para avaliar a resposta ao tratamento e agir em casos de efeitos colaterais tardios.

Também é necessário manter uma dieta nutritiva e equilibrada, a fim de promover a recuperação do corpo e melhorar a saúde de uma forma geral. A ingestão de líquidos é importante para preservar a função urinária e auxiliar na eliminação de toxinas. 

A adoção de hábitos saudáveis deve incluir a prática regular de atividade física. Pode ser preciso que o médico prescreva medicamentos para aliviar os sintomas urinários ou intestinais, que persistem após a radioterapia na próstata.

Se houver a manifestação da disfunção erétil, é necessário conversar com o médico sobre isso e ver quais são as opções de tratamento disponíveis para o problema.

A radioterapia na próstata representa uma das abordagens mais eficazes e seguras no tratamento do câncer de próstata. 

Ela é uma alternativa à cirurgia em muitos casos e pode atuar de forma curativa, complementar ou paliativa. Dependendo do estágio da doença e das características individuais de cada homem.

Para garantir o sucesso do tratamento, é preciso continuar com o acompanhamento médico e seguir todas as recomendações antes, durante e após o procedimento.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Referências

AMB – ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Radioterapia hipofracionada câncer de próstata. Disponível em: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2021/10/RADIOTERAPIA-HIPOFRACIONADA-C%C3%82NCER-DE-PR%C3%93STATA-FINAL-26.01.2021.pdf. Acesso em: 31 out. 2025.

FOLHA DE S.PAULO. Câncer de próstata não afeta fertilidade, ereção e libido, mas tratamentos sim. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/10/cancer-de-prostata-nao-afeta-fertilidade-erecao-e-libido-mas-tratamentos-sim.shtml. Acesso em: 31 out. 2025.

LADO A LADO PELA VIDA. Notícia sobre câncer de próstata. Disponível em: https://ladoaladopelavida.org.br/noticia/1700574334179x456517057204191200. Acesso em: 31 out. 2025.

MÃE DE DEUS. Câncer inicial de próstata pode ser tratado em cinco sessões de radioterapia. Disponível em: https://www.maededeus.com.br/Noticia/cancer-inicial-de-prostata-pode-ser-tratado-em-cinco-sessoes-de-radioterapia. Acesso em: 31 out. 2025.

G1. Radioterapia: eficácia e rapidez no tratamento do câncer de próstata. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/oncomed-mt/oncomed-mt-dedicacao-e-cuidado-a-favor-da-vida/noticia/2024/11/18/radioterapia-eficacia-e-rapidez-no-tratamento-do-cancer-de-prostata.ghtrata. Acesso em: 31 out. 2025.

FUNDAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE CUIABÁ. Radioterapia é considerada tão eficaz quanto cirurgia no combate ao câncer de próstata. Disponível em: https://www.fcecon.am.gov.br/radioterapia-e-considerada-tao-eficaz-quanto-cirurgia-no-combate-ao-cancer-de-prostata/. Acesso em: 31 out. 2025.

PORTAL DA UROLOGIA. Radioterapia no câncer de próstata. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/sua-saude/duvidas-frequentes/radioterapia-no-cancer-de-prostata. Acesso em: 31 out. 2025.

AGÊNCIA BRASIL. Câncer de próstata tem novo tratamento com radioterapia reduzida. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-11/cancer-de-prostata-tem-novo-tratamento-com-radioterapia-reduzida. Acesso em: 31 out. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook
Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta