Ícone
InícioSaúdeDoenças

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Quando é o dia do combate ao câncer infantil? Veja os tipos da doença

O dia do combate ao câncer infantil reforça a importância da conscientização; o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura para até 80%

Resumo
  • O dia do combate ao câncer infantil reforça conscientização e diagnóstico precoce
  • O câncer infantil tem origem diferente e, na maioria dos casos, não é prevenível
  • Leucemias, tumores do SNC e linfomas estão entre os tipos mais comuns
  • O diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura para até 80%
  • Acesso ao tratamento e políticas públicas são essenciais para salvar vidas
dia do combate ao câncer infantil_1.webp

O dia do combate ao câncer infantil é um momento essencial para chamar a atenção da sociedade para uma doença que impacta milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo. 

A data reforça a importância da informação de qualidade, da conscientização e do diagnóstico precoce. Sendo eles fatores decisivos para aumentar as chances de cura e garantir melhores desfechos no tratamento. 

A iniciativa amplia o conhecimento sobre os tipos de câncer infantil, seus sinais e possibilidades terapêuticas. Além de promover empatia, mobilização social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde e ao cuidado integral das crianças e de suas famílias.

Quando é o dia do combate ao câncer infantil?

Existem duas datas principais que marcam o dia do combate ao câncer infantil, reforçando a importância da causa. O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil é celebrado todos os anos do dia 15 de fevereiro.

A data é promovida por organizações como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela visa conscientizar e apoiar as crianças e adolescentes com câncer, sobreviventes e suas famílias. Intensificando ações de educação e prevenção sobre a doença. Além de aumentar os níveis de suporte oferecido aos pacientes.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é comemorado dia 23 de novembro. Sendo ele instituído pela Lei nº 11.650/2008. As duas ações possuem o mesmo propósito, mas acontecem  em períodos diferentes do ano.

Por que a data existe?

O dia do combate ao câncer infantil busca promover a qualidade de vida e as chances de cura de crianças e adolescentes afastados pela doença. Entre os principais objetivos está o estímulo a ações educativas e preventivas.

Nessa data é divulgado massivamente o conhecimento sobre a doença, seus sinais e a importância da detecção precoce. São realizados debates sobre políticas públicas, a fim de discutir e aprimorar as estratégias de atenção integral às crianças com câncer.

Ela também existe com o objetivo de valorizar e incentivar o trabalho de organizações e voluntários que atuam na causa. Além de servir para difundir avanços técnicos-científicos, compartilhando novas descobertas e melhorias nos métodos de diagnóstico e tratamento.

Um dos propósitos é manter o tema em evidência, garantindo que a luta contra o câncer infantil receba a atenção e os recursos necessários para avançar. Por isso o acompanhamento médico faz toda a diferença.

Hospital

Endereço

Agendamento

Hospital São Domingos

Av. Jerônimo de Albuquerque, nº 540, Bequimão São Luís - MA

Marque sua consulta com um oncologista em São Luís

Hospital Bahia

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 - Pituba, Salvador - BA

Consulte um oncologista em Salvador

Clínica Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943

Agende sua consulta com um oncologista em São Paulo

Hospital Nossa Senhora do Carmo

R. Jaguaruna, 105

Encontre um oncologista no Rio de Janeiro

Hospital Paraná

Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1929 - Zona 05, Maringá - PR, 87015-000

Fale um oncologista em Maringá

Encontre um oncologista perto de você.

O que é câncer infantil?

O câncer infantil costuma se originar de forma diferente das neoplasias em adultos. Em sua maioria, ele não pode ser prevenido. Isso porque não é possível eliminar os fatores de risco externos, já que a origem é interna.

A doença surge quando algumas células do corpo sofrem alterações genéticas, tornando-se anormais e crescendo de forma descontrolada. As células imaturas e primitivas sofrem alterações durante a fase de crescimento rápido da criança. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a neoplasia infantil é a principal causa de morte em crianças. Com dados de 2021, segundo a Agência Internacional de Pesquisa, citada pelo INCA, são diagnosticados 215 mil novos casos por ano em todo o mundo, em crianças menores de 15 anos. Já entre os adolescentes, na faixa etária de 15 a 19 anos, são cerca de 85 mil novos casos.

Quando o diagnóstico é feito de maneira precoce, ainda segundo informações do INCA, as taxas de cura podem chegar a 80%.

Quais são os principais tipos e sintomas mais comuns?

Os tipos de câncer que afetam crianças e adolescentes são diferentes daqueles que acometem os adultos. Dentre eles estão as leucemias, linfomas, sarcomas e retinoblastomas.

Leucemias

Esses são considerados os cânceres mais comuns na infância. Eles afetam os glóbulos brancos e têm origem na medula óssea, conhecida por ser o tutano dos ossos. O primeiro tipo mais frequente é a leucemia linfoide aguda (LLA) e o segundo é a leucemia mieloide aguda (LMA).

A leucemia mieloide crônica (LMC) também pode surgir, mas é considerada rara. O paciente pode manifestar dor nos ossos ou nas articulações, palidez, manchas roxas, sangramentos, febre, cansaço e desânimo.

Leia também: Sintomas de leucemia infantil: conheça os principais e a importância do diagnóstico 

Tumores do Sistema Nervoso Central (SNC)

Os tumores do Sistema Nervoso Central são considerados o segundo tipo mais comum, afetando o cérebro e a medula espinhal. Quando a criança apresenta um quadro clínico com dor de cabeça e vômitos pela manhã, tontura e perda de equilíbrio pode ser indicativo da doença.

Linfomas

Os linfomas são tumores que afetam o tecido linfoide, incluindo do linfonodos (gânglios). Por isso podem surgir em órgãos como fígado, baço, intestino e amídala. Dentre eles está o linfoma de Hodgkin, mais frequente na adolescência.

Os primeiros sinais costumam ser ínguas que vão crescendo no pescoço, nas axilas ou na virilha. Além de febre prolongada e perda de peso. Existe também o linfoma não Hodgkin, sendo mais frequente em meninos e na faixa etária entre os 4 e 8 anos.

As manifestações clínicas variam de acordo com o local de acometimento. Se é na barriga, pode causar prisão de ventre e dor na região. Já se for no tórax, a tosse ou falta de ar podem estar presentes.

Retinoblastoma

Este tumor maligno afeta a retina dos olhos. Eles costuma ocorrer antes dos 4 anos de idade. A sua principal característica é o reflexo brilhante no olho adoecido. É parecido com o brilho com o brilho dos olhos do gato quando iluminados à noite.

É possível também ver crianças estrábicas (vesgas), ter dor nos olhos ou perda de visão. Alguns dos tipos de retinoblastoma podem ser hereditários.

Neuroblastoma

O neuroblastoma é um tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente encontrado no abdômen. Sendo mais comum entre aqueles menores de 5 anos de idade. Os locais de aparecimento mais observados são o abdome, tórax e pescoço, perto da coluna.

Para os tumores que crescem próximo a coluna, sintomas como fraqueza nas pernas, dor e perda controle da eliminação de fezes e urina podem estar presentes.  

Sarcomas de partes moles

Estes são tumores que se proliferam nos músculos, gordura e articulações. Nas crianças, é preciso estar atento a qualquer dor, inchaço ou nódulos que cresçam rapidamente ou que não desapareçam após uma semana. O rabdomiossarcoma é considerado o sarcoma de partes moles mais observado na infância. 

Tumor renal

O mais frequente no rim da criança é o tumor de Wilms, conhecido também como nefroblastoma. Costuma ocorrer antes dos 5 anos e a sua manifestação mais característica é uma massa ou inchaço no abdome. Mas é possível observar também sangue na urina, dores abdominais e pressão alta.

Leia também: Sintomas de câncer infantil: sinais de alerta para pais e cuidadores

Importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é o fator mais determinante para o sucesso do tratamento e o aumento das chances de cura do câncer infantil. A maioria dos tumores malignos em crianças não possui causas conhecidas, por isso a prevenção primária é um desafio. O que torna a detecção em estágios iniciais ainda mais essencial.

Quando a identificação é feita cedo, é possível iniciar o tratamento de forma mais eficaz. De forma a reduzir as complicações agudas e tardias associadas à doença e à terapia. O INCA aponta que a taxa de cura pode chegar a 80% quando a descoberta é feita cedo. 

Segundo as Nações Unidas, a desigualdade no acesso à saúde em países de baixa e média rendas, faz com que apenas cerca de 20% das crianças diagnosticadas tenham acesso a tratamento. Essa deficiência ressalta a necessidade de fortalecer os sistemas de saúde.

Além de deixar claro que é preciso investir na capacitação de profissionais para reconhecer os sinais e sintomas, garantindo que todas as crianças tenham acesso a um diagnóstico rápido e preciso.

Tipos de tratamento para o câncer infantil

O tratamento é complexo e deve ser realizado em centros especializados por uma equipe multidisciplinar. A escolha pelo plano terapêutico é individualizada e considera o tipo específico do câncer, suas características biológicas e a extensão da doença. 

Pode ser a quimioterapia, que utiliza medicamentos para destruir as células cancerígenas ou impedir seu crescimento. É comum que essa seja uma das abordagens mais comuns do câncer infantil, e as crianças geralmente respondem bem a ela.

Procedimentos cirúrgicos também são adotados para fazer a remoção do tumor e dos tecidos ao redor. Sendo utilizados frequentemente para a retirada de tumores sólidos. A radioterapia é uma opção. O método utiliza a radiação de alta energia para destruir as células doentes. 

A sua aplicação ocorre como uma forma de minimizar os danos aos tecidos saudáveis. É preciso complementar o esquema terapêutico com uma série de outros cuidados: acompanhamento nutricional, manejo da dor, controle de infecções e apoio psicossocial para a criança e a família.

A abordagem multidisciplinar é fundamental para garantir o bem-estar integral do paciente durante e após o tratamento. Para evitar o surgimento de complicações tardias e garantir a qualidade de vida é necessário que seja feito um acompanhamento médico a longo prazo. 

Leia também: Tipos de câncer e seus tratamentos: quais são e como funcionam?

O dia do combate ao câncer infantil reforça a importância da conscientização, do diagnóstico precoce e do acesso equitativo a tratamentos especializados para crianças e adolescentes. 

Na maioria dos casos, o câncer não é prevenível, mas o reconhecimento rápido dos sinais e sintomas é determinante para aumentar as chances de cura e reduzir complicações. A data também destaca a necessidade de fortalecer políticas públicas, investir na capacitação de profissionais de saúde e ampliar o suporte às famílias.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Bibliografia
  • GRAACC. Cartilha diagnóstico precoce. São Paulo: GRAACC, 2022. Disponível em:
    https://graacc.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Cartilha_Diagno%CC%81stico-precoce-GRAACC-1.pdf. Acesso em: 10 fev. 2026.
  • INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA). Informe INCA 2021-405-10: Dia Internacional de… Rio de Janeiro: INCA, 2021. Disponível em:
    https://ninho.inca.gov.br/jspui/bitstream/123456789/6507/3/Informe-INCA-2021-405-10-Dia-Internacional-de.pdf. Acesso em: 10 fev. 2026.
  • BRASIL. Casa Civil. Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil é lembrado no dia 15 de fevereiro. Portal Gov.br, 2021. Disponível em:
    https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/fevereiro/dia-internacional-de-luta-contra-o-cancer-infantil-e-lembrado-no-dia-15-de-fevereiro. Acesso em: 10 fev. 2026.
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (PAHO). International Childhood Cancer Day 2024. Disponível em:
    https://www.paho.org/en/campaigns/international-childhood-cancer-day-2024. Acesso em: 10 fev. 2026.
  • BRASIL. Biblioteca Virtual em Saúde – 23/11: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Disponível em:
    https://bvsms.saude.gov.br/23-11-dia-nacional-de-combate-ao-cancer-infantil/. Acesso em: 10 fev. 2026.
  • NAÇÕES UNIDAS (UN NEWS). Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil reforça importância do diagnóstico e tratamento. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2024/02/1827772. Acesso em: 10 fev. 2026.
  • FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (FEBRASGO). Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil. Disponível em:
    https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/1609-dia-internacional-da-luta-contra-o-cancer-infantil. Acesso em: 10 fev. 2026.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). No Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, SBP reforça a importância do diagnóstico precoce. Disponível em:
    https://www.sbp.com.br/no-dia-internacional-de-combate-ao-cancer-infantil-sbp-reforca-a-importancia-do-diagnostico-precoce/. Acesso em: 10 fev. 2026.

UNIDADES ONDE ESPECIALISTAS ATENDEM

NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES

Foto do Hospital Nossa Senhora do Carmo

Hospital Nossa Senhora do Carmo

Localização

Rua Jaguaruna, 105 – Campo Grande

Telefone(21) 3316-2900

Foto do Hospital Brasília

Hospital Brasília

Localização

St. de Habitações Individuais Sul QI 15 - Lago Sul, Brasília - DF, 71681-603

Telefone(61) 4020-0057

Foto do Hospital Santa Paula

Hospital Santa Paula

Localização

Av. Santo Amaro, 2468 - Brooklin, São Paulo - SP

Telefone(11) 3040-8000

Foto do Hospital São Lucas Copacabana

Hospital São Lucas Copacabana

Localização

Tv. Frederico Pamplona, 32 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22061-080

Telefone(21) 2545-4000

Foto do AMO - Feira de Santana

AMO - Feira de Santana

Localização

Ed. Meddi - Av. Getúlio Vargas, 844 - 3 andar - Centro, Feira de Santana - BA, 44001-525

Telefone(71) 4020-5599

Foto do Hospital da Bahia

Hospital da Bahia

Localização

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 - Pituba, Salvador - BA, 41810-011

Telefone(71) 4020-0057

Foto do Maternidade Brasília

Maternidade Brasília

Localização

St. Sudoeste QMSW 4 - Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília - DF, 70680-400

Telefone(61) 2196-5300

Foto do Hospital Samaritano Higienópolis

Hospital Samaritano Higienópolis

Localização

R. Conselheiro Brotero, 1486 - Higienópolis, São Paulo - SP

Telefone(11) 3821-5300

Foto do CHN - Complexo Hospitalar de Niterói

CHN - Complexo Hospitalar de Niterói

Localização

Tv. Lasalle, 12 - Centro, Niterói - RJ, 24020-096

Telefone(21) 2729-1000

Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta