Ícone
InícioNutrição Emagrecimento

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Como funciona a caneta emagrecedora: para quem é indicada e efeitos colaterais

Como a caneta prescrita pelo médico age no apetite e saciedade

como funciona a caneta emagrecedora1.jpg

O termo ‘caneta emagrecedora’ refere-se a um dispositivo injetável que contém medicamentos desenvolvidos para o tratamento da obesidade e do sobrepeso. Ela auxilia na perda significativa de peso.

Como funciona a caneta emagrecedora vai depender do organismo de cada indivíduo. Mas de maneira geral ela promove o aumento da saciedade, a redução do apetite, o retardo do esvaziamento do estômago e o controle glicêmico.

Os medicamentos pertencem à classe dos agonistas do receptor do peptídeo-1, semelhante ao Glucagon (GLP-1). Fazem parte dessa classe a semaglutida (Ozempic, Wegovy), a liraglutida (Saxenda) e a tizerpatida (Mounjaro).

O que é e para que serve a caneta emagrecedora?

A caneta emagrecedora é um sistema de aplicação subcutânea que entrega doses controladas de medicamentos que imitam hormônios intestinais, as incretinas. 

Originalmente desenvolvidos para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2, os fármacos apresentaram um efeito potente na perda de peso. Por isso foram aprovados também para o tratamento da obesidade (Índice de Massa Corporal - IMC - igual ou acima de 30 kg/m²).

A caneta também é indicada para quem tem sobrepeso (IMC igual ou maior que 27 kg/m²). Nos dois casos, o paciente precisa ter comorbidades associadas como pressão alta ou diabetes. 

A indicação para o uso só deve ser feita por profissionais especializados. Não deve ser utilizada para fins estéticos ou para a perda de ‘poucos quilos’. 

Comece o seu tratamento com segurança. Agende uma consulta com um nutrólogo em em um hospital Rede Américas e tire todas as suas dúvidas sobre a caneta emagrecedora. Clique e agende!

Hospital

Endereço

Agendamento

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo-SP

 

Agende sua consulta com um nutrólogo em São Paulo

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 - Morumbi - São Paulo-SP

Hospital Águas Claras

R. Arariba, 5 - Águas Claras, Brasília - DF

Encontre um nutrólogo
em Águas Claras

Hospital e Maternidade Santa Lúcia

R. Cap. Salomão, 27 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

Marque uma consulta com um nutrólogo no Rio de Janeiro

Hospital  Brasília

St. de Habitações Individuais Sul QI 15 - Lago Sul, Brasília - DF

Consulte um nutrólogo em Brasília

A Rede Américas possui nutrólogos renomados.
Encontre um especialista perto de você!

Como funciona a caneta emagrecedora?

Como funciona a caneta emagrecedora é explicado pela ação dos hormônios GLP-1 e GIP, produzidos naturalmente pelo intestino. A caneta imita a função hormonal. 

Os análogos de GLP-1 atuam diretamente no cérebro, sinalizando a sensação de saciedade e proporcionando a redução do apetite. Essa ação facilita o controle da ingestão alimentar e permite a adesão do indivíduo a uma dieta com déficit calórico.

O medicamento também diminui a velocidade com que o estômago se esvazia, fazendo o paciente se sentir ‘cheio’ por mais tempo. O efeito contribui bastante para a redução do peso corporal, pois a pessoa irá comer menos.

A ação original inclui a liberação de substâncias que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue. As substância mais conhecidas incluem a liraglutida e a semaglutida. A semaglutida compõe canetas emagrecedoras como o Ozempic e o Wegovy.

Versões mais modernas como a tirzepatida combinam a ação do GLP-1 e do GIP. A combinação oferece uma eficácia ainda maior no processo de emagrecimento. Essa substância faz parte do Mounjaro, caneta emagrecedora prescrita por um médico especialista

Benefícios esperados

Quando utilizadas sob orientação médica e em conjunto com mudanças no estilo de vida, os produtos podem oferecer diversos benefícios. Levando em consideração o mecanismo de ação, o principal benefício é a perda de peso expressiva.

Ela está associada à melhora ou remissão de condições relacionadas à obesidade, como a diabetes, hipertensão e apneia do sono.

Além do controle da glicemia. A caneta emagrecedora também pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares. Isso significa dizer que promove uma melhora no metabolismo do indivíduo.

A resposta ao tratamento não é a mesma para todas as pessoas, pois cada organismo possui a sua peculiaridade. Fatores como a genética, os hormônios e outras condições médicas podem influenciar diretamente na ação.

Possíveis efeitos colaterais

Mesmo sendo prescrita corretamente, a caneta emagrecedora pode causar efeitos colaterais. A maioria deles é de natureza gastrointestinal. Os mais comuns são náuseas, vômitos e diarreia. Além da constipação e desconforto abdominal.

Podem ser observados também eventos adversos graves como a pancreatite (inflamação do pâncreas), obstrução intestinal e laceração do esôfago causada pelo vômito. 

O uso dos medicamentos exige cuidado especial antes de procedimentos cirúrgicos. Por causa do retardo do esvaziamento do estômago, existe um risco aumentado de complicações durante a anestesia (regurgitação e aspiração).

A recomendação para quem vai fazer algum procedimento cirúrgico é interromper o uso da caneta emagrecedora cerca de 21 dias antes. A interrupção deve ser feita para cirurgias que exijam sedação e somente sob orientação médica.

De acordo com a Anvisa, o Mounjaro, por exemplo, pode causar ainda queda de cabelo, tontura, colecistite e pressão baixa. O indivíduo também pode apresentar alergia a substância e angioedema.

O risco do efeito rebote

Um dos maiores desafios do tratamento é o risco do efeito rebote, o reganho de peso após a suspensão da medicação. 

A obesidade é uma doença crônica que requer tratamento a longo prazo. Se o medicamento for a única estratégia e o desmame for abrupto, pode ser que haja um reganho de peso.

Ao perder peso o corpo ativa mecanismos de defesa que aumentam o apetite e reduzem o gasto energético, favorecendo a recuperação do peso perdido. Como forma de evitar o efeito rebote, o tratamento deve ser encarado como uma oportunidade de construir novos hábitos.

Dessa maneira deve incluir a atividade física regular e a alimentação equilibrada. O desmame deve ser progressivo e acompanhado de perto por um endocrinologista.

Regulamentação no Brasil e no mundo

A caneta emagrecedora está se tornando cada vez mais popular, assim como o seu uso off-label (fora da indicação da bula). Por isso os órgãos regulamentadores do Brasil e do mundo estão estabelecendo regras e diretrizes sobre a sua administração.

Na segunda-feira, 1 de dezembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu a sua primeira diretriz sobre o uso do GLP-1 para a obesidade, a caneta emagrecedora. Segundo a Agência Brasil, a OMS faz a recomendação para o tratamento de longo prazo da doença.

Ela pode ser usada por adultos, com exceção das gestantes. A utilização deve ser feita em conjunto com uma dieta saudável e a prática de atividade física. 

A diretriz divulgada pela OMS se aplica a adultos com Índice de Massa Corporal de 30 ou mais. As recomendações são para três agentes: semaglutida, tirzepatida e liraglutida.

No Brasil, a Anvisa tem atuado para regulamentar a manipulação dos insumos da caneta emagrecedora. A agência deixa claro que a manipulação de insumos de origem biotecnológica (criados a partir de seres vivos) não está autorizada.

Existe o alerta para o risco do uso indiscriminado e da venda sem retenção de receita médica. A caneta emagrecedora é de tarja vermelha. Isso significa dizer que não deve ser vendida sem prescrição médica e retenção de receita, assim como acontece com antibióticos.

A Anvisa também determina que as receitas são válidas por apenas 90 dias após a data de emissão. Conforme o órgão, a determinação se deu devido ao número elevado de eventos adversos relacionados ao uso fora das indicações aprovadas.

A caneta emagrecedora é uma ferramenta poderosa e útil no combate à obesidade e ao sobrepeso. Ela oferece benefícios evidentes na perda de peso e na melhoria de comorbidades. Mas como todo medicamento, oferece risco de efeitos colaterais.

Ela deve ser aliada a mudanças no estilo de vida, para evitar o chamado efeito rebote e ter resultados duradouros. A orientação médica é indispensável para garantir a segurança e eficácia do tratamento.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Bibliografia

AGÊNCIA BRASIL. Diretriz da OMS para obesidade passa a incluir caneta emagrecedora. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-12/diretriz-da-oms-para-obesidade-passa-incluir-caneta-emagrecedora. Acesso em: 02 dez. 2025.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA ). Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção de receita. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/canetas-emagrecedoras-so-poderao-ser-vendidas-com-retencao-de-receita. Acesso em: 02 dez. 2025.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Especialistas alertam para riscos de uso indiscriminado de caneta para emagrecer. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1121897-especialistas-alertam-para-riscos-de-uso-indiscriminado-de-caneta-para-emagrecer. Acesso em: 02 dez. 2025.

CNN BRASIL. Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/medica-explica-perigos-do-uso-de-canetas-emagrecedoras-sem-acompanhamento/. Acesso em: 02 dez. 2025.

CORREIO DO POVO. Canetas de emagrecimento: entenda os riscos e como evitar o efeito rebote. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/bellamais/saudefeminina/canetas-de-emagrecimento-entenda-os-riscos-e-como-evitar-o-efeito-rebote-1.1521676. Acesso em: 02 dez. 2025.

GZH. Endocrinologistas explicam como funciona a caneta que pode auxiliar na perda de peso. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2022/12/endocrinologistas-explicam-como-funciona-a-caneta-que-pode-auxiliar-na-perda-de-peso-clc6qel2c009u0182xp5ppfzi.html. Acesso em: 02 dez. 2025.

METRÓPOLES. Canetas emagrecedoras. Disponível em: https://www.metropoles.com/saude/canetas-emagrecedoras. Acesso em: 02 dez. 2025.

R7. 'Caneta emagrecedora': saiba cuidados ao usar e realizar procedimentos cirúrgicos. Disponível em: https://noticias.r7.com/brasilia/df-no-ar/video/caneta-emagrecedora-saiba-cuidados-ao-usar-e-realizar-procedimentos-cirurgicos-28032025/. Acesso em: 02 dez. 2025.

TERRA. Canetas para emagrecer: endocrinologista explica como funcionam, riscos e cuidados essenciais. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/canetas-para-emagrecer-endocrinologista-explica-como-funcionam-riscos-e-cuidados-essenciais,1417a6a4d5482ba64e618743f8ede24bgox08di9.html#google_vignette. Acesso em: 02 dez. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook
Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta