Revisado em: 17/10/2025
Resuma este artigo com IA:
A dor escrotal pode ocorrer por trauma leve, inflamações e até condições como a varicocele. Descubra as principais causas e quando procurar um especialista.
Sentir dor no testículo após relação sexual é mais comum do que se imagina e pode gerar bastante preocupação. É um incômodo que atinge a região do escroto, a bolsa de pele que protege os testículos. A sensação pode variar de um peso leve até uma dor aguda, podendo se espalhar pela virilha ou abdômen.
Embora nem sempre seja um sinal grave, a dor costuma indicar algo como uma inflamação que foi agravada pela atividade sexual. Por exemplo, a epididimite, que é uma inflamação do epidídimo, um tubo atrás do testículo. De acordo com o Manual MSD (2024), essa é a causa mais comum de dor escrotal em adultos.
Entenda a seguir o que pode estar por trás da dor no testículo após relação, conheça as causas mais frequentes e saiba quando procurar o urologista.
A causa mais comum e menos preocupante da dor nos testículos após a relação é o acúmulo de fluidos e sangue na região genital. É o que popularmente se chama de "bolas azuis", do inglês blue balls.
O nome médico para essa condição é hiperemia do epidídimo, ou aumento do fluxo sanguíneo no epidídimo.
Durante a excitação, o fluxo de sangue aumenta para a região genital, incluindo os testículos e o epidídimo. O epidídimo é um tubo enrolado atrás de cada testículo, onde os espermatozóides são armazenados.
Esse aumento de sangue, chamado de ingurgitamento vascular, prepara o corpo para a ejaculação e o orgasmo. Se a excitação se prolonga por muito tempo sem a ejaculação, o sangue pode ficar retido, causando uma sensação de peso, pressão ou dor.
O sintoma geralmente desaparece em algumas horas, assim que o corpo volta ao estado normal.
O testículo pode sofrer um trauma leve durante o ato sexual em uma posição mais vigorosa. Isso se deve à alta sensibilidade da região, que sente se houver uma batida ou amassamento acidental ali. Uma pressão excessiva ou contato brusco também pode causar esse trauma leve.
Na maioria dos casos, o trauma leve causa uma dor aguda no momento e um desconforto que dura pouco tempo. Se a dor for intensa, ou vier acompanhada de inchaço ou hematoma, como uma mancha roxa, é preciso procurar atendimento médico.
A dor após a relação pode ser um sinal de inflamação do epidídimo, o tubo que armazena e transporta o esperma. Essa inflamação é chamada de epididimite. Ou também pode ocorrer a chamada orquite, uma inflamação do próprio testículo.
Essas condições geralmente causam dor contínua, sensibilidade ao toque e inchaço. Em outras situações, febre. A relação sexual pode intensificar esses sintomas.
As causas mais frequentes para essas inflamações são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como a clamídia e a gonorreia. Infecções urinárias ou da próstata que se espalham para a região também podem ser uma causa.
O tratamento envolve o uso de antibióticos quando a causa é bacteriana.
Para entender a hérnia inguinal, pense na parede do seu abdômen como um muro. Se há uma rachadura ou um ponto mais fraco nesse muro, a pressão de dentro pode fazer com que algo empurre para fora.
No caso da hérnia inguinal, é uma parte do intestino ou outro tecido que, sob pressão, passa por uma abertura na musculatura da barriga. Esse "escape" forma um caroço que aparece na região da virilha, perto do escroto.
O esforço durante a relação sexual aumenta a pressão dentro do abdômen, o que pode empurrar mais tecido para fora e, consequentemente, causar ou piorar a dor.
A varicocele é como se fossem "varizes" que se formam na bolsa que envolve o testículo. Varizes são veias (inchadas que não conseguem mais levar o sangue embora de forma eficiente. No caso da varicocele, o sangue fica acumulado na região do testículo.
Esse acúmulo causa uma sensação de peso, como se o testículo estivesse mais pesado, e pode provocar dor que piora com o esforço ou após o ato sexual.
A dor no testículo após o sexo pode, em casos raros, coincidir com uma emergência médica grave. É a chamada torção testicular. A torção ocorre quando o cordão espermático, a estrutura que leva sangue ao testículo, gira sobre si mesmo, interrompendo o fluxo sanguíneo para o órgão.
A torção é uma emergência cirúrgica com risco de perda do testículo. A dor é súbita, extremamente intensa e geralmente atinge apenas um testículo. A dor não melhora e pode vir acompanhada de inchaço, náuseas e vômitos.
Qualquer dor testicular intensa e repentina exige atenção médica imediata para que a intervenção ocorra nas primeiras 6 horas.
Algumas medidas caseiras podem ajudar no alívio da dor escrotal em casos leves:
Se a dor persistir por mais de um dia ou piorar, é fundamental buscar a orientação de um profissional de saúde.
A dor no testículo nunca deve ser ignorada. Embora muitas causas sejam benignas, algumas são emergências médicas.
Você deve procurar atendimento médico imediato em uma emergência se a dor apresentar as seguintes características:
Se a dor for leve, mas persistir por mais de um dia ou dois, consulte também um médico. Se notar alguma secreção ou feridas na região genital, isso também precisa ser investigado.
É o urologista o médico especialista que avalia e trata problemas nos testículos e no sistema urogenital masculino.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA (AMB). Escroto Agudo: Diagnóstico e Tratamento. [S.d.]. Disponível em: https://amb.org.br/files/_BibliotecaAntiga/escroto-agudo-diagnostico-e-tratamento.pdf. Acesso em: 15 out. 2025.
MANUAL MSD. Dor escrotal. 2024. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-renais-e-urin%C3%A1rios/sintomas-dos-dist%C3%BArbios-renais-e-urin%C3%A1rios/dor-escrotal. Acesso em: 15 out. 2025.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA (SBU). Varicocele: Saiba Mais. [S.d.]. Disponível em: https://sbu-sp.org.br/publico/varicocele-e-o-tema-da-campanha-vemprouro-deste-ano-em-alerta-a-principal-causa-de-infertilidade-masculina/. Acesso em: 15 out. 2025.
POPULARES EM SAÚDE DO HOMEM
Os conteúdos mais buscados sobre Saúde do homem
Dor no testículo após relação é um incômodo que atinge muitos homens. Entenda as causas mais comuns e como aliviar o desconforto.
Leia maisA reversão da vasectomia é um procedimento microcirúrgico que religa os canais deferentes. O sucesso depende do tempo desde a cirurgia inicial.
Leia maisNotou um aumento nas mamas? Entenda o que é ginecomastia masculina, suas causas e como tratar. Saiba mais e tire suas dúvidas sobre a condição.
Leia mais