Ícone
InícioSaúdeDoenças

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Artrose nas mãos: entenda o que é, quais os sintomas e formas de tratamento

A artrose nas mãos causa desgaste da cartilagem e dor nas articulações

artrose nas mãos_1.jpg

A artrose nas mãos, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma condição crônica e degenerativa que afeta as articulações do membro.

Ela é responsável por promover o desgaste progressivo da cartilagem que reveste a extremidade dos ossos. Por isso, pode comprometer a qualidade de vida do paciente, limitando a sua capacidade de realizar tarefas cotidianas simples, como pegar um copo d’água.

A doença é mais comum em pessoas acima de 55 anos, que tenham predisposição genética, histórico de trauma nas articulações ou realizam movimentos repetitivos. Ela evolui lentamente e gera dor, rigidez e deformidades nas articulações. 

A busca por acompanhamento médico é fundamental para controlar os sintomas, preservar a mobilidade e evitar a progressão da condição de saúde.

O que é artrose nas mãos?

A artrose nas mãos é uma doença que se manifesta pelo desgaste da cartilagem da articulação, sendo considerado o tipo mais comum de artrite. De acordo com um estudo publicado no Scielo (2018), ela atinge entre 55% e 70% da população adulta acima de 55 anos.

A cartilagem fica entre os extremos dos ossos e funciona como um amortecedor. Com a doença essa função protetora é perdida e os ossos começam a entrar em atrito.

Isso significa que eles passam a ficar ‘batendo’ uns nos outros, gerando dor, inflamação e rigidez. A osteoartrite também causa alterações ósseas, como a formação dos chamados ‘bicos de papagaio'.

Ela pode ser classificada como primária ou secundária. A artrose primária não possui causa conhecida, já a secundária tem causas específicas, que variam bastante. Uma de suas origens são os defeitos das articulações, como os joelhos com desvios de direção (valgo ou varo).

A genética também é um fator causador, principalmente quando apresenta manifestações clínicas como os nódulos dos dedos das mãos. As alterações no metabolismo também são um fator causador.

As articulações das mãos mais afetadas são:

  • Articulações interfalângicas distais (IFD): as juntas mais próximas às pontas dos dedos
  • Articulações interfalângicas proximais (IFP): juntas do meio dos dedos
  • Articulação carpometacarpal (CMC) do polegar: a junta na base do polegar. Ela é responsável por permitir o movimento de pinça

Alguns grupos podem ser mais acometidos pela doença, os chamados fatores de risco: idade avançada, sexo feminino, histórico familiar e traumas articulares prévios

A dor não precisa fazer parte da sua rotina. Marque uma avaliação com um reumatologista e cuide da sua saúde hoje mesmo.

Hospital

Localização

Agendamento

Hospital Nove de Julho - Alphaville

Av. Cauaxi, 118 - Alphaville, Barueri - São Paulo-SP

 

 

 

Fale conosco e agende sua consulta

Hospital Nove de Julho - Bela Vista

Rua Peixoto Gomide, 236 - Bela Vista - São Paulo-SP

Clínica Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943 -  Alphaville, Barueri - São Paulo-SP

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo-SP

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 - Morumbi - São Paulo-SP

Complexo Hospitalar de Niterói

Tv. Lasalle, 12 - Centro - Niterói-RJ

Fale conosco e agende sua consulta

Hospital Santa Paula

Av. Santo Amaro, 2468 - Vila Olímpia - 

Fale conosco e agende sua consulta

Sintomas de artrose nas mãos

Os sintomas de artrose nas mãos geralmente se desenvolvem lentamente e tendem a evoluir com o tempo. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento adequado.

dor articular é o sintoma inicial. Ela é caracterizada por ser uma dor incômoda ou em queimação que piora com o movimento e melhora com o repouso. Quando a osteoartrite já está em estágios mais avançados, a dor pode se tornar aguda e constante. A manifestação pode acontecer também durante a noite.

A dificuldade em mover as articulações pela manhã, que dura cerca de 30 minutos, é característica. Assim como a formação de protuberância óssea nas articulações, os nódulos.

Podem ser vistos os nódulos de Heberden, localizados nas juntas da ponta dos dedos; e os nódulos de Bouchard, localizados na junta do meio dos dedos. O indivíduo também pode apresentar dificuldade em realizar movimentos de pinça e de segurar.

Essa dificuldade prejudica a qualidade de vida, pois compromete atividades cotidianas como abrir potes, escrever ou segurar objetos. Outros sinais e sintomas são:

  • Inchaço: inflamação e aumento de volume nas articulações afetadas
  • Crepitação: sensação de rangido, estalo ou atrito ao mover os dedos
  • Deformidade: com a progressão da doença, as articulações podem ficar desalinhadas e deformadas

Com o avanço gradual dos sintomas, a artrose nas mãos pode impactar na mobilidade, na autonomia e no bem-estar do paciente. Por isso, reconhecer precocemente os sinais e buscar orientação médica visa aliviar a dor, preservar a função das articulações e manter uma boa qualidade de vida.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico costuma ser dado por meio da realização de exames e da observação das mãos e dos sintomas apontados pelo paciente. As deformidades podem ser vistas na radiografia. Ela mostra a perda de cartilagem óssea.

Como forma de descartar outros tipos de artrite, como a artrite reumatoide, o médico pode solicitar exames de sangue. A solicitação tem como objetivo a busca por indicações de inflamações. Esses exames costumam ser negativos em pessoas com osteoartrite.

Tratamento para artrose nas mãos

O problema na articulação não tem cura, mas tem tratamento para melhorar a funcionalidade do indivíduo. O manejo envolve uma combinação de abordagens não farmacológicas e farmacológicas. Em casos mais graves é preciso haver intervenção cirúrgica.

Tratamento não farmacológico

Esse tipo de manejo é o mais comum de ser utilizado. É recomendado o uso intervalado de talas para proteger a articulação, como forma de prevenir deformidades e promover o alívio da dor. Esse tipo de abordagem é bem importante na artrose da base do polegar.

A aplicação de calor também é utilizada, com o objetivo de diminuir a rigidez. Já a aplicação do frio serve para reduzir o inchaço e a inflamação. A fisioterapia e a terapia ocupacional são uma outra alternativa.

Durante as sessões são aprendidos e praticados exercícios para o fortalecimento muscular, para o ganho de amplitude de movimento e técnicas de proteção da articulação. 

A obesidade é um fator agravante. A gordura corporal libera substâncias inflamatórias pelo corpo, que pode piorar a inflamação nas articulações das mãos. Por isso o controle de peso também é uma medida importante no tratamento da artrose nas mãos.

Tratamento farmacológico

O tratamento medicamentoso é direcionado aos sintomas e deve ser individualizado. Então podem ser utilizados analgésicos como o paracetamol, para diminuir a dor.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) também podem fazer parte do esquema terapêutico. A forma tópica (cremes ou géis) são preferidas em pacientes idosos com comorbidades, pois o risco de efeitos adversos gastrointestinais é menor.

Injeções de corticosteroides podem ser aplicadas em articulações que estejam bastante afetadas, como maneira de aumentar a amplitude dos movimentos e melhorar a sensação dolorosa.

Cirurgia

Quando os sintomas chegam ao nível de serem incapacitantes, e não houver resposta ao tratamento conservador a cirurgia é indicada. Assim como em casos de deformidades

estruturais. As opções incluem a fusão das articulações (artrodese) ou a substituição da articulação (artroplastia).

Como prevenir?

O risco de ter osteoartrite não é totalmente eliminado, por causa dos fatores genéticos e do envelhecimento. Mas é possível adotar medidas preventivas com o propósito de retardar a progressão e reduzir a gravidade.

Fazer uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais, azeite de oliva e oleaginosas, pode fornecer benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios. A alimentação saudável auxilia também no controle do peso, importante para a prevenção da doença.

A recomendação é evitar a sobrecarga e os movimentos repetitivos excessivos. Para isso, é preciso usar ferramentas ergonômicas e adaptar as atividades diárias para minimizar os estresse causado nas articulações.

A artrose nas mãos é uma condição que exige atenção contínua e cuidados adequados. Embora não tenha cura, o tratamento correto e o diagnóstico precoce ajudam a aliviar os sintomas. Isso também ajuda a preservar a mobilidade e a garantir mais qualidade de vida ao paciente.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Artrite reumatoide e artrose (osteoartrite). [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/artrite-reumatoide-e-artrose-oesteoartrite/. Acesso em: 4 nov. 2025.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Osteoartrite (artrose). [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/. Acesso em: 4 nov. 2025.

GRUPO MEDCOF. A gordura na barriga afeta as mãos? [S. l.], 6 maio 2022. Disponível em: https://www.grupomedcof.com.br/blog/a-gordura-na-barriga-afeta-as-maos/. Acesso em: 4 nov. 2025.

MSD MANUALS. Osteoartrite da mão. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos-articulares-e-musculares/doen%C3%A7as-das-m%C3%A3os/osteoartrite-da-m%C3%A3o. Acesso em: 4 nov. 2025.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA – MINAS GERAIS. Manejo da osteoartrose das mãos. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://sbot-mg.org.br/manejo-da-osteoartrose-das-maos/. Acesso em: 4 nov. 2025.

CLEVELAND CLINIC. Arthritis of the wrist and hand. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/7082-arthritis-of-the-wrist-and-hand. Acesso em: 4 nov. 2025.

MACHADO, N. F.; LIMA, F. D.; ARAÚJO, M. F. de. Dor crônica e osteoartrite: aspectos clínicos e terapêuticos. Brazilian Journal of Pain, v. 1, n. 2, p. 111–118, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/brjp/a/bpM3BbFS3rgwDkGqCbXStLQ/?lang=pt. Acesso em: 4 nov. 2025.

HOSPITAL ÁGUAS CLARAS. Osteoartrite: entenda as causas e sintomas da artrose. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://www.hospitalaguasclaras.com.br/blog/osteoartrite-entenda-as-causas-e-sintomas-da-artrose/. Acesso em: 4 nov. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook
Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta