Ícone
InícioNutrição Alimentos

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Alimentação para perder gordura: o que incluir na sua dieta e como planejá-la

Aprenda a base alimentar recomendada por órgãos de saúde para um emagrecimento mais saudável e seguro, sem necessidade de dietas restritivas.

alimentação para perder gordura1.jpg

Um bom caminho para perder peso de forma consistente e saudável consiste em consumir alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal. Esta é a primeira regra para quem busca perder gordura de forma saudável.

Conheça a seguir os principais alimentos para perder gordura para incluir na sua dieta, e saiba como preparar corretamente o seu cardápio semanal.

Frutas, verduras e legumes

Esse grupo de alimentos ricos em fibras devem ser consumidos em grande variedade e, sempre que possível, frescos e crus.

Além de fibras, fornecem nutrientes antioxidantes que combatem os radicais livres, produzidos durante a prática de exercícios, protegendo as células.

Aveia e cereais integrais

A aveia é rica em fibras solúveis que retardam a digestão. Os cereais integrais fornecem energia sustentada, são ricos em fibras e ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, prevenindo picos de insulina que favorecem o acúmulo de gordura.

Linhaça e sementes

Esses alimentos também são fontes ricas em proteínas e fibras que ajudam a promover a saciedade e a controlar o apetite, sendo excelentes complementos para iogurtes e frutas.

Estes grupos de alimentos formam a base volumosa e nutritiva da dieta, permitindo que você se sinta satisfeito por mais tempo e consuma menos calorias ao longo do dia.

Canela

A canela é considerada um alimento termogênico, que estimula a queima de gordura e aumenta o metabolismo basal. Auxilia também na redução da compulsão por doces e carboidratos, melhorando a atividade da insulina.

Biomassa de banana verde

Funciona como um amido resistente, que não é totalmente absorvido pelo organismo. Ela não só promove a saciedade, como também contribui para o controle dos níveis de glicemia e evita o acúmulo de gordura abdominal.

Proteínas magras

Carnes magras, peixes e ovos devem ser priorizados. Eles são importantes para a construção muscular e promovem saciedade, sendo essenciais no balanceamento nutricional.

Incorporar estes alimentos estrategicamente pode otimizar a função metabólica do corpo, complementando os benefícios da reeducação alimentar.

Como montar seu cardápio semanal?

A reeducação alimentar é a chave para o sucesso a longo prazo. Ela deve ser adotada em qualquer fase da vida, focando na disciplina de montar refeições equilibradas e priorizar alimentos naturais.

Lembre-se que o balanceamento ideal de macronutrientes deve ser buscado, mantendo a ingestão de carboidratos (45% a 75%) e proteínas (10% a 15%) em proporções saudáveis.

Conheça as principais dicas para montar um cardápio eficiente e didático:

Priorize comida de verdade

Faça de alimentos in natura e minimamente processados a base de todas as suas refeições. Isso inclui arroz, feijão e milho. Evite alimentos que contenham gordura trans industrial e limite frituras e alimentos pré-embalados, como biscoitos e bolachas.

Procure sempre equilibrar a sua alimentação

Inclua alimentos de todos os grupos em suas refeições. Priorize cereais integrais e adicione sementes e castanhas. Prefira carnes magras e laticínios desnatados. Evite restrições excessivas e permita-se desfrutar ocasionalmente de alimentos menos saudáveis, mas sempre com moderação.

Hidrate-se e faça substituições com cautela

Beba água regularmente e evite sucos industrializados e refrigerantes. Faça substituições inteligentes, como trocar a carne vermelha por peixe em algumas refeições e utilizar azeite em vez de manteiga, sempre em pequenas quantidades.

Exemplo de cardápio: o café da manhã pode ser um iogurte desnatado com farelo de aveia e frutas. O almoço e o jantar devem ter uma grande variedade de vegetais e legumes, acompanhados de arroz integral, feijão e uma porção de proteína magra. Como lanche, uma fruta fresca é ideal.

A aplicação da reeducação alimentar deve ser sempre individualizada. O nutricionista desempenha um papel fundamental na jornada de perda de gordura. Ele será responsável por personalizar a sua dieta de acordo com a sua idade, estado de saúde, rotina e possíveis intolerâncias.

Consultar um nutricionista garante que sua estratégia de perda de gordura não apenas seja eficaz, mas também segura e duradoura para você notar os primeiros sinais de emagrecimento.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Referências

CRUZ, M. E. D. et al. Principais alimentos que auxiliam na perda de peso corporal em adultos com sobrepeso/obesidade: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento (RBONE), São Paulo, v. 15, n. 96, p. 841–850, 2022. Disponível em: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1836. Acesso em: 9 out. 2025.

CURITIBA (Município). Prefeitura Municipal de Curitiba. Dez alimentos saudáveis que regulam o metabolismo e ajudam a emagrecer. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 5 out. 2017. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/dez-alimentos-saudaveis-que-regulam-o-metabolismo-e-ajudam-a-emagrecer/43672. Acesso em: 9 out. 2025.

EINSTEIN (Hospital Israelita Albert Einstein). Reeducação alimentar: como fazer e qual a importância. [S. l.]: Vida Saudável, 30 set. 2023. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/reeducacao-alimentar/. Acesso em: 9 out. 2025.

INSTITUTO FOME ZERO (IFZ). OMS e FAO lançam guia sobre dieta saudável e alertam sobre os riscos dos ultraprocessados. [S. l.]: IFZ, 30 out. 2024. Disponível em: https://ifz.org.br/oms-e-fao-lancam-guia-sobre-dieta-saudavel/. Acesso em: 9 out. 2025.

INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA (INC). Estudo do INC mostra avanço da obesidade no Brasil. Rio de Janeiro: INC, 5 abr. 2024. Disponível em: https://inc.saude.gov.br/htm/noticia80.htm. Acesso em: 9 out. 2025.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 9 out. 2025.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Promover a alimentação adequada e saudável: um direito e um compromisso coletivo. Brasília: Gov.br, 16 out. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/promover-a-alimentacao-adequada-e-saudavel-um-direito-e-um-compromisso-coletivo. Acesso em: 9 out. 2025.

SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Entenda novas orientações da OMS sobre o consumo de gorduras e carboidratos. Brasília: Agência Saúde-DF, 8 set. 2023. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/w/entenda-novas-orienta%C3%A7%C3%B5es-da-oms-sobre-o-consumo-de-gorduras-e-carboidratos. Acesso em: 9 out. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook