Ícone
InícioSaúdeSaúde bucal

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Tratamentos para cárie dentária: quais são eles e qual a importância da prevenção

A escolha do tratamento depende do estágio da lesão causada pela cárie

tratamentos para cárie dentária​1.jpg

A cárie dentária é uma doença causada por microrganismos que ficam na boca e se alimentam dos restos alimentares. Ela acomete indivíduos de várias idades, principalmente crianças, que costumam ter uma alimentação bem rica na ingestão de açúcar.

Os tratamentos para a cárie dentária tem como objetivo fazer a sua retirada total. A escolha pelo tipo de tratamento depende do dentista, que observa o tamanho da lesão causada. A progressão da cárie demora anos, mas quando chega a camadas mais profundas do dente ela aumenta significativamente.

Por isso é importante manter uma higiene bucal adequada e alimentação saudável para evitar o acometimento por esse tipo de problema. 

O que é cárie e por que tratar cedo?

A cárie dentária é definida como uma destruição dos tecidos calcificados do dente, o esmalte, a dentina e a polpa do dente. Ela é causada pelas bactérias que vivem na boca e se alimentam de resíduos de alimentos, como carboidratos e açúcares. 

A destruição ocorre gradualmente, indo da superfície externa mais resistente do dente, o esmalte, e avançando para o interior. O primeiro sinal visível pode ser uma mancha branca e opaca no esmalte, indicando a desmineralização inicial.

O tratamento precoce visa interromper o ciclo de destruição do dente. A cárie evolui lentamente no esmalte, e esse processo pode levar de 2 a 3 anos. A progressão se torna mais rápida ao penetrar na dentina, a segunda camada, podendo chegar a polpa do dente em apenas um ano.

Se não for tratada corretamente, pode levar à perda do dente. Em crianças, a perda prematura de dentes de leite pode causar o deslocamento dos dentes vizinhos, interferindo no surgimento dos dentes permanentes.

O que causa cárie?

A cárie é uma doença causada por vários fatores, mas tem como a sua principal causa o acúmulo de placa bacteriana, o chamado biofilme dental. As bactérias presentes na placa se alimentam de carboidratos fermentáveis, como açúcares e amidos. 

O resultado disso é a produção de ácidos que desmineralizam a estrutura do dente. Não escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, permite o acúmulo de placa e tártaro, tornando a desmineralização mais rápida. 

Manter uma dieta rica em açúcar também contribui diretamente para a formação de cárie. A redução do fluxo salivar é uma das causas, já que a saliva contribui para neutralizar e remineralizar o esmalte. 

Assim como a retração da gengiva. Ela expõe a raiz do dente, que não possui a proteção do esmalte. O flúor é um fator de proteção do esmalte do dente, e a diminuição dos seus níveis torna o dente mais vulnerável.

Tratamentos para cárie dentária

A escolha dos tratamentos para cárie dentária depende do estágio em que a lesão se encontra. O objetivo principal da terapêutica é sempre buscar a preservação saudável da estrutura do dente.

Para as lesões iniciais, ainda restritas ao esmalte, o tratamento é focado na remineralização dos dentes. Por isso não existe a necessidade de perfuração e os cuidados podem ser feitos pelos indivíduos e pelo dentista.

A escovação é importante, bem como o uso do fio dental. No consultório odontológico, a aplicação do flúor deve ser feita pelo profissional.

Nas lesões mais profundas, quando a cárie atinge a dentina, é necessário fazer a restauração (obturação) do dente.

Uma outra abordagem de tratamento para cárie dentária está sendo pesquisada e testada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ela visa eliminar a dor e o medo associado ao “motorzinho” utilizado pelos dentistas.

O foco da técnica é conservar o máximo a estrutura do dente, sem precisar que ele passe por uma obturação. Ela consiste em aplicar material selante diretamente sobre a área lesionada.

Ao fazer isso, os microrganismos ficam sem receber nutrientes e acabam morrendo. Com essa abordagem a cárie para de evoluir e não vai haver a necessidade de aplicar anestesia ou desgastar o dente para que seja feita a sua retirada.

Se a lesão atingir camadas mais profundas, chegando a polpa do dente, onde estão nervos e vasos sanguíneos é feito um canal. O tratamento aqui é mais complexo e a polpa acaba sendo removida.

Pode haver ainda a perda dentária se a destruição for bastante extensa e não houver estrutura para suportar uma restauração. Nesses casos, deve ser feita uma coroa artificial, com o objetivo de restaurar a forma do dente e a sua função.

Fatores que influenciam o sucesso do tratamento

O sucesso do tratamento para a cárie dentária depende de fatores clínicos e do comportamento do indivíduo. 

O trabalho do dentista na identificação correta da extensão da lesão é fundamental. Essa inspeção vai permitir que seja feita a escolha pelo tipo de tratamento direcionado ao problema.

A técnica utilizada pelo profissional, bem como a durabilidade da restauração e o isolamento contra saliva também ditam o sucesso da terapêutica. Manter a higiene bucal adequada é de extrema importância para evitar o surgimento de novas cáries ao redor da restauração.

Além da higiene, manter uma alimentação com uma ingestão mínima de açúcares e ácidos impede a progressão de novas lesões.

Como evitar cáries?​

Manter uma rotina de prevenção é a melhor maneira de não precisar fazer tratamento para cárie dentária. Sendo assim, é necessário escovar os dentes com creme dental com flúor pelo menos 3 vezes ao dia. O recomendado é que esse processo deva ser feito após as refeições e antes de dormir.

uso do fio dental é imprescindível, porque chega em partes do dente que a escova não alcança. O fio dental faz a remoção de resíduos e placas bacterianas que ficam entre os dentes.

Beber água também ajuda a eliminar os resíduos de comida e mantém o fluxo salivar, que é um importante mecanismo natural de defesa da boca. Reduzir o consumo de alimentos e bebidas ricas em açúcares e fazer um check-up no dentista a cada 6 meses ajuda a evitar o surgimento de cáries.

Os tratamentos para cárie dentária são fundamentais para preservar a saúde bucal, eliminando a lesão, restaurando a estrutura do dente e impedindo o avanço da doença. A escolha pelo mais adequado requer uma avaliação individualizada, e deve vir acompanhada de uma mudança de hábitos para que não haja recorrência.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Referências

UFRN. Tratamento de cárie sem dor. Portal da UFRN, Natal, 18 ago. 2020. Disponível em: https://www.ufrn.br/imprensa/materias-especiais/39044/tratamento-de-carie-sem-dor. Acesso em: 23 out. 2025.

NÚCLEO DE TELESSAÚDE RIO GRANDE DO SUL. O que são cáries, como se desenvolvem e quais formas de prevenção em crianças e idosos? BVS Atenção Primária em Saúde, [S. l.], 11 mar. 2013. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/o-que-sao-caries-como-ela-se-desenvolvem-e-quais-formas-de-prevencao-para-criancas-e-idosos/. Acesso em: 23 out. 2025.

REDAÇÃO C.B. RADAR. Os segredos para prevenir cáries e manter dentes saudáveis. Correio Braziliense, Brasília, 22 out. 2025. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/cbradar/os-segredos-para-prevenir-caries-e-manter-dentes-saudaveis/. Acesso em: 23 out. 2025.

HENNESSY, Bernard J.; MURCHISON, David F. Cárie. Manuais MSD: Edição para Profissionais, [S. l.], nov. 2024. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-odontol%C3%B3gicos/dist%C3%BArbios-dentais-comuns/c%C3%A1rie. Acesso em: 23 out. 2025.

HENNESSY, Bernard J.; MURCHISON, David F. Cáries. Manual MSD: Versão Saúde para a Família, [S. l.], nov. 2024. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-da-boca-e-dos-dentes/dist%C3%BArbios-dent%C3%A1rios/c%C3%A1ries. Acesso em: 23 out. 2025.

COLGATE. Cárie inicial: o que é e como tratar. Colgate, [S. l.], [2024]. Disponível em: https://www.colgate.com.br/oral-health/cavities/what-are-the-classes-of-cavities. Acesso em: 23 out. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook
Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgendar consulta ou exame