Ícone
InícioSaúdeDoenças

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Quais os sintomas da Influenza? Veja a diferença do resfriado e como prevenir

A gripe, causada pelo vírus Influenza, chega de repente com febre alta e cansaço.

quais os sintomas da influenza_1.jpg

A gripe, ou Influenza, é muito mais do que um resfriado forte. É uma infecção causada por um vírus que atinge nosso sistema respiratório e que pode ser facilmente transmitida no dia. 

É por isso que ela preocupa especialmente nos meses mais frios, quando ela é uma das principais causas de internações, segundo o Ministério da Saúde (2025). No inverno, ela pode levar a uma complicação mais séria chamada de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

É importante conhecer os principais sinais da Influenza para que você não deixe ela se agravar.

Quais os sintomas da Influenza?

O que mais diferencia a gripe de um resfriado leve é a forma como ela chega. Ela não avisa: os sintomas aparecem de uma hora para outra e podem ser fortes.

Você começa a se sentir mal entre um e quatro dias depois de ter entrado em contato com o vírus, segundo informações da Secretaria de Saúde do DF (2025). Os principais sinais de que você está com Influenza são:

  • Febre alta: a temperatura do seu corpo sobe rapidamente e pode passar dos 38 °C. A febre é o sintoma mais forte e costuma durar uns três dias (Secretaria de Saúde do DF, 2025);
  • Dores no corpo: você sente dores um pouco mais fortes nos músculos e nas juntas, e pode vir acompanhadas de calafrios. É uma sensação de que o corpo está mole e extremamente cansado;
  • Cansaço total: o mal-estar é grande, a ponto de você sentir uma fraqueza e cansaço extremos. Pode ocorrer de você querer ficar na cama sem vontade de fazer nada;
  • Dor de cabeça forte: a cabeça dói bastante e você pode sentir incômodo nos olhos quando olha para a luz (MSD, 2025).

Junto com esses sinais que atingem o corpo todo, surgem também os incômodos na respiração, como tosse seca e irritantegarganta inflamada e dolorida, e nariz escorrendo e entupido.

Se for uma criança, ela também pode apresentar náuseasvômitos (MSD, 2025).

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

A diferença principal entre a gripe e o resfriado está na intensidade e na forma como os sintomas de cada uma chegam:

Se você estiver com gripe (influenza):

  • Os sintomas podem chegar de uma hora para outra;
  • Você pode sentir febre acima de 38 °C;
  • O corpo pode doer muito, com sensação de estar "moído";
  • O mal-estar é tão intenso que você acaba ficando muito tempo na cama com indisposição;
  • A gripe tem risco de causar complicações sérias, como pneumonia.

Se você estiver com um resfriado:

  • Os sintomas costumam aparecer aos poucos, de forma mais leve no início;
  • Você provavelmente não terá febre, ou ela será muito baixa;
  • As dores no corpo, se existirem, são bem leves;
  • O cansaço é pequeno e geralmente não impede você de seguir com sua rotina;
  • Os sintomas se concentram mais no nariz e na garganta.

Se você está apenas com o nariz escorrendo e um pouco de irritação na garganta, sem febre, é bem provável que seja um resfriado. Mas se a febre chegou rápido, o corpo dói muito e você sente um cansaço extremo, então provavelmente é uma gripe.

Quando é o momento de procurar o médico?

A maioria das pessoas saudáveis se recupera da gripe sozinha em cerca de uma semana. No entanto, é muito importante que você preste atenção aos sinais de que os sintomas estão piorando, como:

  • Se você estiver com falta de ar ou com a respiração muito rápida e cansada;
  • Se a febre voltar a subir depois de ter passado, ou se ela persistir muito alta por mais de quatro ou cinco dias;
  • Se você estiver sentindo confusão, sonolência ou ficar desorientado.

Atenção: se você faz parte de um grupo de risco (como idosos, grávidas, ou quem tem doenças crônicas como diabetes ou problemas no coração), não espere. Procure um médico logo nos primeiros sintomas de gripe.

Como se prevenir da influenza?

O tratamento da gripe depende de uma avaliação médica correta, mas existem alguns cuidados básicos que você pode adotar desde já (Ministério da Saúde, 2017):

  • Procure descansar até a gripe passar. Evite sair de casa e praticar atividades físicas intensas para não sobrecarregar o corpo. Espere se recuperar totalmente;
  • Mantenha-se muito bem hidratado, pois isso ajuda a repor o líquido perdido com a febre. Beba bastante água;
  • Use apenas os medicamentos que o médico receitar para aliviar a dor e a febre;
  • Em casos de risco, o médico pode prescrever remédios mais específicos para combater a influenza. Se for o seu caso, a atenção deve ser redobrada para não esquecer de tomá-lo;
  • A forma mais simples e eficaz de cuidar de você contra as formas graves da gripe é com a vacinação anual (Ministério da Saúde, 2025). O vírus da gripe muda um pouco a cada ano, por isso a vacina é atualizada (Butantan, 2025);
  • Lave sempre as mãos com água e sabão, ou use álcool em gel;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo, nunca com a mão;
  • Mantenha os ambientes arejados e evite ficar em locais muito cheios e fechados (Ministério da Saúde, 2025).

Cuide também da transmissão do vírus Influenza. Embora os sintomas durem cerca de uma semana, o vírus pode ser transmitido por até dez dias, especialmente por crianças. Siga as recomendações médicas para que ninguém da sua família acabe pegando a gripe também.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Saúde. Gripe (Influenza). Gov.br, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza. Acesso em: 27 out. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de tratamento de Influenza: 2017. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_tratamento_influenza_2017.pdf. Acesso em: 27 out. 2025.

BUTANTAN. Vacina Influenza Trivalente. Butantan, 2025. Disponível em: https://butantan.gov.br/influenza. Acesso em: 27 out. 2025.

BUTANTAN. Quatro tipos de vírus, diversos subtipos possíveis, proteínas ligadas umas às outras: conheça um pouco mais sobre o vírus influenza. Butantan, 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/bubutantan/quatro-tipos-de-virus-diversos-subtipos-possiveis-proteinas-ligadas-umas-as-outras-conheca-um-pouco-mais-sobre-o-virus-influenza. Acesso em: 27 out. 2025.

FIOCRUZ. InfoGripe: influenza A segue em crescimento no Brasil. Agência Fiocruz de Notícias, 22 mai. 2025. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/infogripe-influenza-segue-em-crescimento-no-brasil. Acesso em: 27 out. 2025.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Influenza: vademecum. 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/influenza_aprender_cuidar_banalizar_superestimar.pdf. Acesso em: 27 out. 2025.

MSD. Influenza (gripe). Manual MSD Versão Saúde para a Família, 2025. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/influenza-gripe. Acesso em: 27 out. 2025.

SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Influenza (gripe). Saúde DF, 2025. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/gripe-influenza. Acesso em: 27 out. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook
Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgendar consulta ou exame