Resuma este artigo com IA:
Entenda por que o cigarro e outros tipos de fumaça atrapalham a cicatrização após a extração do siso e aumentam o risco de dor intensa.
Você tira o siso e logo depois vem a dúvida: pode fumar depois de tirar o siso? A resposta é curta, direta e sem rodeios: não pode. E não é exagero, nem frescura do dentista, é cuidado com a sua saúde e com a sua cicatrização. A extração do terceiro molar (o famoso dente do siso) é um procedimento cirúrgico e, como toda cirurgia, exige atenção redobrada no pós-operatório.
Fumar nesse período, mesmo que “só um cigarrinho”, pode comprometer não só a cicatrização, mas abrir caminho para uma complicação dolorosa e difícil de tratar: a alveolite seca.
Entenda por que isso acontece, o que a nicotina tem a ver com tudo isso e quais outros tipos de fumaça ou vapores também devem ser evitados.
O dente do siso, quando incluso ou mal posicionado, pode pressionar os dentes vizinhos, causar dor, infecção e até atrapalhar a mordida. A cirurgia para remoção é comum, mas nem por isso é simples.
Ela envolve corte de gengiva, remoção de osso e, muitas vezes, pontos de sutura. A região operada fica extremamente sensível e qualquer interferência externa pode atrasar (ou complicar) o processo de cicatrização.
Após a extração, o organismo forma um coágulo de sangue dentro do alvéolo (espaço onde ficava o dente). Esse coágulo é essencial: ele funciona como um curativo natural, protegendo o osso e o nervo expostos, e permitindo que o tecido cicatrize da forma certa. Se ele se desloca ou dissolve antes da hora, o alvéolo fica “aberto” e aí começa o problema.
A alveolite seca é uma inflamação do alvéolo dentário que acontece quando o coágulo se desprende precocemente ou não se forma adequadamente. E o principal fator de risco para isso acontecer é justamente fumar nas primeiras 48 a 72 horas após a cirurgia.
Mas por que isso acontece? Existem dois motivos principais:
Ou seja: além de remover o que protege o alvéolo, o cigarro ainda enfraquece a capacidade do seu corpo de se recuperar.
Se você ignorar a recomendação e fumar mesmo assim, os sintomas mais comuns da alveolite são:
E diferente da dor típica do pós-operatório, a dor da alveolite não melhora com analgésico comum. Ela pode irradiar para o ouvido, para a mandíbula e durar dias, exigindo retorno ao consultório para curativos locais e, em alguns casos, antibiótico.
Não. Qualquer forma de inalação ou vaporização pode trazer riscos semelhantes:
O alerta vale até para quem “não traga”, o calor da fumaça e as toxinas liberadas na boca já são suficientes para interferir no processo de recuperação.
A recomendação padrão dos cirurgiões-dentistas é evitar totalmente fumar por, no mínimo, 72 horas após a extração, sendo ideal estender esse cuidado por 7 dias ou mais, dependendo da complexidade da cirurgia.
Se você extraiu mais de um dente, precisou de pontos ou tem histórico de tabagismo intenso, o risco é maior, e o período de abstinência deve ser ainda mais rigoroso.
Aproveite a ocasião para considerar uma pausa maior. Muitas pessoas usam o pós-operatório como oportunidade para repensar o hábito e iniciar um processo de cessação do tabagismo com acompanhamento médico.
Se você fumou poucas horas ou dias depois da extração e ainda não está sentindo nada, o ideal é parar imediatamente e observar. Fique atenta (ou atento) a sinais como dor pulsante, mau cheiro, gosto estranho na boca e inchaço prolongado.
Caso surjam sintomas, entre em contato com o dentista o quanto antes. Quanto mais rápido a alveolite for tratada, menor o desconforto e o risco de complicações maiores.
Saber se pode fumar depois de tirar o siso não é só uma dúvida comum, mas também uma questão de responsabilidade com o próprio corpo. A recuperação dessa cirurgia exige um mínimo de colaboração. Fumar, nesse contexto, é dar um tiro no próprio pé. Pode não parecer grave, mas a dor de uma alveolite costuma ser suficiente para te fazer se arrepender.
Se você chegou até aqui, talvez essa seja a hora de dar um tempo real, para a boca cicatrizar e para você respirar melhor. Afinal, seu corpo está fazendo o trabalho mais importante agora: se curar.
HEALTHLINE. Smoking after wisdom teeth removal: What to know. Healthline, 2023. Disponível em: https://www.healthline.com/health/wisdom-teeth-removal-smoking-after . Acesso em: 08 set. 2025.
JEEVAN DDS. Smoking weed during tooth extraction recovery period: a no-no! Dr. Jeevan DDS, 2023. Disponível em: https://www.drjeevandds.com/smoking-weed-during-tooth-extraction-recovery-period-a-no-no/ . Acesso em: 08 set. 2025.
VISTA PLACE DENTAL. Here’s why you shouldn’t smoke after getting wisdom tooth extractions. Vista Place Dental, 2023. Disponível em: https://vistaplacedental.net/heres-why-you-shouldnt-smoke-after-getting-wisdom-tooth-extractions/ . Acesso em: 08 set. 2025.
POPULARES EM SAÚDE BUCAL
Os conteúdos mais buscados sobre Saúde bucal
Fumar depois de tirar o siso é um dos principais fatores de risco para complicações no pós-operatório, como a alveolite seca.
Leia maisSente dor ou um dente amolecido e teme ser algo grave? Entenda os sinais do câncer de boca e saiba quando procurar um médico. Continue lendo.
Leia maisTenha uma boa recuperação após tirar o siso: saiba quando retomar a mastigação e cuidados essenciais para evitar complicações.
Leia mais