Ícone
InícioSaúdeSintomas

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Metástase: sintomas, locais onde costuma ocorrer e prognóstico do câncer

Os sintomas de metástase variam conforme o órgão afetado (pulmão, osso, fígado, cérebro)

metástase sintomas1.jpg

A palavra metástase gera preocupação, pois é um estágio em que as células cancerígenas se desprendem do tumor original e se disseminam para outros órgãos e tecidos. Essa difusão é responsável por formar novos tumores.

Mas o seu prognóstico tem melhorado cada vez mais com a evolução do tratamento. Muitos pacientes vivem com a doença controlada por muitos anos. Ela acaba se tornando uma condição crônica. 

Os sintomas de metástase nem sempre estão presentes. Quando se manifestam, qual o sintoma específico vai depender do órgão que a neoplasia alcançou, do tamanho e da localização dos novos tumores. 

Por isso, manifestações clínicas observadas em um câncer ósseo metastático, são diferentes daquelas observadas em um tumor metastático de pulmão ou fígado.

O que é metástase?

A metástase ocorre quando as células do câncer saem do seu lugar de origem (tumor primário) e partem para outras partes do corpo. O espalhamento ocorre através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.

O câncer metastático é nomeado e tratado de acordo com o seu local de origem, e não onde a metástase se instalou. Por exemplo, se o câncer de próstata atinge os ossos, ele é chamado de câncer de próstata metastático e não de câncer ósseo.

Isso porque são as células do tumor primário que percorrem o corpo e se instalam em um novo local. Devido a esse mesmo fato, o tratamento é direcionado ao local de origem do câncer.

O rastreamento de metástase deve ser rotina para prevenir o seu aparecimento. Se você é paciente oncológico, venha para a Rede Américas. Marque sua consulta de rotina e mantenha a doença sob controle.

Hospital

Localização

Agendamento

Hospital Christóvão da Gama Diadema 

R. São Jorge, 98 - Centro - Diadema-SP

Clique e encontre um oncologista disponível em SP

Clínica Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943 - Alphaville Industrial - Barueri-SP

Hospital Nove de Julho - Alphaville

Av. Cauaxi, 118 - Alphaville, Barueri - São Paulo-SP

Hospital Bahia

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 - Pituba - Salvador-BA

Marque uma consulta com um oncologista na Bahia! 

Hospital Paraná

Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1929 - Zona 05, Maringá-PR

Busque aqui o oncologista mais próximo de você no Paraná

A Rede Américas possui oncologistas renomados.

Encontre um especialista perto de você!

Metástase: sintomas mais comuns

Os sintomas de metástase nem sempre estão presentes. A disseminação das células cancerígenas pode ser totalmente silenciosa, sendo detectada apenas por exames de imagem de rotina. 

Quando as manifestações clínicas do câncer metastático ocorrem, como elas se desenvolvem e a frequência em que ocorrem depende do tamanho e da localização. Sendo assim, alguns sinais clássicos são:

  • Ossos: dor óssea persistente, fraturas ósseas com pouco ou nenhum trauma, fraqueza, fadiga (devido à anemia ou hipercalcemia)
  • Pulmão: tosse persistente, que pode ser seca ou com sangue; falta de ar e dor no peito, perda de peso e acúmulo de líquido
  • Fígado: dor ou desconforto na parte superior direita do abdômen, inchaço na barriga, perda de apetite, náuseas, vômitos e icterícia (pele e olhos amarelados)
  • Cérebro: dores de cabeça persistentes e que pioram com o tempo, convulsões, tontura, alterações na visão, náuseas, vômitos, alterações de humor ou comportamento

Quando avisar o médico?

Qualquer sintoma novo, persistente ou que piore deve ser comunicado ao médico oncologista. A dor persistente em um novo local é um sinal importante de alerta. Assim como falta de ar ou tosse persistenteamarelamento da pele e dos olhos.

É preciso avisar ao médico também quando há dores de cabeça intensasconvulsões ou tonturas e perda de pesocansaço inexplicável

A metástase é mais frequente de ocorrer em tumores que estão em uma fase mais avançada. Ela também pode acontecer em fases mais precoces do desenvolvimento da doença.

Quais os locais mais comuns de ocorrer metástase?

O espalhamento do câncer pode ocorrer para qualquer parte do corpo, mas a probabilidade disso acontecer é maior em algumas partes específicas. São elas: osso, fígado e pulmão. 

Abaixo veja os tipos da doença e as principais localizações do câncer metastático:

Tipo de câncer

Principais locais da metástase

Bexiga

Osso, fígado, pulmão

Seio

Osso, cérebro, fígado, pulmão

Cólon

Fígado, pulmão, peritônio

Rim

Glândula adrenal, osso, cérebro, fígado, pulmão

Pulmão

Glândula adrenal, osso, cérebro, fígado e outro pulmão

Melanoma

Osso, cérebro, fígado, pulmão, pele, músculo

Ovário

Fígado, pulmão, peritônio

Pâncreas

Fígado, pulmão, peritônio

Próstata

Glândula adrenal, osso, fígado, pulmão

Retal

Fígado, pulmão, peritônio

Estômago

Fígado, pulmão, peritônio

Tiroide

Osso, fígado, pulmão

Útero

Osso, fígado, pulmão, peritônio, vagina

FonteNational Cancer Institute - Metastatic cancer (2025)

Diagnóstico de metástase

O diagnóstico do tumor em metástase é feito por meio da combinação de exames clínicos e de imagem. Ele pode ocorrer juntamente com a descoberta do tumor primário ou ao longo do curso clínico da doença.

Os exames de imagem utilizados podem ser a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética. Esse último exame é bastante utilizado para o diagnóstico de metástases cerebrais e da medula espinhal.

A tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) é útil para detectar focos de câncer. Já a cintilografia óssea é usada para identificar metástase nos ossos. Para a confirmação definitiva da disseminação das células cancerígenas é feita uma biópsia.

Ela colhe o tecido do tumor secundário, para que seja feita a análise e verificação se as células são compatíveis com o tumor que apareceu primeiro. 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) deixa claro que o rastreamento de metástases deve ser rotina para pacientes com câncer. O rastreamento visa detectar a doença secundária precocemente e aumentar as chances de sucesso no tratamento. 

Tratamento dos sintomas de metástase

O tratamento desta neoplasia é complexo e individualizado. Ele leva em consideração as características do primeiro tumor, os órgãos afetados e a saúde geral do paciente. Além de controlar a doença, tem como objetivo retardar ou interromper o seu crescimento e aliviar os sintomas.

A abordagem terapêutica pode envolver a quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, para um tratamento mais sistêmico. Para tratar de maneira localizada, é possível optar pela radioterapia ou cirurgia. 

A dor é um sintoma bastante comum, então também podem ser utilizados medicamentos analgésicos para aliviá-la. Assim como remédios para náuseas e vômitos, e para a falta de ar. A oxigenoterapia também pode ser usada para quem apresenta falta de ar.

É recomendado que o paciente tenha um acompanhamento nutricional, para combater a perda de peso e a fadiga. Ele deve ter um acompanhamento multidisciplinar, envolvendo oncologistas, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. 

O cuidado deve ser biopsicossocial. Isso significa dizer que o paciente deve ser visto de maneira integral, não apenas a sua doença, mas também as repercussões causadas em sua vida. 

Prognóstico do paciente

O prognóstico para pacientes com câncer metastático é variável e depende de fatores como: tipo de câncer primário, extensão da metástase, resposta ao tratamento e estado geral de saúde do paciente. 

A neoplasia com metástase costuma ser considerada incurável, mas o avanço dos tratamentos vem mudando esse cenário. Essa evolução tem permitido que os pacientes vivam por muitos anos com a doença sob controle, o que a torna uma condição crônica.

A descoberta precoce e o tratamento adequado são as melhores formas de diminuir as chances de quadros metastáticos e melhorar o prognóstico. 

A metástase é a disseminação de células cancerígenas para órgãos distantes, um processo que marca o avanço da doença. Os sintomas de metástase são variados e dependem do local afetado, podendo incluir dor óssea, falta de ar, icterícia e sintomas neurológicos.

Os pacientes e seus cuidadores devem prestar atenção aos sinais de alerta e buscar avaliação médica. O diagnóstico precoce, aliado a um tratamento individualizado e ao suporte multidisciplinar, é importante para melhorar o prognóstico.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Bibliografia

CÂNCER.gov. Tipos de câncer: câncer metastático. Disponível em: https://www.cancer.gov/types/metastatic-cancer. Acesso em: 18 nov. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Metástase: entenda por que um câncer se espalha. [2022]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/metastase-entenda-por-que-um-cancer-se-espalha. Acesso em: 18 nov. 2025.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA ONCOLÓGICA (SBCO). Como lidar com a metástase. [2025]. Disponível em: https://sbco.org.br/como-lidar-com-a-metastase/. Acesso em: 18 nov. 2025.

ABC.MED. Entendendo o que são metástases. [2020]. Disponível em: https://www.abc.med.br/p/cancer/1380978/entendendo-o-que-sao-metastases.htm. Acesso em: 18 nov. 2025.

INSTITUTO ONCOGUIA. Gerenciando os sintomas das metástases ósseas. [2019]. Disponível em: https://www.oncoguia.org.br/conteudo/gerenciando-os-sintomas-das-metastases-osseas/13291/357/. Acesso em: 18 nov. 2025.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA ONCOLÓGICA (SBCO). Metástase no pulmão: conheça os sintomas e como é feito o diagnóstico. [2023]. Disponível em: https://sbco.org.br/metastase-no-pulmao-conheca-os-sintomas-e-como-e-feito-o-diagnostico. Acesso em: 18 nov. 2025.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA ONCOLÓGICA (SBCO). 17 sintomas de metástase no fígado. [2023]. Disponível em: https://sbco.org.br/17-sintomas-de-metastase-no-figado/. Acesso em: 18 nov. 2025.

INSTITUTO ONCOGUIA. Câncer avançado, metástase e metástase óssea. [2020]. Disponível em: https://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-avancado-metastase-e-metastase-ossea/13285/357/. Acesso em: 18 nov. 2025.

National Cancer Institute. Metastatic Cancer: When Cancer Spreads. 2025. Disponível: https://www.cancer.gov/types/metastatic-cancer. Acesso em: 19 nov. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook
Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta