Revisado em: 04/02/2026
Resuma este artigo com IA:
No Brasil, foram registrados mais de 75 mil casos de trombose em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde.

O médico que cuida de trombose é o angiologista. É especialista no tratamento clínico de doenças do sistema circulatório. O profissional é o responsável por diagnosticar e tratar condições que afetam as veias, artérias e vasos linfáticos, garantindo a saúde vascular do paciente.
A trombose é uma das principais condições que o angiologista acompanha e que merece atenção.
Dados do Ministério da Saúde e reproduzidos pela Agência Brasil (2025) mostram que mais de 75 mil casos de trombose foram registrados no Brasil apenas em 2024.
A formação de coágulos sanguíneos nas veias, característica da trombose, pode levar a complicações graves, como a embolia pulmonar, que representa risco de morte. É importante saber identificar os sintomas precocemente e buscar o especialista para o tratamento.
A Rede Américas conta com angiologistas renomados em seus hospitais.
O angiologista dedica-se ao tratamento clínico de doenças do sistema circulatório, exceto o coração. A especialidade foca em enfermidades de artérias, veias e vasos linfáticos, sem realizar cirurgias.
O profissional atua de forma preventiva e terapêutica, identificando problemas em estágios iniciais. O tratamento inclui medicamentos, orientações de estilo de vida e terapias de compressão.
Para promover a saúde vascular, o médico realiza uma avaliação completa, com análise de histórico familiar, sintomas e exames como o ecodoppler vascular.
Leia também: Trombose nas pernas: sintomas, diagnóstico e como tratar
O angiologista trata uma série de doenças que afetam o sistema circulatório. Conheça as principais a seguir:
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é a formação de um coágulo em uma veia profunda, causando dor e inchaço. O tratamento rápido é muito importante para evitar a embolia pulmonar, que pode ser fatal.
Busque atendimento médico rápido se notar dor intensa, vermelhidão e calor na região. São os principais sintomas que podem indicar o coágulo.
As varizes são veias dilatadas que causam dor, inchaço e cansaço. Foram registrados 76% de queixas dos 695 mil casos registrados. Os dados são da Sociedade Brasileira De Angiologia E De Cirurgia Vascular (SBACV, 2020).
O tratamento inclui medicamentos, meias de compressão e mudanças no estilo de vida. A prática de exercícios e o controle do peso ajudam a prevenir o agravamento das varizes.
O linfedema é o inchaço causado pelo acúmulo de linfa devido a uma obstrução no sistema linfático, como após tratamento de câncer.
O diagnóstico e tratamento precoces são importantes para o controle do inchaço.
A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é a obstrução das artérias dos membros inferiores por acúmulo de gordura. Causa dor ao caminhar, sintoma conhecido como claudicação intermitente.
A DAOP é mais comum em pessoas com diabetes, hipertensão e tabagismo.
O cirurgião vascular tem formação em angiologia e realiza cirurgias no sistema circulatório. Ele atua com o angiologista em casos graves que não respondem ao tratamento clínico, como doenças em estágio avançado ou com risco de complicações.
Os principais casos em que o cirurgião vascular atua são:
O especialista realiza desde cirurgias convencionais, como a de varizes, até procedimentos minimamente invasivos, como a angioplastia e a colocação de stents.
É uma colaboração entre o angiologista e o cirurgião que ajuda a garantir um cuidado mais integrado e complementar ao paciente.
Procure um angiologista ao notar qualquer sinal de problema circulatório para um diagnóstico preciso e tratamento rápido, evitando complicações. Muitas doenças vasculares são silenciosas no início e só apresentam sintomas quando já estão em estágio mais avançado.
Os principais sinais de alerta que indicam a necessidade de uma avaliação são:
Pessoas com histórico familiar de doenças vasculares também devem buscar um angiologista preventivamente. A avaliação do profissional pode identificar riscos e orientar sobre a prevenção. É a melhor forma de cuidar da saúde vascular.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES