Ícone
InícioSaúdeSaúde da mulher

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Mancha roxa na mama pode ser câncer? Entenda as causas e o que observar

Mancha roxa na mama costuma ser benigna, mas exige atenção médica

mancha roxa na mama pode ser câncer1.jpg

A percepção de qualquer alteração no corpo, especialmente na região da mama, gera preocupação. Uma mancha roxa na mama pode ser câncer em alguns casos, mas muitas vezes representa uma disfunção benigna.

Ela pode ser uma equimose ou hematoma, resultante do extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos para os tecidos ao redor. Na mama, pode ser causada por um simples trauma, ou por condições mais sérias como a vascularização atípica ou tipos específicos de câncer.

Vale enfatizar que na maioria dos casos a mancha roxa é benigna e temporária. Mas qualquer alteração requer atenção e avaliação de um mastologista.  

Mancha roxa na mama: o que pode ser?

Nem sempre a mancha roxa na mama pode ser câncer, a causa mais comum é o trauma. A região da mama é sensível e pode sofrer lesões por pancadas, contusões, quedas ou até mesmo pelo uso de sutiãs apertados. Durante a prática de exercícios físicos também é algo que pode acontecer. 

Pode haver uma equimose ou hematoma no local. A equimose é uma mancha roxa mais superficial. Ela ocorre quando pequenos vasos sanguíneos se rompem e o sangue vai para no tecido subcutâneo (camada de gordura).

O hematoma é mais profundo, sendo caracterizado pela formação de inchaço ou caroço palpável, além da descoloração da pele. Ela muda de cor ao longo do tempo: de roxo/vermelho escuro para verde, cinza e amarelo. A dor e a sensibilidade também podem estar presentes.

Notou alguma alteração na mama? Receba uma avaliação personalizada e acolhedora. A Rede Américas está aqui para te acompanhar.

Hospital

Localização

Agendamento

Hospital Nove de Julho - Alphaville

Av. Cauaxi, 118 - Alphaville - barueri - São Paulo-Sp

Agende sua consulta com um mastologista em São Paulo

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 - Morumbi - São Paulo-SP

Complexo Hospitalar de Niterói

Tv. Lasalle, 12 - Centro - Niterói-RJ

Encontre um mastologista em Niterói 

Hospital da Bahia

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 - Pituba - Salvador-BA

Marque sua consulta com um mastologista na Bahia

Hospital e Maternidade Santa Lúcia

R. Cap. Salomão, 27 - Botafogo - Rio de Janeiro-RJ

Consulte um mastologista no Rio de Janeiro

A Rede Américas possui mastologistas renomados.

Encontre um especialista perto de você!

Ele surge também após procedimentos médicos como biópsias e cirurgias plásticas e reconstrutivas. Na maioria das vezes o corpo absorve o sangue e o hematoma desaparece entre quatro e seis semanas, mas pode levar meses em alguns casos. 

O uso de medicamentos anticoagulantes (como varfarina ou apixabana) ou de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) deixam os indivíduos mais propensos a desenvolver hematoma.

Em casos raros, problemas de saúde mais sérios podem causar manchas roxas espontâneas, como nos distúrbios de coagulação.

Mancha roxa na mama pode ser câncer?

A maioria das manchas roxas são de origem benigna, mas podem ser indicativas de câncer. Então, a resposta direta para a pergunta: “mancha roxa na mama pode ser câncer?” É sim, mas é considerada um acontecimento raro.

Existem dois tipos de cânceres de mama que podem apresentar uma coloração ou aspecto que remete a uma mancha roxa ou vermelha intensa. 

O primeiro deles é o angiossarcoma de mama. Ele é um tipo raro, que se origina nas células que revestem os vasos sanguíneos ou linfáticos. A sua manifestação mais comum são nódulos de cor roxa ou nódulos na mama.

Essa neoplasia é mais comum de se desenvolver anos após a paciente ter feito tratamento com radioterapia.

O outro é o chamado câncer de mama inflamatório (CMI). Ele se manifesta com vermelhidão em mais de um terço da mama, inchaço, calor e pele com aspecto de casca de laranja.

Os seus sinais são tipicamente inflamatórios e não um hematoma ou equimose. Mas a alteração vascular e a inflamação intensa podem ser interpretadas como uma alteração de cor significativa, em alguns casos. 

De maneira geral, segundo o Ministério da Saúde, os cinco sinais de alerta mais vistos para neoplasia de mama são:

  • Nódulo fixo e geralmente indolor
  • Alterações no mamilo (inversão, retração)
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja
  • Saída de secreção anormal pelo mamilo
  • Pequenos nódulos nas axilas ou pescoço

Se a mancha roxa for um hematoma, ela deve mudar de cor e diminuir de tamanho ao longo dos dias ou semanas. 

Já se ela não desaparecer, crescer rapidamente ou estiver acompanhada de outros sintomas de câncer de mama, é preciso procurar um médico especialista como o mastologista para realizar uma investigação.

Como é feita a avaliação médica?

O médico faz a avaliação do indivíduo, de modo a diferenciar as causas benignas das malignas. 

Deve ser feita a anamnese e o exame físico. O profissional costuma perguntar sobre a ocorrência de traumas recentes, uso de medicamentos e faz perguntas sobre o histórico familiar.

No exame físico ele avalia a consistência da mancha roxa na mama, se há presença de nódulos ou alterações na pele. Se algum caroço for identificado, pode ser solicitada a ultrassom de mama. O objetivo é diferenciar se a massa é sólida ou preenchida por líquido. 

Em casos raros, um hematoma grande pode ser parecido com um tumor maligno na mamografia. Isso ocorre principalmente se houver tecido cicatricial. Por isso é sempre importante avisar ao médico sobre qualquer hematoma anterior.

Se o diagnóstico não estiver claro, uma ressonância magnética pode ser necessária. Ela pode ser solicitada também para fazer uma avaliação da extensão do hematoma. 

Após os exames de imagem, se ainda restarem dúvidas a respeito da natureza da lesão, uma biópsia deve ser realizada. O seu propósito é realizar ou não a confirmação de células cancerígenas.

Tratamento e manejo

Como a mancha roxa na mama possui várias causas, o tratamento e o manejo variam conforme cada uma delas.

Na maioria dos casos, o tratamento é conservador e o médico aguarda o corpo absorver o sangue. Para aliviar a dor e o inchaço é recomendado fazer compressas de água fria nas primeiras 48 horas e usar analgésicos.

Anti-inflamatórios não esteroides como o ibuprofeno devem ser evitados, já que podem ter propriedades anticoagulantes e piorar o sangramento.

Se o hematoma for muito grande, se estiver crescendo rapidamente ou causando dor intensa pode ser feita uma drenagem cirúrgica para remover o sangue acumulado. 

Em caso de câncer de mama, o tratamento será direcionado para o tipo e estágio da doença. O esquema terapêutico pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia. 

Prevenção e orientações para o autoexame

A prevenção de hematomas na mama envolve tomar cuidado para evitar traumas. Para quem usa anticoagulantes é necessário seguir rigorosamente as orientações médicas para evitar lesões. 

Falando especificamente sobre o câncer de mama, a detecção precoce passa pelo autoconhecimento e auto-observação. As mulheres e os homens precisam ser estimulados a conhecer o próprio corpo para identificar o que é normal nas mamas.

Orientações para o autoexame:

  • Observe as mamas em frente ao espelho com os braços abaixados e depois levantados. Procure alterações no formato, tamanho, cor da pele, inchaço e retrações
  • Palpe as mamas e axilas em busca de nódulos fixos, duros ou indolores

A auto-observação não é substitutiva da mamografia de rastreamento, mas é necessária para que a mulher descubra qualquer alteração. Além da mamografia, outros exames clínicos devem ser realizados assim como recomendados pelo médico mastologista.

A mancha roxa na mama pode ser câncer em casos raros. Mas na maioria das vezes, ela é um sinal de um hematoma ou equimose benigna, resultado de um trauma.

É fundamental que a mulher mantenha a auto-observação e o acompanhamento médico para que seja identificada qualquer alteração mamária.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Saúde. Câncer de mama: saiba como reconhecer os 5 sinais de alerta. Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/prevencao-ao-cancer/cancer-de-mama-saiba-como-reconhecer-os-5-sinais-de-alerta. Acesso em: 17 nov. 2025.

ONCOGUIA. Câncer de mama inflamatório. São Paulo. Disponível em: https://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-mama-inflamatorio/1386/34/. Acesso em: 17 nov. 2025.

ONCOGUIA. Angiossarcoma de mama. São Paulo. Disponível em: https://www.oncoguia.org.br/conteudo/angiossarcoma-de-mama/10872/34/. Acesso em: 17 nov. 2025.

MSD MANUALS. Considerações gerais sobre distúrbios de mama. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/dist%C3%BArbios-de-mama/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-dist%C3%BArbios-de-mama. Acesso em: 17 nov. 2025.

DELBONI AURIEMO. Hematoma: o que é e como identificar. Disponível em: https://delboniauriemo.com.br/saude/hematoma#:~:text=Aquela%20mancha%20roxa%20que%20aparece,t%C3%A9cnico%20de%20hematoma%20ou%20equimose. Acesso em: 17 nov. 2025.

VEJA. Câncer de mama: seis sinais da doença que podem ser vistos pela mulher. São Paulo. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/cancer-de-mama-seis-sinais-da-doenca-que-podem-ser-vistos-pela-mulher/. Acesso em: 17 nov. 2025.

MD SAÚDE. Sintomas de câncer: sinais de alerta. Disponível em: https://www.mdsaude.com/oncologia/sintomas-cancer/. Acesso em: 17 nov. 2025.

CLEVELAND CLINIC. Breast hematoma. Ohio, EUA. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/24250-breast-hematoma. Acesso em: 17 nov. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook
Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta