Resuma este artigo com IA:
Intoxicação por álcool: conheça os sinais e o que fazer em caso de emergência
Estudo aponta que cerca de 13,9% dos adultos apresentam transtorno por uso de álcool anualmente.

Beber cerveja e outras bebidas alcoólicas faz parte da cultura do brasileiro. Mas quando a quantidade passa dos limites ela pode causar sérios problemas de saúde. A principal delas é a intoxicação por álcool.
Em torno de 13,9% dos adultos apresentam algum tipo de transtorno relacionado ao uso de álcool. O dado é do Manual MSD e obtido de um estudo de 2015 publicado no periódico JAMA Psychiatry.
A condição é perigosa e pode colocar a vida da pessoa em risco. É uma situação que exige atendimento médico imediato.
Saiba como acontece a intoxicação, conheça os principais sintomas e fatores de risco, e saiba o que fazer para ajudar alguém que esteja passando pelo problema.
Lembre-se de procurar sempre um pronto-socorro ou atendimento com um clínico geral. Conheça algumas recomendações:
Intoxicação por álcool é um problema de saúde que acontece quando há um aumento muito grande de álcool na corrente sanguínea. É uma quantidade excessiva que afeta as funções do organismo e causa sintomas preocupantes.
Os sintomas são devido a ação do álcool, também chamado de etanol. É uma substância que age como depressor do sistema nervoso central. O álcool desacelera ou diminui as atividades cerebrais e da medula espinhal.
Compromete a respiração, os batimentos cardíacos e a temperatura corporal e coloca a pessoa em uma situação de emergência médica.
Leia também: Sintomas de intoxicação por metanol: como identificar os sinais e buscar ajuda
Os sintomas de intoxicação por bebida alcoólica podem variar segundo a quantidade de álcool no sangue. Pode começar com apenas relaxamento, desinibição ou uma leve perda da própria coordenação.
Evolui para os seguintes sintomas caso a pessoa continue ingerindo a substância:
Os casos mais graves envolvem o coma ou a parada respiratória caso a pessoa não seja atendida imediatamente.
Todo mundo pode ter intoxicação por álcool, mas existem alguns fatores que aumentam o risco para que aconteça:
Pessoas com menor peso corporal ou que tenham histórico familiar de problemas com a bebida também correm mais riscos de sofrer com uma intoxicação alcoólica. Observe e converse de forma franca com seus familiares sobre o assunto.
Consulte-se com o médico ou psicólogo caso sinta que precise de ajuda para controlar ou parar com a bebida.
Leia também: Quem toma remédio de pressão pode beber cerveja? Entenda a relação e cuidados
É importante agir rápido na hora de ajudar alguém que possa estar sofrendo com intoxicação por álcool. Confira algumas recomendações gerais e importantes:
São medidas simples mas extremamente importantes para ajudar a evitar que algo grave possa acontecer.
Seguir as recomendações abaixo podem te ajudar a evitar possíveis complicações caso opte por beber:
Converse com seu médico caso você beba com frequência e esteja tomando algum remédio. E lembre-se de que beber com moderação ou mesmo não beber é a melhor maneira de evitar a intoxicação alcoólica.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui a avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
CLEVELAND CLINIC. Alcohol poisoning. Cleveland Clinic, 2025. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/16640-alcohol-poisoning. Acesso em: 14 nov. 2025.
MSD MANUALS. Intoxicação e abstinência de álcool. Manual MSD Versão para Profissionais de Saúde, dez. 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/tópicos-especiais/drogas-ilícitas-e-intoxicantes/intoxicação-e-abstinência-de-álcool. Acesso em: 14 nov. 2025.
SPDM. Intoxicação alcoólica: entenda os efeitos do consumo excessivo de álcool. SPDM, 27 dez. 2024. Disponível em: https://spdm.org.br/blogs/intoxicacao-alcoolica-entenda-os-efeitos/. Acesso em: 14 nov. 2025.
POPULARES EM SINTOMAS
Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas
A metástase é um estágio do câncer onde as células se espalham para outros órgãos. Veja os sinais de alerta e quando buscar seu oncologista
Leia maisDor intensa, piora noturna e fraturas espontâneas podem indicar metástase óssea. Veja como ocorre a disseminação e como é feito o diagnóstico
Leia maisIntoxicação por álcool é uma emergência médica que pode ser grave. Saiba reconhecer os sinais de alerta e conheça os fatores de risco desencadeantes.
Leia mais