Ícone
InícioGravidezSemanas de gravidez

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Gravidez e coração acelerado: quais as causas e o que merece atenção

O aumento do volume sanguíneo exige mais esforço do coração; alterações hormonais influenciam a frequência cardíaca da gestante

gravidez e coração acelerado1.jpg

A sensação de coração acelerado na gravidez é uma experiência comum para muitas gestantes e costuma gerar dúvidas e preocupações. Pode ser descrita como palpitações ou taquicardia na gravidez. 

Ela é uma condição diretamente relacionada às mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo materno ao longo da gestação. A relação entre gravidez e coração acelerado envolve principalmente adaptações hormonais e cardiovasculares. Necessárias para garantir o suprimento adequado de oxigênio e nutrientes ao feto.

Trata-se de uma resposta natural do corpo, mas entender suas causas e sinais de alerta é essencial para diferenciar situações benignas daquelas que exigem avaliação médica. Sentiu o coração acelerar durante a gravidez? Agende uma consulta e receba orientação médica especializada.

Hospital

Localização

Agendamento

Hospital Paraná

Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1929 - Zona 05, Maringá - PR, 87015-000

Busque aqui o ginecologista mais próximo de você no Paraná

Hospital da Bahia

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 - Pituba - Salvador-BA

Marque sua consulta com um ginecologista na Bahia

Hospital e Maternidade Santa Lúcia

R. Cap. Salomão, 27 - Botafogo - Rio de Janeiro-RJ

Consulte um ginecologista no Rio de Janeiro

Hospital Nove de Julho - Alphaville

Av. Cauaxi, 118 - Alphaville - barueri - São Paulo-Sp

 

Agende sua consulta com um ginecologista em São Paulo

Hospital Christóvão da Gama Diadema

 

R. São Jorge, 98 - Centro, Diadema - SP

A Rede Américas possui ginecologistas renomados.

Encontre um especialista perto de você!

Gravidez e coração acelerado: o que significa?

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por uma série de transformações significativas para acomodar o desenvolvimento fetal. Uma das mudanças mais claras é no sistema cardiovascular. 

Por isso a gravidez e o coração acelerado possuem uma ligação. Também chamada de palpitações cardíacas, a percepção de que o coração está batendo de forma mais forte, rápida, irregular ou até mesmo pulando batidas representa a sensação de coração acelerado. 

A sensação é frequentemente um reflexo do aumento do volume sanguíneo e do esforço adicional que o coração precisa fazer. O volume de sangue no corpo de uma gestante pode aumentar em até 50%. 

O aumento do aporte sanguíneo exige que o órgão trabalhe mais para bombear o volume extra para a mãe e o feto. Durante a gestação, a frequência cardíaca em repouso pode elevar de 70 para 80 ou 100 batimentos por minuto (bpm). 

As alterações hemodinâmicas e hormonais são os principais fatores para a associação da gravidez e coração acelerado. Ao longo do período gestacional o coração precisa bombear mais sangue para garantir a oxigenação adequada do feto.

O aumento do estrogênio desempenha um papel importante na regulação da função cardíaca. Que sofre aumento na frequência e na força de contração. As adaptações são fisiológicas e costumam ser benignas, desaparecendo após o parto.

Fatores que podem aumentar a frequência cardíaca

O coração acelerado durante a gestação pode não ser benigno e representar alguma patologia ou desequilíbrio. A anemia é um exemplo. Ela é muito comum na gravidez por causa do aumento do volume plasmático em relação à massa de glóbulos vermelhos.

A disfunção faz com que o coração trabalhe mais para compensar a menor capacidade de transportar o oxigênio. A desidratação e desequilíbrio de eletrólitos (fundamentais para o ritmo cardíaco) pode levar a palpitações.

A hipoglicemia também pode desencadear taquicardia. Sendo a queda de açúcar no sangue mais comum no primeiro trimestre. A pressão baixa também é um fator. Ela pode levar o coração a acelerar para manter o fluxo sanguíneo.

Estilo de vida

Condições emocionais podem exacerbar a sensação de palpitações: estresse, ansiedade e depressão. Além de alimentos e bebidas ricos em cafeína, açúcar e gordura. O ganho de peso durante a gestação (acima de 10 kg) pode sobrecarregar o músculo cardíaco, exigindo um trabalho ainda maior. 

Fatores patológicos

Problemas na tireoide, como o hipertireoidismo, podem causar coração acelerado, assim como doenças cardíacas estruturais (doença valvar ou cardiomiopatia). Elas podem ser reveladas ou agravadas durante a gestação. Mulheres com histórico de arritmias antes da gravidez têm maior risco de recorrência ou piora dos sintomas. 

Sintomas que merecem atenção médica

As gestantes precisam ficar atentas aos sinais de alertas que podem acompanhar a taquicardia. Eles indicam a necessidade de atendimento médico:

  • Dor ou desconforto no peito
  • Dificuldade para respirar ou falta de ar severa
  • Tontura ou confusão mental
  • Desmaio
  • Inchaço severo, principalmente nas pernas, tornozelos e pés
  • Fadiga incomum ou súbita

Os sintomas podem ser indicativos de condições cardíacas mais graves, como arritmias complexas, insuficiência cardíaca ou até mesmo um ataque cardíaco. Ainda assim eles são raros na gravidez.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico das causas do coração acelerado na gravidez envolve uma avaliação cuidadosa do médico. Ele costuma perguntar sobre os sintomas e em seguida fazer o exame físico. 

Podem ser solicitados também exames de sangue como o hemograma completo. Ele é utilizado para identificar anemia, infecções ou deficiências de vitaminas. Testes de função tireoidiana (TSH) são importantes para descartar problemas na tireoide. 

O eletrocardiograma é utilizado para detectar arritmias. Sendo ele um exame seguro a ser realizado durante o período gestacional. Se o exame não conseguir detectar as palpitações, o holter pode ser feito.

O holter monitora o ritmo cardíaco por 24 a 48 horas, registrando quaisquer irregularidades enquanto a gestante realiza suas atividades diárias. Uma outra alternativa é o ecocardiograma, que fornece uma visão detalhada da estrutura e função do coração. Auxiliando no diagnóstico de cardiopatia estruturais.

Tratamentos e cuidados seguros na gravidez

Na maioria dos casos as palpitações não requerem tratamento específico. Mas em caso de condições cardíacas, o foco está nas mudanças de estilo de vida. 

É fundamental beber bastante água para manter o corpo hidratado. Também é preciso limitar o consumo de cafeína, açúcar, gordura e sódio, pois ajudam a reduzir as palpitações. Técnicas de relaxamento podem ser implementadas.

Práticas como respiração profunda, meditação e ioga podem ajudar a gerenciar o estresse e a ansiedade. Quando é descoberta alguma condição médica, o tratamento é adpatado à causa e deve ser seguro para a gestante e o feto.

Por isso podem ser utilizados medicamentos como betabloqueadores. Em situações agudas adenosina ou verapamil intravenoso podem ser utilizados. A amiodarona também pode ser administrada. Sendo ela reservada para casos refratários e graves. Deve ser feito o monitoramento cuidadoso da função tireoidiana da mãe e do neonato. 

A experiência de gravidez e coração acelerado é uma realidade para muitas mulheres. Ela é uma adaptação do corpo materno para sustentar a vida em desenvolvimento. Então palpitações leves e ocasionais são uma resposta fisiológica normal ao aumento do volume sanguíneo e às alterações hormonais. 

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Bibliografia 

CLEVELAND CLINIC. Heart palpitations in pregnancy: causes, symptoms and treatment options. Cleveland Clinic – Health Essentials, s. d. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/21941-heart-palpitations-in-pregnancy. Acesso em: 09 jan. 2026.

METRÓPOLES. Veja causas e tratamentos da taquicardia na gravidez. Metrópoles – Vida e Estilo, 2025. Disponível em: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/maternidade/veja-causas-e-tratamentos-da-taquicardia-na-gravidez. Acesso em: 09 jan. 2026.

GERMINIANI, Hélio et al. Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia para gravidez na mulher portadora de cardiopatiaArquivos Brasileiros de Cardiologia, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/P7pCgDBtrfj86vsdnQs96pB/?lang=pt. Acesso em: 09 jan. 2026.

AFYA. Arritmia na gestação. Portal Afya – Cardiologia, s. d. Disponível em: https://portal.afya.com.br/cardiologia/arritmia-na-gestacao. Acesso em: 09 jan. 2026.

SALEHIAN, Omid. Ventricular tachycardia in pregnant patientsPMC – NIH, 2010. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC2884340/. Acesso em: 09 jan. 2026.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook

UNIDADES ONDE ESPECIALISTAS ATENDEM

NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES

Foto do Hospital São Lucas Copacabana

Hospital São Lucas Copacabana

Localização

Tv. Frederico Pamplona, 32 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22061-080

Telefone(21) 2545-4000

Foto do Hospital Nossa Senhora do Carmo

Hospital Nossa Senhora do Carmo

Localização

Rua Jaguaruna, 105 – Campo Grande

Telefone(21) 3316-2900

Foto do Hospital Santa Paula

Hospital Santa Paula

Localização

Av. Santo Amaro, 2468 - Brooklin, São Paulo - SP

Telefone(11) 3040-8000

Foto do AMO - Feira de Santana

AMO - Feira de Santana

Localização

Ed. Meddi - Av. Getúlio Vargas, 844 - 3 andar - Centro, Feira de Santana - BA, 44001-525

Telefone(71) 4020-5599

Foto do Maternidade Brasília

Maternidade Brasília

Localização

St. Sudoeste QMSW 4 - Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília - DF, 70680-400

Telefone(61) 2196-5300

Foto do Hospital Samaritano Higienópolis

Hospital Samaritano Higienópolis

Localização

R. Conselheiro Brotero, 1486 - Higienópolis, São Paulo - SP

Telefone(11) 3821-5300

Foto do Hospital da Bahia

Hospital da Bahia

Localização

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 - Pituba, Salvador - BA, 41810-011

Telefone(71) 4020-0057

Foto do CHN - Complexo Hospitalar de Niterói

CHN - Complexo Hospitalar de Niterói

Localização

Tv. Lasalle, 12 - Centro, Niterói - RJ, 24020-096

Telefone(21) 2729-1000

Foto do Hospital Brasília

Hospital Brasília

Localização

St. de Habitações Individuais Sul QI 15 - Lago Sul, Brasília - DF, 71681-603

Telefone(61) 4020-0057

Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta