Ícone
InícioSaúdeTratamentos

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Como tratar as micoses das unhas: veja como identificar e prevenir a infecção

O tratamento depende do tipo de fungo e da gravidade da infecção

como tratar as micoses das unhas1.jpg

A micose de unha, conhecida como onicomicose, é uma infecção fúngica responsável por causar desconforto e alterações estéticas nas unhas das mãos e dos pés. Como tratar as micoses das unhas vai depender do tipo de fungo e da extensão do comprometimento.

O fungo pode se espalhar e tornar o tratamento difícil. Ele pode ser tópico, oral ou uma combinação dos dois. É possível que envolva também laserterapia e desbridamento, tudo vai depender do diagnóstico correto.

O que é micose de unha?

A micose de unha ou onicomicose, é uma infecção causada por fungos. Os microrganismos podem ser do tipo dermatófitos (aqueles que atingem pele, unha e cabelo), leveduras ou bolores. Eles se alimentam da queratina, proteína que compõe a estrutura da unha, levando a sua destruição progressiva.

Causas e fatores de risco

A onicomicose é mais comum em idosos, sendo a idade avançada um fator de risco.

Os fungos preferem ambientes úmidos, quentes e escuros. Por isso, o uso frequente de sapatos fechados e a umidade constante estão entre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da condição.

Lesões ou traumas repetitivos na unha, causados por sapatos fechados ou atividade física facilitam a entrada dos fungos. 

Ambientes como piscinas, saunas, vestiários e banheiro público são propícios à contaminação. Da mesma maneira que doenças que comprometem a imunidade ou a circulação periférica do sangue aumentam a suscetibilidade à infecção.

A transmissão da micose de unha pode ocorrer também por meio do uso de alicates, lixas e tesouras de manicure e pedicure não esterilizados. 

Tipos de micose de unha e sintomas

A micose de unha pode se manifestar de várias maneiras, a depender da área da unha infectada. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o Manual MSD classificam os principais tipos:

Subungueal distal lateral (SDL)

  • Característica: esse é o tipo mais comum. O fungo invade a unha pela ponta e pela lateral
  • Sintomas: a ponta da unha fica com uma coloração amarelada ou marrom. A unha fica mais espessa e ocorre o seu descolamento

Branca superficial (OBS)

  • Característica: o fungo ataca a superfície da unha
  • Sintomas: são visualizadas manchas brancas e opacas, que se espalham pela superfície

Subungueal proximal (OSP)

  • Característica: esse tipo de micose de unha é mais raro. Pode ser um marcador de imunosupressão
  • Sintomas: a unha é invadida pela cutícula, que fica amarelo-esbranquiçada

Endoníaca

  • Característica: o fungo fica restrito a parte dura da unha e não atinge o tecido logo abaixo dela
  • Sintomas: aumento da espessura e coloração amarelada ou marrom

Candidíase (paroníquia)

  • Característica: a infecção é causada pela cândida, que é uma levedura. Ela é associada a umidade constante nas mãos
  • Sintomas: causa inflamação e inchaço na cutícula e pode haver secreção purulenta

Com isso, é possível ver que os sintomas vão desde a alteração de cor e espessamento, até o descolamento. Outros sinais também podem ser identificados como a deformidade da unha. Ela pode ficar quebradiça e até esfarelar ou se partir facilmente.

Pode haver acúmulo de resíduos, uma massa porosa e amarelada de queratina sob a unha. Em casos mais avançados podem ser observados dor ao toque e odor desagradável.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico não é feito somente pela característica da unha, pois condições como a psoríase ou trauma podem causar sintomas semelhantes.

A confirmação da onicomicose é feita apenas através de exames. O médico dermatologista faz a raspagem da unha ou dos resíduos acumulados sob ela, que depois são levados para análise em laboratório. 

Somente a análise poderá confirmar a infecção e identificar o agente causador. O diagnóstico adequado permite determinar como tratar as micoses de unhas da forma correta. 

Como tratar as micoses das unhas?

O tratamento costuma ser longo e exige persistência e paciência, pois o fungo fica alojado na queratina da unha, que cresce lentamente. A duração pode ser de 6 meses para as unhas das mãos.

Já para as unhas dos pés pode se estender de 9 a 12 meses. Como tratar as micoses das unhas vai depender da gravidade e da extensão do processo infeccioso.

Tratamento tópico (local)

O tratamento local é recomendado para casos leves ou iniciais, quando o microrganismo ainda não atingiu a matriz da unha (local onde ela se forma).

Aqui podem ser utilizados esmaltes terapêuticos, medicamentos antifúngicos como ciclopirox olamina e amorolfina são aplicados diretamente na unha. Eles penetram na parte dura da unha para combater o fungo.

Soluções ou cremes tópicos, como o tioconazol também podem ser usados.

Tratamento oral (sistêmico)

Quando o comprometimento da unha é mais extenso e atinge a matriz da unha, esse é o tipo de tratamento utilizado. Ele é indicado para casos moderados a graves.

Medicamentos como a terbinafina, itraconazol ou fluconazol costumam ser prescritos pelo médico. Eles agem de dentro para fora, atingindo o fungo através da corrente sanguínea. 

Sendo adotada a terapêutica oral, ela deve ser acompanhada por uma médico, pois além das contraindicações, pode ser necessário monitorar a função hepática.

Outras abordagens terapêuticas

laserterapia pode ser indicada em casos crônicos ou de maneira complementar ao tratamento medicamentoso. Uma outra opção é o desbridamento.

Por meio do procedimento é feita a remoção da parte afetada da unha ou dos resíduos acumulados, para facilitar a penetração do medicamento tópico. A remoção total da unha é controversa e, geralmente, contraindicada.

Soluções caseiras

O óleo de melaleuca tem propriedades antifúngicas e é possível que seja utilizado como complemento aos tratamentos mencionados anteriormente. O vinagre de maçã também, já que auxilia a equilibrar o PH.

Como prevenir?

A prevenção é a melhor maneira de combater a micose. Então adotar hábitos como manter os pés secos, principalmente entre os dedos, e usar calçados adequados são boas opções.

Usar sapatos fechados e apertados por longos períodos deve ser evitado, bem como andar descalço em locais úmidos e públicos, como piscinas, vestiários, saunas e banheiros públicos.

É recomendado usar meias de algodão, que absorvem a umidade, e trocá-las diariamente. Os sapatos devem ser mantidos em lugar arejado após o uso e é importante evitar usar o mesmo calçado por dois dias seguidos.

Uma outra forma de prevenção é garantir que instrumentos como alicates e lixas utilizados pela manicure estão esterilizados. Se possível, leve o seu. Não compartilhe lixas e tesouras.

Manter as unhas curtas e limpas é uma opção, assim como evitar o uso prolongado de esmaltes. Ficar usando o produto constantemente pode reter umidade, criando um ambiente propício para a proliferação de fungos.

Sinais de alerta: quando procurar um médico

Os indivíduos devem procurar um dermatologista quando:

  • A micose estiver se espalhando rapidamente
  • Houver dor intensa ou inchaço ao redor da unha (paroníquia)
  • Tiver doenças crônicas como diabetes ou imunossupressão, pois a onicomicose pode ser uma porta de entrada para infecções mais graves, como a erisipela
  • Já tentou tratamentos tópicos por conta própria e não houve melhora após algumas semanas

Independentemente do tipo de micose de unha, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a progressão da infecção e o comprometimento total da unha. 

Identificar corretamente o tipo clínico ajuda o médico a definir o tratamento mais eficaz, seja tópico, oral ou combinado. Por isso, ao perceber alterações na cor, espessura ou formato das unhas, é importante procurar avaliação dermatológica.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Referências

SAÚDE. Saiba o que fazer para evitar a micose de unha durante o inverno. Saúde Abril, São Paulo, [2024]. Disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/saiba-o-que-fazer-para-evitar-a-micose-de-unha-durante-o-inverno/. Acesso em: 24 out. 2025.

BOA SAÚDE. Micose das unhas (micose ungueal – onicomicose). Boa Saúde, [2024]. Disponível em: https://www.boasaude.com.br/folhetos-de-saude/5759/micose-das-unhas-micose-ungueal-onicomicose.html. Acesso em: 24 out. 2025.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD). Onicomicose. SBD, Rio de Janeiro, [2024]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/cuidados/onicomicose/. Acesso em: 24 out. 2025.

MSD MANUALS. Onicomicose – distúrbios da pele: doenças ungueais. MSD Manual – Versão para o público geral, [2024]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/doen%C3%A7as-ungueais/onicomicose. Acesso em: 24 out. 2025.

UOL. Micose de unha: como evitar e tratar o fungo. VivaBem UOL, São Paulo, 10 jan. 2025. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/01/10/micose-de-unha-como-evitar-e-tratar-o-fungo.htm. Acesso em: 24 out. 2025.

MSD MANUALS. Onicomicose – doenças das unhas. MSD Manual – Versão Profissional, [2024]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-dermatol%C3%B3gicos/doen%C3%A7as-das-unhas/onicomicose. Acesso em: 24 out. 2025.

A GAZETA. Como evitar micose de unha: dermatologistas explicam o tratamento. A Gazeta, Vitória, 2024. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/secuida/como-evitar-micose-de-unha-dermatologistas-explicam-o-tratamento-1124. Acesso em: 24 out. 2025.

TERRA. 3 dicas de como acabar com fungos nas unhas rapidamente. Terra, São Paulo, [2024]. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/3-dicas-de-como-acabar-com-fungos-nas-unhas-rapidamente,64a32360abdad1bea80b78153646579cwzthlsk6.html. Acesso em: 24 out. 2025.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS). Qual o melhor tratamento para micose das unhas? Atenção Primária à Saúde – BVS APS, [2024]. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-o-melhor-tratamento-para-micose-das-unhas/. Acesso em: 24 out. 2025.

ESTADO DE MINAS. Soluções caseiras que ajudam a eliminar micose de unha em casa. Estado de Minas, Belo Horizonte, 22 out. 2025. Disponível em: https://www.em.com.br/emfoco/2025/10/22/solucoes-caseiras-que-ajudam-a-eliminar-micose-de-unha-em-casa/. Acesso em: 24 out. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook
Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgendar consulta ou exame