Resuma este artigo com IA:
Aprenda algumas dicas que podem ajudar a identificar uma bebida adulterada por metanol e outras substâncias.
Garantir a segurança durante o lazer e o consumo de bebidas é um tema de saúde pública. A preocupação sobre a procedência, fabricação e adulteração de bebidas alcoólicas tem aumentado exponencialmente no Brasil, dada a circulação de produtos falsificados, vítimas de intoxicação por metanol, e a ocorrência de golpes em ambientes sociais.
Dados recentes do Ministério da Saúde indicam um surto com mais de 113 registros de intoxicação por metanol e 12 óbitos em investigação em diversos estados. Paralelamente, os casos de adulteração com sedativos para aplicar o golpe "Boa Noite, Cinderela" costumam ser noticiados, expondo pessoas a roubos, fraudes e, em casos graves, agressão sexual.
Entenda a seguir o que realmente significa uma bebida adulterada, como identificar os sinais de falsificação ou dopagem e quais sintomas exigem busca imediata por socorro médico.
Uma bebida batizada, adulterada ou falsificada, é uma bebida que foi modificada de forma intencional, visando o lucro ou a vulnerabilidade da vítima.
Ela pode ocorrer na adulteração química da bebida alcoólica, por exemplo, como é o caso da intoxicação por metanol, uma emergência médica que pode levar à sintomas graves e permanentes se não for tratada logo.
Nesses casos, o etanol (álcool seguro) é substituído ou misturado com metanol (álcool de madeira ou industrial). Outras adulterações também podem ocorrer, com a adição de água, corante ou saborizonte ilegal. Podem não causar risco de morte, mas violam os direitos do consumidor e as normas da Vigilância Sanitária.
A bebida batizada também pode ocorrer com sedativos. Ocorre quando uma pessoa adiciona sedativos fortes (remédios calmantes, GHB) no seu copo sem consentimento. O objetivo é causar desorientação e amnésia (perda de memória) para facilitar roubos, fraudes bancárias ou violências físicas e sexuais. Esse é o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela”.
A melhorar forma de se proteger é: desconfie e sempre preste atenção. Você precisa fiscalizar o produto na hora da compra e o seu copo enquanto estiver em um ambiente social:
Para aumentar a sua segurança, prefira comprar suas bebidas em estabelecimentos confiáveis, e não exceder no consumo do álcool.
Os sintomas são muito diferentes dependendo da substância, mas a manifestação súbita de mal-estar após beber é sempre um sinal de alerta:
Os sintomas são traiçoeiros, pois costumam surgir de 12 a 24 horas depois do consumo. A pessoa pode sentir dor abdominal intensa, dificuldade para respirar e confusão mental.
O sintoma mais grave é a turvação visual (vista embaçada, pontos cegos) que rapidamente evolui para cegueira permanente e, em casos graves, morte.
A ação é mais rápida. A pessoa fica tonta, desorientada e com perda de memória. Preste atenção a estes sinais:
Esses sintomas também podem ocorrer quando a pessoa ingeriu bebida em excesso em um curto espaço de tempo, o que pode dificultar identificar se a bebida foi adulterada. Por isso, o recomendado é não beber, mas caso isso venha a acontecer, que seja de forma moderada.
Tanto a intoxicação por metanol quanto a dopagem por sedativos são emergências médicas. O tempo de resposta pode definir a diferença entre a vida e a morte, ou entre a recuperação e uma sequela permanente (como a cegueira).
Se você notar qualquer um destes sinais em si ou em um amigo, procure atendimento médico o mais rápido possível:
Em caso de suspeita de crime com drogas, primeiramente, procure atendimento médico. Depois, com a cópia do prontuário, faça um Boletim de Ocorrência solicitando um exame toxicológico para identificar a substância. Não hesite em buscar ajuda.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
Ministério da Saúde. Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. Portal Gov.br, 03 Out. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/ministerio-da-saude-confirma-113-registros-de-intoxicacao-por-metanol-apos-ingestao-de-bebida-alcoolica. Acesso em: Out. 2025.
FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo). 36% das bebidas alcoólicas vendidas no Brasil são falsificadas. CNN Brasil, 30 Set. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/entidade-estima-que-36-das-bebidas-vendidas-no-brasil-sao-falsificadas/. Acesso em: Out. 2025.
PROJETO “ACORDA, CINDERELA”. Guia de prevenção ao golpe "Boa Noite Cinderela". Disponível em: https://47c1bd77-46aa-4864-9370-4f76939c6c5e.usrfiles.com/ugd/47c1bd_1a642c1dc80c4413b85d3ffbcceb6765.pdf. Acesso em: Out. 2025.
POPULARES EM SINTOMAS
Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas
Ginecomastia, voz grossa, acne severa. Os efeitos colaterais são permanentes. Saiba como evitar e quem procurar para um acompanhamento seguro.
Leia maisBebidas adulteradas com drogas ou produtos químicos podem ocasionar consequências graves e fatais. Saiba identificar uma bebida batizada e como se proteger.
Leia maisA Doença de Crohn afeta milhões. Conheça os sintomas digestivos e extraintestinais que não devem ser ignorados. Saiba a hora de buscar o diagnóstico.
Leia mais