24/03/2025
Revisado em: 02/04/2025
A urticária na pele é uma das formas mais comuns de alergia cutânea. Estudos mostram que entre 15% a 20% da população têm pelo menos um episódio agudo da doença em sua vida.
Esse quadro pode ser desencadeado por diversos fatores, como alimentos, medicamentos, estresse, entre outros.
Neste texto, abordaremos os tipos de urticária, seus sintomas, as causas que a provocam e as opções de tratamento disponíveis.
A urticária é uma condição na qual aparecem elevações vermelhas ou manchas na pele que causam coceira intensa.
Essas lesões são resultantes de uma reação alérgica, geralmente desencadeada por fatores como alimentos, medicamentos, picadas de insetos, estresse ou temperaturas extremas.
A urticária na pele pode ocorrer de forma aguda (duração de horas a dias) ou crônica (duração superior a 6 semanas).
Entra mais um pouco sobre esses dois tipos:
Aparece repentinamente e geralmente dura menos de seis semanas. É comumente causada por reações alérgicas a alimentos, medicamentos, infecções ou picadas de insetos.
Persiste por mais de seis semanas e pode ser desencadeada por fatores desconhecidos. Em alguns casos, a causa não é identificada, mas pode estar relacionada a condições autoimunes ou problemas de saúde subjacentes.
Os sintomas da urticária na pele podem variar em intensidade, mas geralmente incluem:
O diagnóstico é feito pela história clínica do paciente. Em alguns casos pode ser necessário fazer uma investigação mais aprofundada das causas por meio de exames como o Teste Cutâneo de Leitura Imediata e o RAST.
O teste RAST é feito por meio de exame de sangue e pesquisa a presença de anticorpos IgE para identificar qual o agente que pode estar provocando a alergia.
Já o Teste cutâneo de Leitura Imediata, também conhecido como Prick Test, é um exame que se faz na superfície da pele usando o agente que se suspeita estar causando a alergia.
O resultado pode ser obtido em cerca de 20 minutos. O teste indica positivo para a alergia quando na pele surgir uma reação igual a da urticária.
Há muitas substâncias que podem provocar urticária nas pessoas predispostas a isso. Entre elas estão:
O tratamento pode ser feito com medicamentos como anti-histamínicos e corticoides. Uma vez que se identifique a causa, deve-se evitar o contato com o agente desencadeante.
Embora a urticária seja uma condição desconfortável e, por vezes, persistente, é importante saber que, com o diagnóstico adequado e o tratamento correto, é possível controlar os sintomas e minimizar a recorrência das crises.
Se você apresenta sintomas de urticária, procure sempre um médico para obter o acompanhamento necessário e garantir a qualidade de vida.
POPULARES EM ESPECIALIDADES MÉDICAS
Os conteúdos mais buscados sobre Especialidades Médicas
Alergia na pele: o que é, tipos e sintomas
O problema pode afetar pessoas de todas as idades
Leia maisComo prevenir espinhas: veja alguns produtos | Rede Américas
Espinhas podem começar a aparecer desde a adolescência até a fase adulta
Leia maisManchas roxas na pele: o que podem ser?
É preciso buscar ajuda médica se elas aparecem frequentemente, são muito grandes e vêm acompanhadas de sangramentos em outras partes do corpo
Leia mais