24/03/2025
Revisado em: 03/06/2025
A condição normalmente é causada por atividades que sobrecarregam a região anterior do joelho e ocorre devido a movimentos repetitivos ou excessivos que afetam o tendão patelar, resultando em dor e inflamação.
Existem diversos tipos de tendinites, ou seja, inflamações dos tendões (tecidos flexíveis responsáveis por conectar músculos aos ossos, permitindo a movimentação do corpo). Um desses tipos é a tendinite patelar, também conhecida como tendinite no joelho.
A tendinite patelar é uma inflamação que afeta o tendão patelar, localizado na região anterior do joelho – geralmente, afetando a origem desse tendão em sua inserção na patela. O tendão patelar conecta a patela à tíbia, sendo fundamental para os movimentos de extensão da perna.
A tendinite patelar normalmente é causada por atividades de sobrecarga na região anterior do joelho, que pode ocorrer devido a excesso de volume e/ou intensidade em atividades de impacto, como corrida, saltos ou esportes que exigem movimentos repetitivos, como futebol e vôlei. Essa sobrecarga pode causar microlesões no tendão, levando à inflamação.
Além disso, a patologia também está associada a um quadro de fraqueza e desequilíbrio muscular, principalmente nos quadríceps (músculos localizados na parte frontal da coxa) e falta de alongamento, especialmente nos músculos isquiotibiais (localizados na região posterior da coxa).
O sintoma mais frequente da tendinite patelar é a dor na região anterior do joelho, que pode piorar durante atividades físicas de impacto. Em casos mais graves, a dor pode ocorrer até mesmo em repouso, limitando a mobilidade e a qualidade de vida do paciente.
O diagnóstico da tendinite patelar é realizado através da história clínica do paciente e um exame físico detalhado conduzido pelo médico. Como essa é uma condição que acomete o joelho, é recomendado consultar um ortopedista especialista em joelho para uma avaliação mais precisa.
Além da avaliação realizada durante a consulta, podem ser solicitados exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética, para confirmar a suspeita de tendinite.
A abordagem inicial e mais habitual para a tendinite patelar é o tratamento conservador com fisioterapia ou reabilitação física, visando o alívio da dor, o controle da inflamação e o fortalecimento de tendões e músculos ao redor da articulação do joelho.
Outras medidas que podem ser úteis no controle da dor, sobretudo em situações de agudização (crises), são os medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e as compressas de gelo, para proporcionar alívio temporário.
Já em casos refratários ao tratamento conservador, podem ser indicadas infiltrações locais de medicamentos para reduzir a inflamação diretamente no local afetado.
Se mesmo com esses tratamentos a dor persistir, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para remover o tecido danificado ou reparar o tendão comprometido.
Com o tratamento adequado e acompanhamento médico, a maioria dos pacientes consegue se recuperar da tendinite patelar e retomar suas atividades físicas sem maiores complicações.
POPULARES EM TRATAMENTOS
Os conteúdos mais buscados sobre Tratamentos
Existem diversas opções de tratamentos para enxaqueca, desde medicamentos específicos até mudanças no estilo de vida.
Leia maisÉ preciso identificar a causa – viral, bacteriana ou alérgica – para a escolha do colírio e demais cuidados
Leia maisProblemas visuais comuns, ambos podem ser corrigidos com óculos, lentes ou cirurgia
Leia mais