Ícone
InícioSaúdeSintomas

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Sintomas de sinusite bacteriana: como reconhecer e tratar

Infecção nos seios da face pode ir além de um simples nariz entupido. Entenda os sinais que exigem avaliação médica

sintomas sinusite bacteriana1.jpg

Aquele resfriado que parece não ter fim. Já se passaram dez dias, mas a congestão nasal, a dor de cabeça e o cansaço persistem. Se essa situação soa familiar, pode ser que o quadro viral inicial tenha aberto portas para uma complicação: a sinusite bacteriana.

O que diferencia a sinusite bacteriana de um resfriado comum?

A principal diferença está na causa e na duração dos sintomas. Um resfriado comum é causado por vírus e geralmente apresenta melhora após um período de cinco a sete dias. A sinusite viral, que pode acompanhar o resfriado, também tende a seguir esse curso.

A sinusite bacteriana, por outro lado, é uma infecção secundária. Ela ocorre quando bactérias colonizam os seios da face, que já estão inflamados e com muco acumulado devido a um quadro viral anterior. A persistência ou a piora dos sintomas são os principais sinais de alerta.

Por exemplo, se os sintomas piorarem após o quinto dia ou não apresentarem melhora alguma após dez dias, a sinusite é considerada bacteriana e exige avaliação médica. Procure pelo médico mais próximo de você em um hospital da Rede Américas.

Hospital

Localização

Agendamento

Hospital da Bahia

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 - Pituba - Salvador-BA

Marque sua consulta com um otorrino na Bahia

Hospital  Brasília

St. de Habitações Individuais Sul QI 15 - Lago Sul, Brasília - DF

Consulte um otorrino em Brasília

Hospital Águas Claras

R. Arariba, 5 - Águas Claras, Brasília - DF, 71927-360

Encontre um otorrino em Águas Claras

Hospital Nossa Senhora do Carmo

R. Jaguaruna, 105 - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ

Busque aqui o otorrino mais próximo de você no Paraná

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape - Liberdade, São Paulo - SP

Agende sua consulta com um otorrino em São Paulo

A Rede Américas possui otorrinolaringologistas renomados.

Encontre um especialista perto de você!

Quais são os principais sintomas de sinusite bacteriana?

Os sinais de uma infecção bacteriana nos seios paranasais são mais intensos e específicos. É fundamental reconhecê-los para buscar ajuda no momento certo. Fique atento a um conjunto de manifestações, não apenas a um sintoma isolado.

  • Secreção nasal purulenta: o catarro se torna espesso, com coloração amarelada, verde ou até marrom-ferrugem, e pode ser constante. A presença de secreção com pus é o sintoma mais fortemente associado à resposta do corpo para combater bactérias na sinusite.
  • Dor e pressão facial: uma dor latejante na testa, nas maçãs do rosto, ao redor dos olhos ou no maxilar superior. A dor costuma piorar ao abaixar a cabeça. Uma dor facial unilateral e intensa também pode indicar uma infecção bacteriana.
  • Congestão nasal severa: dificuldade acentuada para respirar pelo nariz, que se mantém entupido na maior parte do dia.
  • Febre: indicando uma resposta do corpo a uma infecção mais robusta. A febre alta, acima de 38°C, é um dos sinais que podem sugerir a presença de uma sinusite bacteriana.
  • Piora após melhora inicial: um fenômeno conhecido como "segunda piora", onde os sintomas do resfriado pareciam melhorar, mas retornam com mais força.
  • Mau hálito (halitose): o acúmulo de secreção purulenta pode causar um odor desagradável na boca.
  • Tosse produtiva: especialmente à noite, causada pelo gotejamento de secreção da parte de trás do nariz para a garganta.
  • Outros sintomas: dor de dente (nos dentes superiores), redução ou perda do olfato e uma sensação geral de cansaço e mal-estar.

Como a sinusite bacteriana se desenvolve?

Na maioria dos casos, a sinusite bacteriana é uma complicação de uma infecção viral das vias aéreas superiores, como um resfriado ou gripe. O vírus causa inflamação na mucosa do nariz e dos seios da face, levando à produção excessiva de muco.

Essa inflamação pode bloquear a drenagem natural dos seios da face. O muco aprisionado se torna um ambiente ideal para a proliferação de bactérias que normalmente habitam o nariz e a garganta, resultando na infecção bacteriana e na intensificação dos sintomas.

Quando devo procurar um médico?

A automedicação pode mascarar sintomas e atrasar o tratamento correto. Portanto, é fundamental procurar avaliação médica, preferencialmente de um clínico geral ou otorrinolaringologista, caso você apresente as seguintes condições:

  • Os sintomas (congestão, secreção, dor facial) duram mais de 10 dias sem sinal de melhora. Isso é um forte indicativo de sinusite bacteriana, que requer avaliação profissional.
  • Os sintomas pioram significativamente após um período de melhora inicial. Essa piora, especialmente após o quinto dia, sugere que a infecção pode ser bacteriana.
  • Presença de febre alta persistente.
  • Dor de cabeça muito intensa ou alterações na visão.
  • Inchaço na região dos olhos.

Quais os riscos de não tratar a infecção corretamente?

Embora raras, as complicações de uma sinusite bacteriana não tratada podem ser graves. A proximidade dos seios da face com estruturas nobres como os olhos e o cérebro exige atenção.

A infecção pode se espalhar, causando celulite orbitária (infecção ao redor dos olhos) ou, em casos mais extremos, abcessos e meningite. Por isso, o diagnóstico e o tratamento adequados são essenciais para uma recuperação segura e completa.

Como é feito o diagnóstico e qual o tratamento esperado?

O diagnóstico da sinusite bacteriana é predominantemente clínico. O médico irá avaliar seu histórico, a duração e a característica dos seus sintomas, além de realizar um exame físico da face e da cavidade nasal.

Confirmada a infecção bacteriana, o tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos prescritos pelo especialista. O tipo de medicamento e a duração do uso serão definidos individualmente. Além disso, podem ser indicados descongestionantes, analgésicos e lavagem nasal com solução salina para aliviar os sintomas e ajudar na drenagem da secreção.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Bibliografia

HUANG, F. et al. Pathogenesis, diagnosis, and treatment of infectious rhinosinusitis. Microorganisms, [S. l.], ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/microorganisms12081690. Acesso em: 11 dez. 2025.

MICHALIK, M.; KRAWCZYK, B. Chronic rhinosinusitis—microbiological etiology, potential genetic markers, and diagnosis. International Journal of Molecular Sciences, [S. l.], v. 25, n. 6, 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/ijms25063201. Acesso em: 11 dez. 2025.

ROMANO, F. R. et al. Rhinosinusitis: evidence and experience – 2024. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, [S.l.], maio 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2025.101595. Acesso em: 11 dez. 2025.

TOPPILA-SALMI, S. et al. Endotyping in chronic rhinosinusitis—an task force report. Allergy, 6 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/all.16418. Acesso em: 11 dez. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook

UNIDADES ONDE ESPECIALISTAS ATENDEM

NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES

Foto do Hospital São Lucas Copacabana

Hospital São Lucas Copacabana

Localização

Tv. Frederico Pamplona, 32 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22061-080

Telefone(21) 2545-4000

Foto do Hospital Brasília

Hospital Brasília

Localização

St. de Habitações Individuais Sul QI 15 - Lago Sul, Brasília - DF, 71681-603

Telefone(61) 4020-0057

Foto do Hospital Nossa Senhora do Carmo

Hospital Nossa Senhora do Carmo

Localização

Rua Jaguaruna, 105 – Campo Grande

Telefone(21) 3316-2900

Foto do Hospital da Bahia

Hospital da Bahia

Localização

Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 - Pituba, Salvador - BA, 41810-011

Telefone(71) 4020-0057

Foto do Hospital Santa Paula

Hospital Santa Paula

Localização

Av. Santo Amaro, 2468 - Brooklin, São Paulo - SP

Telefone(11) 3040-8000

Foto do CHN - Complexo Hospitalar de Niterói

CHN - Complexo Hospitalar de Niterói

Localização

Tv. Lasalle, 12 - Centro, Niterói - RJ, 24020-096

Telefone(21) 2729-1000

Foto do AMO - Feira de Santana

AMO - Feira de Santana

Localização

Ed. Meddi - Av. Getúlio Vargas, 844 - 3 andar - Centro, Feira de Santana - BA, 44001-525

Telefone(71) 4020-5599

Foto do Maternidade Brasília

Maternidade Brasília

Localização

St. Sudoeste QMSW 4 - Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília - DF, 70680-400

Telefone(61) 2196-5300

Foto do Hospital Samaritano Higienópolis

Hospital Samaritano Higienópolis

Localização

R. Conselheiro Brotero, 1486 - Higienópolis, São Paulo - SP

Telefone(11) 3821-5300

Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta