Resuma este artigo com IA:
A residência de medicina é uma das etapas mais esperadas na trajetória de quem escolheu cuidar de vidas. É nesse momento que o conhecimento acadêmico ganha forma prática, dentro de hospitais e centros de referência, sob orientação de profissionais experientes.

Em 2026, a Rede Américas abre novas oportunidades para médicos que desejam se especializar em um ambiente de alta complexidade, com estrutura moderna e presença nacional.
O processo seletivo reúne programas reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e oferece formação em diferentes áreas, de clínica médica à medicina intensiva.
Com uma rede hospitalar presente em sete estados brasileiros, o programa se destaca pela integração entre unidades, incentivo à pesquisa e aprendizado em cenários reais de assistência. É o passo decisivo para quem busca excelência técnica, desenvolvimento humano e uma carreira sólida na medicina.
“O programa proporciona uma formação diferenciada, que une prática clínica com visão de gestão em saúde”, explica Carlos Loja, Diretor Médico Corporativo da Rede Américas.
A residência médica é uma pós-graduação lato sensu reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). É um programa de treinamento estando em serviço, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Por meio da residência médica, é possível tornar-se especialista médico no Brasil.
A depender do programa, o médico atuará de dois a cinco anos em ambientes reais de assistência, sob supervisão de profissionais experientes.
Para a Diretora Assistencial e Experiência do Paciente dos Hospitais da Rede Américas, Elizabete Mitsue Pereira, “o residente é parte ativa de uma equipe integrada”. No ambiente médico, ele aprenderá a trabalhar em conjunto com outras equipes, sempre visando o cuidado completo e humanizado para o paciente.
A carga horária é de 60 horas semanais, com bolsa concedida pela própria instituição. Uma vez finalizado o programa de residência de medicina, o médico receberá seu certificado de residência médica. Com ele em mãos, o profissional poderá se registrar diretamente no Conselho Regional de Medicina (CRM), sem necessidade de realizar uma nova prova ou avaliação.
É na residência de medicina onde o profissional transformará seu aprendizado teórico em competência prática, ética e humana. Durante o período, ele aprenderá a lidar com diferentes realidades de saúde e com a responsabilidade direta pelo cuidado com o paciente.
A Rede Américas oferece uma das formações mais completas do país, unindo ensino de excelência, estrutura hospitalar de ponta e integração nacional.
Presente em sete estados (SP, DF, RJ, PR, PE, BA e MA), a Rede oferece ao futuro residente um contato direto com múltiplos perfis epidemiológicos e práticas assistenciais diversificadas.
Entre os nossos diferenciais, estão:
Esses pilares não só reforçam o compromisso da Rede Américas com a formação de especialistas preparados para os desafios da medicina atual, aliando tecnologia, humanização e aprendizado contínuo.
“Os programas estimulam os residentes, especializandos e fellows a pensar criticamente, inovar e contribuir para o avanço da prática em saúde”, diz Romualdo Barroso, líder médico de Pesquisa em Oncologia e Coordenador de Programas de Aprimoramento Médico em Oncologia na Rede.
Conheça também os avanços da Rede Américas em telecirurgia robótica, uma área promissora que reflete o investimento constante em inovação e integração digital no cuidado em saúde.
O edital da Residência Médica Rede Américas 2026 já está disponível e aberto, com etapas definidas para cada parte do processo.
Confira as principais datas:
O candidato deve acompanhar o edital oficial para conferir detalhes adicionais sobre possíveis prazos de recursos, publicação de gabaritos e convocações.
As inscrições para o processo seletivo de residência de medicina devem ser feitas exclusivamente online, no site oficial da Rede Américas.
É importante que você esteja atento aos prazos de inscrição e horários bancários. O não pagamento da taxa invalidará sua inscrição. Salve o comprovante e acompanhe o status no portal do candidato.
Não esqueça de verificar se há exigências adicionais de pré-requisitos, como tempo mínimo de formação médica antes de se candidatar.
O processo seletivo de 2026 contempla 47 programas de residência médica e 1 programa de residência em enfermagem. Todos distribuídos entre os hospitais da Rede nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Pernambuco e Maranhão.
As especialidades variam conforme a unidade e a área de demanda, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Medicina Intensiva, Ortopedia, entre outras.
“A Rede Américas oferece uma formação que alia excelência técnica, cuidado humano e compromisso com a qualidade assistencial”, explica Ricardo Mota, diretor de Gente e Gestão na Rede Américas.
Cada hospital divulga em edital o número exato de vagas e os pré-requisitos específicos de cada programa. É importante que o candidato verifique se há exigência de pré-requisito ou tempo mínimo de formação médica.
Veja algumas das vagas por estado:
A prova objetiva será realizada de forma virtual, no dia 10 de dezembro de 2025, com início em horário oficial de Brasília. O candidato deverá garantir acesso a computador, internet estável e webcam ativa durante toda a prova.
A avaliação contará com questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos da área médica. O tempo total de prova e o número de questões serão informados no edital.
Após a fase teórica, os candidatos classificados avançam para a avaliação de prática profissional, entre 14 e 20 de janeiro de 2026, seguida da análise curricular.
O resultado final será publicado conforme o cronograma, e as aulas têm início em 02 de março de 2026.
“Escolhi fazer a residência em terapia intensiva pela Rede Américas pela qualidade do programa e pelo potencial de crescimento que o hospital nos dá. No Hospital Nossa Senhora do Carmo, temos os melhores profissionais e acesso à tecnologia de ponta. Hoje faço parte do grupo de rotinas do CTI”, comenta Igor Francisco Siqueira da Silva, ex-residente (2022-25).
Para quem quer ingressar em uma rede que valoriza o aprendizado prático, o pensamento científico e o cuidado centrado no paciente, o processo seletivo da Residência Médica Rede Américas 2026 é a oportunidade.
A Rede investe continuamente em educação médica, tecnologia e humanização, formando especialistas que se destacam pela excelência técnica e pelo compromisso ético com a saúde.
Os interessados devem consultar o edital completo, realizar a inscrição dentro do prazo e preparar-se para uma experiência transformadora, tanto profissional quanto pessoal, em uma das maiores redes de hospitais do Brasil.
BRASIL. Ministério da Educação. Residência Médica. 2025. Disponível: https://www.gov.br/mec/pt-br/residencia-medica. Acesso em: 11 nov. 2025.
POPULARES EM ESPECIALIDADES MÉDICAS
Os conteúdos mais buscados sobre Especialidades médicas
Cuide da sua saúde prostática com especialistas da Rede Américas. Consulte sintomas, prevenção e encontre o hospital mais próximo.
Leia maisSaiba o que é medicina hiperbárica e como o uso de oxigênio sob alta pressão acelera a cicatrização, combate infecções e ajuda a regenerar os tecidos
Leia maisA Rede Américas oferece programas de residência médica em várias regiões do país, com foco em inovação, pesquisa e excelência assistencial
Leia mais