Revisado em: 25/11/2025
Resuma este artigo com IA:
O minoxidil estimula o crescimento capilar com uso contínuo

A busca por soluções para tratar a queda de cabelo e a calvície leva as pessoas a considerar fazer uso do minoxidil. Ele é um fármaco que promove o estímulo do crescimento capilar, auxiliando no combate a alopecia androgenética.
Mas em quanto tempo minoxidil faz efeito? É importante dizer que o produto não é uma solução instantânea. Os resultados dependem de como é feito o tratamento e da resposta individual do organismo. O medicamento existe na versão tópica e na versão oral.
O minoxidil é um medicamento indicado principalmente para o tratamento de alopecias tanto em homens quanto em mulheres. Principalmente para a alopecia androgenética, a chamada calvície hereditária.
A sua função é atuar como um vasodilatador, melhorando a circulação sanguínea no couro cabeludo. O aumento no fluxo de sangue aumenta o fornecimento de nutrientes e oxigênio para os folículos capilares.
O remédio estimula também os folículos dormentes a entrar na fase de crescimento, prolongando a duração dessa fase. Ao ser aplicado, ele estimula o crescimento e diminui o afinamento dos fios. Além de aumentar a densidade e a espessura do cabelo.
Faça o acompanhamento com um especialista. Marque sua consulta hoje mesmo.
O minoxidil está disponível em duas formas: tópica e oral. A escolha pelo formato deve ser feita por um médico especialista como dermatologista ou clínico geral, de modo a atender as necessidades individuais de cada paciente.
A forma tópica pode ser encontrada em loção ou espuma, e é considerado o formato mais tradicional. Ele é aplicado diretamente no couro cabeludo. Geralmente a recomendação de uso é aplicar 1ml da solução diretamente nas áreas afetadas.
A aplicação deve ser feita duas vezes ao dia, no período da manhã e da noite. Para isso, o couro cabeludo e o cabelo devem estar completamente secos, a fim de garantir uma melhor absorção do produto.
A região não deve ser molhada por pelo menos 4 horas após a aplicação, para que o medicamento seja absorvido completamente. As mãos também devem ser lavadas após usá-la.
O uso oral tem ganhado popularidade, sendo considerado uma alternativa, pois tem uma absorção mais direta do sistema digestivo. A administração do remédio deve ser feita em doses baixas, observando o sexo, peso, idade e tipo de queda de cabelo da pessoa.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, citada pela Veja Saúde, a prescrição da medicação deve ser feita com cuidados. Posicionamento contrário da Sociedade Brasileira de Tricologia, que prefere não prescrever a medicação nesse formato.
A divergência existe pois o remédio é utilizado para tratar pressão alta (hipertensão) em doses mais altas. Ele pode causar riscos cardiovasculares como insuficiência cardíaca congestiva, edema periférico ou pulmonar.
As duas sociedades concordam que a automedicação é totalmente desaconselhada, principalmente por causa dos riscos.
A resposta para quanto tempo minoxidil faz efeito é que os resultados acontecem com o tempo de uso e exigem consistência. Os primeiros sinais de que o tratamento está sendo eficaz acontecem em aproximadamente 8 semanas.
Em 2 meses ocorre o crescimento de novos fios, ainda finos e claros. Efeitos mais relevantes e visíveis, como o aumento do quantitativo de cabelo costumam se manifestar entre 3 e 6 meses de uso contínuo da substância.
O cabelo também fica mais grosso e escuro durante esse período. Entre 4 meses e 1 ano o paciente chega ao máximo da recuperação.
Logo no início do tratamento pode ocorrer um fenômeno chamado shedding. O shedding é um aumento temporário da queda de cabelo, que geralmente acontece entre duas e oito semanas após começar a usar minoxidil.
Ele pode ser assustador, mas na verdade é um sinal de que o remédio está começando a agir. Os fios dormentes são forçados a cair para dar lugar a novos fios mais fortes.
A velocidade e intensidade da resposta do minoxidil varia de pessoa para pessoa. Um dos fatores que influenciam na eficácia do produto é o uso correto e contínuo.
Ele é mais eficaz em casos de perda de cabelo recente. Então o tratamento deve ser precoce, iniciado preferencialmente nos primeiros 5 anos após o começo da calvície. A resposta também é variável de acordo com o tipo de minoxidil.
Em alguns casos a formulação oral é mais eficiente e leva a uma melhor adesão do tratamento. O médico também pode aliar a terapêutica a outros medicamentos, como os bloqueadores hormonais. A combinação tem o objetivo de potencializar a eficácia do minoxidil.
Os efeitos colaterais variam de leve a mais sérios a depender da via de administração. O minoxidil tópico pode levar a hipertricose, crescimento de pelos indesejados fora do couro cabeludo, como no rosto. A reação é mais comum em mulheres.
Pode haver também reação local como coceira, irritação, ressecamento ou descamação do couro cabeludo (dermatite de contato). Além da queda de cabelo temporária, o shedding.
Já os efeitos adversos do minoxidil oral podem ser mais abrangentes, já que é um vasodilatador sistêmico. Reações cardiovasculares podem estar presentes, como: batimentos cardíacos mais acelerados (taquicardia), palpitações e dor no peito.
Em casos raros, a pericardite (inflamação do pericárdio, membrana que envolve o coração) pode acontecer. Tontura, dor de cabeça e queda de pressão também podem ser observados.
Especificamente a taquicardia e a pericardite, são efeitos descritos na utilização de doses para tratar a pressão alta resistente. Para a alopecia a dose recomendada é bem mais baixa.
Por isso a avaliação médica para a utilização da medicação é necessária. A atenção é maior em pacientes com problemas cardíacos ou hipertensão.
O minoxidil é um tratamento de manutenção. Se o uso for interrompido, o efeito no crescimento do cabelo será perdido.
A interrupção do tratamento resulta em um efeito reversível. O cabelo regenerado ou mantido pelo medicamento volta gradualmente ao estado antes do início do tratamento em cerca de três a quatro meses.
A descontinuação da substância deve ser feita de forma gradual e com orientação médica, visando prevenir uma perda rápida e repentina dos fios.
A pergunta quanto tempo minoxidil faz efeito tem uma resposta clara: os primeiros sinais surgem em cerca de 8 semanas. Os resultados significativos mesmo levam de 3 a 6 meses de uso contínuo.
Ele é eficiente para combater a queda de cabelo, mas exige paciência e consistência. A chave para o sucesso do tratamento não está apenas na aplicação do produto, mas também na adesão rigorosa ao esquema terapêutico.
Somente um profissional pode avaliar o caso de cada indivíduo, diagnosticar a causa da queda de cabelo e prescrever o melhor plano de uso.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
SCHIAVON, Fabiana. Minoxidil oral: bula, para que serve e como usar. Saúde / Abril. Publicado em 14 set. 2022; atualizado em 1 jul. 2024. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/minoxidil-oral-contra-calvicie-quais-sao-beneficios-e-riscos-envolvidos/. Acesso em: 21 nov. 2025.
Minoxidil: o que é, para que serve, quais os riscos e o que tem na bula. Saúde / Abril. Publicado em 19 dez. 2023. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/minoxidil/. Acesso em: 21 nov. 2025.
ELIAS, Dr. Márcio de Queiroz. Como usar minoxidil? Indicações, efeitos colaterais e mais!. Blog Neo Química. Publicado em 27 mar. 2025; atualizado em 05 nov. 2025. Disponível em: https://www.neoquimica.com.br/blog/tratamentos/como-usar-minoxidil-indicacoes-efeitos-colaterais-e-mais. Acesso em: 21 nov. 2025.
Minoxidil para que serve, como usar de forma correta e efeitos colaterais. O Globo. Publicado em 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2023/06/minoxidil-para-que-serve-como-usar-de-forma-correta-e-efeitos-colaterais.ghtml. Acesso em: 21 nov. 2025.
Minoxidil para que serve, como tomar, efeitos e bula completa. UOL VivaBem. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/saude/bula/minoxidil-para-que-serve-como-tomar-efeitos-e-bula-completa.htm. Acesso em: 21 nov. 2025.
SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia. Alopecia Areata. Disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/alopecia-areata/#:~:text=Embora%20a%20doen%C3%A7a%20n%C3%A3o%20seja,lidar%20com%20poss%C3%ADveis%20efeitos%20psicol%C3%B3gicos. Acesso em: 21 nov. 2025.
Minoxidil trata queda de cabelo e é mais eficaz para perdas recentes. UOL VivaBem. Publicado em 28 jan. 2025. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/01/28/minoxidil-trata-queda-de-cabelo-e-e-mais-eficaz-para-perdas-recentes.htm. Acesso em: 21 nov. 2025.
POPULARES EM TRATAMENTOS
Os conteúdos mais buscados sobre Tratamentos
O minoxidil estimula o crescimento capilar com resultados progressivos.Veja quando começa a fazer efeito e como garantir melhores resultados
Leia maisA progressão de um câncer é uma das maiores preocupações após o diagnóstico. Entenda o que influencia essa velocidade.
Leia maisSeu médico indicou uma cirurgia e você tem dúvidas? Entenda os fatores que levam a essa decisão e quando ela é a melhor opção.
Leia mais