07/05/2025
Revisado em: 07/05/2025
Médico é referência no diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias como asma, bronquite, enfisema e infecções nos pulmões
De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças relacionadas ao sistema respiratório levaram cerca de 121.443 vidas entre janeiro e setembro de 2024. Mais de 29 mil dessas mortes foram em decorrência de doenças crônicas das vias aéreas, como enfisema pulmonar e asma.
Essas e outras doenças crônicas são tratadas pelo pneumologista, médico que é treinado e capacitado para cuidar do sistema respiratório, acompanhando quem convive com doenças pulmonares e/ou deseja prevenir complicações mais sérias. Conheça a importância do seu trabalho e saiba quando buscar atendimento a seguir.
O pneumologista é o médico especialista em doenças que afetam o sistema respiratório. Isso inclui estruturas como os pulmões, os brônquios, a traqueia e a pleura. Além dessas regiões, os pneumologistas também avaliam o mediastino, área do corpo que se situa entre os pulmões.
Esse profissional atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças respiratórias, sejam agudas ou crônicas, como infecções, alergias, doenças ocupacionais e até quadros oncológicos.
Além disso, o médico também pode orientar sobre os impactos à saúde de hábitos como o tabagismo e a exposição crônica à poluição e a substâncias tóxicas.
O pneumologista é o médico capacitado a cuidar de doenças como:
Esse especialista também é capacitado para tratar doenças respiratórias causadas por exposição a agentes químicos ou poeiras inalatórias, muito comuns em ambientes industriais.
Além disso, o pneumologista também tem um papel importante no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória e sequelas no pulmão provocadas por infecções como a covid-19.
Tosse persistente, falta de ar, chiado no peito e dores torácicas são sintomas que merecem uma avaliação especializada, especialmente se já começam a afetar o dia a dia do indivíduo. Outros sintomas que precisam de avaliação médica incluem:
Pessoas que roncam muito, fumantes (especialmente acima dos 40 anos) e pacientes com doença respiratória crônica também devem procurar o especialista.
O pneumologista possui formação específica para diagnosticar e tratar doenças pulmonares com maior precisão. Já o clínico geral está capacitado a fazer o primeiro atendimento, especialmente em casos de infecções. No entanto, quadros persistentes ou mais complexos devem ser encaminhados ao especialista, ou seja, ao pneumologista.
A espirometria ou prova de função pulmonar é o exame que mede a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. É um exame considerado de fácil execução e indolor, realizado por um técnico certificado em espirometria e com laudo elaborado por um pneumologista.
Para realizar o exame, o indivíduo deve estar sentado e usar um clipe nasal para evitar que o ar entre ou saia pelo nariz. É colocado um aparelho em sua boca, chamado de pneumotacógrafo. Semelhante a um tubo, ele é capaz de medir a velocidade do ar que entra e sai do corpo do paciente.
Sob orientações do técnico, o paciente deve puxar o ar para dentro e expirar várias vezes até atingir os critérios de aceitabilidade e reprodutibilidade do teste.
Além da espirometria, outros exames que podem ser solicitados pelo pneumologista incluem:
Pacientes com doenças crônicas, como DPOC, asma ou fibrose pulmonar, por exemplo, necessitam de acompanhamento contínuo com o pneumologista. O objetivo é controlar os sintomas sempre que possível, prevenir crises e evitar a progressão da doença, quando for possível.
O acompanhamento deve ser regular e proativo, não se limitando apenas aos momentos de crise. A frequência das consultas varia conforme a gravidade e estabilidade da doença, podendo ser trimestral, semestral ou anual, mas seguir o plano de acompanhamento definido pelo médico é essencial para o controle eficaz da condição crônica.
A dificuldade súbita para respirar, acompanhada ou não de sintomas como dor intensa e súbita no peito (associada ou não à respiração), tontura e sudorese, configuram uma emergência médica.
Nesse caso, deve-se ligar para o 192 ou levar o paciente imediatamente para o pronto-socorro médico mais próximo para atendimento imediato.
Mas a procura por um pneumologista deve ser urgente em condições como:
O médico pneumologista trata doenças relacionadas ao sistema respiratório, como asma, bronquite, pneumonia, tuberculose, DPOC e apneia do sono, entre outras.
O que os pneumologistas fazem?
Realizam consultas, solicitam exames respiratórios, diagnosticam e tratam condições pulmonares agudas ou crônicas.
Sempre que houver sintomas respiratórios persistentes, como tosse prolongada, falta de ar ou chiado no peito.
A espirometria ou prova de função pulmonar é o exame com laudo elaborado por um pneumologista. O médico ainda pode solicitar outros exames, como raio-X de tórax, tomografia e broncoscopia.
POPULARES EM ESPECIALIDADES MÉDICAS
Os conteúdos mais buscados sobre Especialidades médicas
Tendinite no ombro: sintomas e como tratar
Inflamação dos tendões do manguito rotador, frequentemente ligada a movimentos repetitivos ou envelhecimento, causa dor e limita movimentos
Leia maisPneumologista: o que trata e quando consultar
Médico é referência no diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias como asma, bronquite, enfisema e infecções nos pulmões
Leia maisOftalmologista: quando ir e o que ele trata
Entenda quando buscar ajuda de um oftalmologista, quais especialidades esse profissional atende e as principais doenças tratadas por esse especialista.
Leia mais