Ícone
Logo Portal AméricasLogo Portal Américas Mobile
InícioSaúdeTratamentos

Lordose e hiperlordose: entenda as diferenças e possíveis tratamentos

Problemas na coluna necessitam de tratamento para melhora na qualidade de vida

Você já sentiu dores na coluna e o incômodo vai aumentando ao longo dos meses, mas nem sempre você sabe qual é o real motivo? A coluna vertebral tem uma curvatura natural na região lombar e cervical chamada de lordose, que desempenha um papel importante na nossa movimentação. Quando há alguma alteração nessa área, esse pode ser um dos motivos da dor na coluna.

lordose e hiperlordose

Essa curvatura chamada lordose, quando não é acentuada demais, é até normal, já quando ela é excessiva e impulsiona os glúteos para fora e a barriga para frente, é chamada de hiperlordose, condição que pode afetar a mobilidade da região atingida e prejudicar a qualidade de vida.

Nesses casos, é necessária a orientação e indicação de um tratamento médico, para que a qualidade de vida do paciente no dia a dia seja restabelecida.  

Nesse artigo, entenda o que é, as principais causas, como é feito o diagnóstico e o tratamento. Quem explica o assunto é o Dr. Rafael Ritter, médico ortopedista e especialista em patologias da coluna vertebral. Saiba mais!

O que é lordose?

A lordose é a curvatura natural da coluna vertebral que tem o desenvolvimento iniciado no corpo logo depois da formação das regiões cervical e lombar.  Essa estrutura existe pelo formato das vértebras individuais que fazem parte da coluna vertebral. 

No entanto, quando esta curvatura espinhal é aumentada, causa uma pressão ou tensão nessas áreas, consequentemente, provocando dor.

Conforme explica o Dr. Rafael Ritter, quando a lordose tem alterações do grau normal dessa curva (a lordose cervical 20 a 40 graus e lordose lombar 40 a 60 graus) pode indicar desvios na postura capazes de comprometer a movimentação da coluna na região atingida. Ela pode sofrer dois tipos de alterações diferentes, chamadas de:

Hiperlordose 

Quando há um aumento excessivo da curvatura para dentro, alterando a postura do glúteo, que fica mais para fora e também a barriga mais para frente.

Hipolordose

Quando há uma redução da curvatura, que a deixa um pouco mais reta do que deveria, nas regiões cervical e lombar.

Além disso, temos diferenças nos tipos de lordose de acordo com a região afetada. Veja:

  • Lordose cervical: caracterizada pela curvatura no pescoço, prejudicando a movimentação dele. 
  • Lordose lombar: acontece na curvatura da cintura – formando um ângulo semelhante a letra “c", facilmente observado quando a pessoa está de pé.

O que é hiperlordose?

A hiperlordose, portanto, é quando há um aumento em excesso da curvatura para dentro, mudando a postura do glúteo, deixando-o mais para fora e também a barriga mais para frente. 

Causas

Entre as principais causas dessa condição estão:

  • Má postura;
  • Discopatia degenerativa;
  • Lesão na região lombar;
  • Hérnia de disco;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Gestação.

Ela também pode ser provocada por uma distrofia muscular, causando a curvatura da coluna.

O que a hiperlordose pode causar?

Os principais sintomas da hiperlordose são:

  • Alteração na postura;
  • Coluna com curvatura;
  • Dor nas costas;
  • Dificuldade para movimentar a coluna;
  • Fraqueza no abdômen.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado pelo médico por meio de exame físico ortopédico minucioso. A curvatura alterada é facilmente identificada, no entanto, é necessária a realização de uma radiografia panorâmica da coluna vertebral para medir o grau da curvatura e verificar se há a presença da hiperlordose ou até mesmo a hipolordose.

Além disso, o médico poderá solicitar uma tomografia computadorizada e ressonância magnética para avaliar mais detalhadamente as informações e indicar o tratamento.

Qual é o tratamento para hiperlordose?

O tratamento é feito após o médico analisar o grau da lordose, a idade e as condições de saúde do paciente. 

O objetivo é diminuir as dores, para isso, poderá indicar medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e programa de reeducação postural. Em casos mais graves, pode indicar cirurgia, de acordo com avaliação de cada caso.

Para que o tratamento seja tranquilo, é necessário que o paciente entre em contato com o médico logo no início das dores. Dessa forma, você preserva seu bem-estar e cuida da sua saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

POPULARES EM TRATAMENTOS

Os conteúdos mais buscados sobre Tratamentos

Tratamentos para conjuntivite: veja o que funciona
Medicamentos

Tratamentos para conjuntivite: veja o que funciona

É preciso identificar a causa – viral, bacteriana ou alérgica –  para a escolha do colírio e demais cuidados

Leia mais
Miopia e astigmatismo: diferenças e tratamentos
Terapias alternativas

Miopia e astigmatismo: diferenças e tratamentos

Problemas visuais comuns, ambos podem ser corrigidos com óculos, lentes ou cirurgia

Leia mais
Entorse: o que são, causas e tratamentos eficazes
Fisioterapia

Entorse: o que são, causas e tratamentos eficazes

Os tipos mais comuns são no tornozelo, joelho, punho e cotovelo

Leia mais
Ver todos