Revisado em: 30/05/2025
Resuma este artigo com IA:
Saiba quais são as principais razões para esse problema e conheça medidas práticas para diminuir a retenção de líquidos em casa
O inchaço é um sintoma bastante comum que pode ter diversas causas, desde alterações na alimentação até condições de saúde que necessitam de acompanhamento médico. Ele acontece quando há um acúmulo excessivo de líquidos ou até mesmo gases no organismo, provocando sensação de peso e desconforto.

Também chamado de edema, o inchaço é ocorre quando há o acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos do corpo, causados por problemas na circulação ou processos inflamatórios. Ele pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais frequente nas mãos, nos pés e nas pernas.
No caso do inchaço abdominal, ele também pode ser provocado pela distensão provocada pelo excesso de gases presentes no intestino.
As causas mais comuns do inchaço incluem:
Embora o inchaço seja uma condição benigna na maioria dos casos, sim, ele pode ser um sinal de doença em alguns contextos. Doenças renais, hepáticas ou cardíacas, por exemplo, provocam problemas circulatórios que levam ao inchaço no corpo.
Se o inchaço vier acompanhado de outros sintomas, como dor, vermelhidão ou dificuldade para respirar, é importante buscar o pronto-atendimento para avaliar a condição de saúde do indivíduo e descartar problemas mais graves.
O inchaço deve ser avaliado por um médico quando:
Algumas mudanças simples em hábitos rotineiros podem ajudar a reduzir o inchaço, como:
Quando o inchaço é recorrente, é necessário tratar a sua causa original para que o problema seja resolvido. No entanto, algumas medidas podem auxiliar no manejo da condição, especialmente se ela for causada por uma doença crônica. São elas:
Ao investigar a causa do inchaço, o médico pode solicitar alguns exames, tais como:
Se o inchaço for persistente ou recorrente, afetar a qualidade de vida, causar desconforto físico e estético e/ou vier acompanhado de outros sintomas preocupantes, é recomendável procurar um especialista, como cardiologista, nefrologista ou angiologista.
Quando persiste por muitos dias; quando acontece frequentemente; ou quando surge de forma rápida e intensa e vem acompanhado de outros sintomas, dor e falta de ar.
Beber água (o volume pode variar de acordo com o seu peso, mas cerca de 2 litros por dia), reduzir o consumo de sódio e sal, praticar exercícios e consumir alimentos diuréticos são medidas que ajudam a aliviar o inchaço.
As principais causas incluem retenção de líquidos, alimentação rica em sódio, sedentarismo, alterações hormonais e problemas circulatórios.
O excesso de sódio na dieta, a desidratação (especialmente em dias muito quentes), alterações hormonais e doenças renais ou cardíacas podem levar à retenção de líquidos e ao inchaço corporal.
POPULARES EM SINTOMAS
Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas
Conheça os sintomas de HIV no homem, como o vírus é transmitido e por que os sinais podem ser confundidos com gripe. Veja as fases da infecção
Leia maisOs primeiros sinais de HIV podem ser confundidos com uma gripe. Mas no corpo feminino, há alertas específicos
Leia maisUma dor de barriga pode ser mais séria. Conheça os sinais de apendicite infantil e saiba quando procurar um médico
Leia mais