25/02/2025
Revisado em: 03/06/2025
As descobertas na área de imunoterapia vêm revolucionando como os especialistas encaram as possibilidades de tratamento do câncer.
O assunto ganhou ainda mais destaque quando os imunologistas James P. Allison e Tasuku Honjo receberam o Prêmio Nobel de Medicina em 2018, fortalecendo a técnica como uma das mais indicadas para se considerar no combate à doença.
Segundo o Dr. Frederico Müller, oncologista, trata-se de um grupo de medicamentos, chamados de imunoterápicos, que ajuda o sistema imunológico do paciente a rastrear e encontrar as células cancerígenas, colocando o próprio corpo para combatê-las.
“A imunoterapia pode agir de três formas diferentes: estimulando o aumento do número de células de defesa, o que eleva a quantidade de \'soldados\' no combate às células inimigas; reduzindo o \'freio\' do sistema imunológico, de modo que a intensidade da resposta imunológica seja estimulada; e modificando as células de defesa do organismo.”, explica o especialista.
Atualmente, a principal forma de ação da técnica é inibir as moléculas especializadas que freiam o sistema imunológico. Essas moléculas são defesas do corpo, importantes para evitar doenças autoimunes.
Porém, as células tumorais usam essa defesa natural do corpo para se “esconder” do sistema imune. Então, o tratamento reconhece as células malignas, detectando o câncer como uma ameaça e promovendo o controle e a eliminação da doença.
Hoje em dia, existem diferentes maneiras para realizar a imunoterapia, visando auxiliar na melhoria de vida dos pacientes que fazem os procedimentos.
Veja quais são:
São proteínas desenvolvidas em laboratório. Seu objetivo é evitar que o sistema imunológico ‘ataque’ células saudáveis no organismo.
O procedimento visa utilizar o sistema imunológico do próprio indivíduo para combater as células cancerígenas.
Elas têm o intuito de estimular o sistema imunológico para atacar células tumorais. A sua eficácia ainda é investigada com cautela.
É extremamente importante que o paciente procure ajuda médica e siga as orientações necessárias. O tratamento com imunoterapia é eficaz, mas cada caso possui um quadro clínico específico.
POPULARES EM TRATAMENTOS
Os conteúdos mais buscados sobre Tratamentos
Existem diversas opções de tratamentos para enxaqueca, desde medicamentos específicos até mudanças no estilo de vida.
Leia maisÉ preciso identificar a causa – viral, bacteriana ou alérgica – para a escolha do colírio e demais cuidados
Leia maisProblemas visuais comuns, ambos podem ser corrigidos com óculos, lentes ou cirurgia
Leia mais