25/02/2025
Revisado em: 24/04/2025
As descobertas na área de imunoterapia vêm revolucionando como os especialistas encaram as possibilidades de tratamento do câncer.
O assunto ganhou ainda mais destaque quando os imunologistas James P. Allison e Tasuku Honjo receberam o Prêmio Nobel de Medicina em 2018, fortalecendo a técnica como uma das mais indicadas para se considerar no combate à doença.
Segundo o Dr. Frederico Müller, oncologista, trata-se de um grupo de medicamentos, chamados de imunoterápicos, que ajuda o sistema imunológico do paciente a rastrear e encontrar as células cancerígenas, colocando o próprio corpo para combatê-las.
“A imunoterapia pode agir de três formas diferentes: estimulando o aumento do número de células de defesa, o que eleva a quantidade de \'soldados\' no combate às células inimigas; reduzindo o \'freio\' do sistema imunológico, de modo que a intensidade da resposta imunológica seja estimulada; e modificando as células de defesa do organismo.”, explica o especialista.
Atualmente, a principal forma de ação da técnica é inibir as moléculas especializadas que freiam o sistema imunológico. Essas moléculas são defesas do corpo, importantes para evitar doenças autoimunes.
Porém, as células tumorais usam essa defesa natural do corpo para se “esconder” do sistema imune. Então, o tratamento reconhece as células malignas, detectando o câncer como uma ameaça e promovendo o controle e a eliminação da doença.
Hoje em dia, existem diferentes maneiras para realizar a imunoterapia, visando auxiliar na melhoria de vida dos pacientes que fazem os procedimentos.
Veja quais são:
São proteínas desenvolvidas em laboratório. Seu objetivo é evitar que o sistema imunológico ‘ataque’ células saudáveis no organismo.
O procedimento visa utilizar o sistema imunológico do próprio indivíduo para combater as células cancerígenas.
Elas têm o intuito de estimular o sistema imunológico para atacar células tumorais. A sua eficácia ainda é investigada com cautela.
É extremamente importante que o paciente procure ajuda médica e siga as orientações necessárias. O tratamento com imunoterapia é eficaz, mas cada caso possui um quadro clínico específico.
POPULARES EM TRATAMENTOS
Os conteúdos mais buscados sobre Tratamentos
Pomada para hemorroida: veja algumas opções disponíveis
Veias dilatadas localizadas no reto ou ânus causam dor e inchaço na região anal, além de sangramentos durante as evacuações
Leia maisEntorse: o que são, causas e tratamentos eficazes
Os tipos mais comuns são no tornozelo, joelho, punho e cotovelo
Leia maisEntorse de tornozelo: como tratar e prevenir novas lesões
Lesão pode ser classificada em três diferentes graus conforme a gravidade
Leia mais