04/04/2025
Revisado em: 24/04/2025
Saiba quais doenças são tratadas, sintomas de alerta e como é a consulta com o especialista
Se você sentir qualquer desconforto abdominal ou sinal de alteração no seu funcionamento digestivo, o médico a ser procurado é o gastroenterologista.
Este profissional pode fazer o diagnóstico e propor a melhor conduta, que pode ir desde ajustes simples na dieta até tratamentos mais complexos.
O gastroenterologista é o médico especialista no sistema digestivo, responsável por diagnosticar, tratar e prevenir doenças que afetam órgãos como esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, pâncreas e vias biliares.
A atuação do gastroenterologista abrange uma variedade de doenças e condições, que podem afetar diferentes partes do sistema digestivo. Entre as principais estão:
Os sinais que sugerem a necessidade de uma avaliação com um gastroenterologista podem variar de pessoa para pessoa. Mas existem sintomas comuns que podem indicar problemas no sistema digestivo. Entre eles, temos:
Vale lembrar que pessoas com parentes de primeiro grau que tiveram câncer de esôfago, estômago, intestino, fígado ou pâncreas devem ter acompanhamento regular com um gastroenterologista para rastreamento da doença.
A consulta com o gastroenterologista começa com uma conversa detalhada sobre o histórico médico do paciente, incluindo seus sintomas, hábitos alimentares, histórico familiar de doenças digestivas e medicamentos em uso.
O médico então deve realizar um exame físico, que pode incluir a palpação do abdômen para verificar se há sensibilidade ou massas anormais.
Com base nisso, o gastroenterologista poderá solicitar exames complementares para auxiliar no diagnóstico. A participação ativa do paciente, relatando seus sintomas de forma clara e respondendo às perguntas do médico, é fundamental para um diagnóstico preciso.
Após a avaliação inicial, o gastroenterologista pode solicitar uma série de exames para identificar a causa dos sintomas. Alguns dos exames mais comuns incluem:
Existem situações que exigem uma procura urgente por um gastroenterologista. Entre os casos que demandam atenção imediata, podemos destacar:
Cuidar da saúde digestiva é sobretudo cuidar da alimentação. E isso fazemos investindo em bons hábitos como:
Além disso, também é preciso:
Além disso, é preciso seguir as orientações médicas para exames de rotina, como a colonoscopia para rastreamento do câncer de cólon e reto.
Você deve procurar um gastroenterologista se apresentar sintomas digestivos persistentes ou recorrentes, como dor abdominal, azia, refluxo, dificuldade para engolir, náuseas, vômitos, diarreia, constipação, sangue nas fezes, inchaço abdominal, perda de peso inexplicada ou alteração da cor das fezes ou urina. Também é importante procurar um gastroenterologista para exames preventivos, especialmente se tiver histórico familiar de câncer gastrointestinal.
O gastroenterologista trata doenças do sistema digestivo, que inclui órgãos como esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, pâncreas e vias biliares. As condições mais comuns tratadas por este especialista incluem refluxo gastroesofágico, gastrite, úlcera péptica, síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias intestinais, hepatites virais, doença celíaca, pancreatite e câncer do aparelho digestivo.
A função do gastroenterologista é diagnosticar, tratar e prevenir doenças do sistema digestivo. Isso envolve a realização de exames, prescrição de medicamentos, orientação sobre mudanças no estilo de vida e na dieta, e acompanhamento dos pacientes para garantir a eficácia do tratamento e prevenir recorrências. O gastroenterologista também desempenha um papel importante na prevenção de doenças digestivas através de exames de rotina e orientações preventivas.
Não hesite em procurar um gastroenterologista se você apresentar sintomas digestivos persistentes ou recorrentes. Um diagnóstico precoce e um tratamento adequado podem prevenir complicações. O gastroenterologista é o especialista mais indicado para avaliar sintomas relacionados ao sistema digestivo, diagnosticar a causa do problema e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso
O gastroenterologista realiza uma variedade de exames para diagnosticar doenças digestivas, incluindo endoscopia digestiva alta, colonoscopia, ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada, ressonância magnética, exames de sangue, exames de fezes, biópsias, manometria esofágica, pHmetria e cápsula endoscópica. A escolha dos exames dependerá dos sintomas do paciente e da suspeita diagnóstica do médico.
POPULARES EM ESPECIALIDADES MÉDICAS
Os conteúdos mais buscados sobre Especialidades médicas
Proctologista: o que faz e quando procurar um especialista
Médico é especializado na parte final do intestino, tratando condições como hemorroidas, fissura anal e diarreia
Leia maisGinecologista obstetra: conheça as áreas de atuação do especialista e quando buscar
Entenda como o ginecologista obstetra pode ajudar na saúde da mulher e da gestante e quando é necessário consultar o especialista.
Leia maisGastroenterologista: o que faz e quando consultar um especialista
Saiba quais doenças são tratadas, sintomas de alerta e como é a consulta com o especialista
Leia mais