Ícone
InícioSaúdeEspecialidades médicas

Resuma este artigo com IA:

Ícone

Gastroenterologista cuida do fígado? Entenda qual médico procurar e quando

Afinal, qual a relação entre o gastro e a saúde do fígado e quando o especialista certo é o hepatologista? Esclareça suas dúvidas.

gastro cuida do fígado1.jpg

Aquela sensação de peso no lado direito do abdômen, um resultado de exame de sangue alterado ou simplesmente a preocupação com os efeitos de um estilo de vida pouco saudável. Esses são gatilhos comuns que levam muitas pessoas a uma dúvida fundamental: qual médico procurar para avaliar a saúde do fígado?

O que faz um gastroenterologista?

O gastroenterologista é o médico especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam todo o aparelho digestivo. Este sistema complexo não se resume apenas ao estômago e intestino.

Ele abrange uma série de órgãos vitais para a digestão e absorção de nutrientes. Este profissional também atua na avaliação de exames de endoscopia por cápsula, que verificam a limpeza da mucosa do intestino delgado. Entre os órgãos tratados por este profissional estão:

  • Esôfago
  • Estômago
  • Intestino delgado e grosso
  • Pâncreas
  • Vesícula biliar
  • Fígado

Assim, condições como gastrite, refluxo, doença de Crohn, intolerâncias alimentares e síndromes intestinais estão sob a alçada da gastroenterologia.

O fígado faz parte do sistema digestório?

Sim, o fígado é um dos maiores e mais importantes órgãos do corpo humano, desempenhando um papel central no sistema digestório. Ele atua como uma glândula anexa, produzindo a bile, uma substância essencial para a digestão de gorduras que é armazenada na vesícula biliar.

Além disso, o fígado é fundamental para metabolizar nutrientes, desintoxicar o sangue e produzir proteínas. Por sua conexão direta com o processo digestivo, a saúde hepática é um componente integral da gastroenterologia.

Então, o gastroenterologista pode tratar doenças do fígado?

A resposta direta é sim. O gastroenterologista possui formação e competência para diagnosticar e tratar uma vasta gama de doenças hepáticas, especialmente em seus estágios iniciais ou quando se manifestam com sintomas digestivos gerais.

De fato, o gastroenterologista é frequentemente procurado para cuidar de problemas no fígado, como a elevação de enzimas e outras doenças hepáticas. Eles são considerados, em conjunto com os hepatologistas, os principais especialistas na coordenação do tratamento de condições como a esteato-hepatite não alcoólica (NASH).

Cuide da saúde do seu fígado com quem entende do assunto. Agende sua consulta com um hepatologista.

Hospital

Localização

Agendamento

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo-SP

 

Fale conosco e agende sua consulta

Hospital Nove de Julho - Bela Vista

Rua Peixoto Gomide, 236 - Bela Vista - São Paulo-SP

Hospital Nossa Senhora do Carmo

R. Jaguaruna, 105 - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ

Fale conosco e agende sua consulta

Hospital e Maternidade Santa Lúcia

R. Cap. Salomão, 27 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

Fale conosco e agende sua consulta

Complexo Hospitalar de Niterói

Tv. Lasalle, 12 - Centro - Niterói-RJ

Fale conosco e agende sua consulta

A importância desses profissionais é notável: a maior presença de gastroenterologistas em uma região tem sido associada à redução na mortalidade por doenças hepáticas relacionadas ao álcool. Condições frequentemente tratadas pelo gastro incluem:

  • Esteatose hepática: o acúmulo de gordura no fígado, uma das doenças hepáticas mais comuns atualmente.
  • Hepatites virais agudas e crônicas: investigação inicial e acompanhamento de casos de hepatite A, B e C.
  • Lesões hepáticas por medicamentos: avaliação de danos ao fígado causados pelo uso de remédios.
  • Alterações em exames de sangue: investigação de enzimas hepáticas elevadas, como TGO e TGP.

Qual é a diferença entre gastroenterologista e hepatologista?

A principal diferença reside no nível de especialização. Embora ambos atuem no campo das doenças digestivas, com o gastroenterologista sendo o especialista em geral, o hepatologista optou por se aprofundar exclusivamente no estudo e tratamento das doenças do fígado e das vias biliares. O hepatologista é, portanto, um subespecialista.

É uma relação semelhante à do cardiologista (médico do coração) e do arritmologista (especialista em arritmias cardíacas). Um é mais geral, enquanto o outro é focado em problemas mais específicos daquela área.

Especialista

Foco Principal

Exemplos de Condições Tratadas

 

Gastroenterologista

Todo o aparelho digestivo

Gastrite, refluxo, esteatose hepática, doenças intestinais, investigação inicial de hepatites.

Hepatologista

Fígado, vias biliares e pâncreas

Cirrose, hepatites crônicas complexas, câncer de fígado, doenças autoimunes do fígado, avaliação para transplante.

Quando devo procurar um hepatologista em vez de um gastro?

Geralmente, o próprio gastroenterologista encaminha o paciente ao hepatologista quando o caso exige um acompanhamento mais específico. No entanto, você pode ser orientado a procurar diretamente um hepatologista em situações como:

  • Diagnóstico confirmado de uma doença hepática crônica, como cirrose ou hepatite C.
  • Doenças hepáticas de origem autoimune ou genética.
  • Suspeita ou diagnóstico de tumores no fígado.
  • Necessidade de avaliação para um transplante hepático.
  • Casos que não respondem ao tratamento inicial proposto pelo gastro.

Quais exames avaliam a saúde do fígado?

A investigação da saúde hepática começa com a avaliação clínica e o histórico do paciente. A partir daí, o médico pode solicitar exames complementares para confirmar ou descartar um diagnóstico.

Os principais exames incluem análises de sangue, que medem os níveis de enzimas hepáticas (TGO, TGP, GGT), bilirrubinas e a função de coagulação. Além disso, exames de imagem como a ultrassonografia de abdômen são frequentemente utilizados para visualizar a estrutura do fígado e identificar alterações como o acúmulo de gordura.

É fundamental que esses exames sejam sempre solicitados e interpretados por um médico qualificado.

Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.

Bibliografia

JU, J. et al. Clean mucosal area detection of gastroenterologists versus artificial intelligence in small bowel capsule endoscopy. Medicine, fev. 2023. Disponível: https://journals.lww.com/md-journal/fulltext/2023/02100/clean_mucosal_area_detection_of.15.aspx. Acesso em: 12 nov. 2025.

LEE, B. P.; DODGE, J. L.; TERRAULT, N. A. Geographic density of gastroenterologists is associated with decreased mortality from alcohol-associated liver disease. Clinical gastroenterology and hepatology : the official clinical practice journal of the American Gastroenterological Association, Ago. 2022. Disponível: https://www.cghjournal.org/article/S1542-3565(22)00719-4/fulltext. Acesso em: 12 nov. 2025.

MURAYAMA, A. et al. Cross-sectional analysis of pharmaceutical payments to Japanese board-certified gastroenterologists between 2016 and 2019. BMJ Open, abr. 2023. Disponível: https://bmjopen.bmj.com/content/13/4/e068237. Acesso em: 12 nov. 2025.

RINELLA, M. et al. Nonalcoholic steatohepatitis medical patient journey from the perspective of hepatologists, gastroenterologists and patients: a cross-sectional survey. BMC Gastroenterology, 10 jul. 2022. Disponível: https://bmcgastroenterol.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12876-022-02410-x. Acesso em: 12 nov. 2025.

SANKARARAMAN, S. et al. Collaboration between registered dietitians and gastroenterologists in cystic fibrosis care: results of an international cross‐sectional survey. Nutrition in Clinical Practice, out. 2024. Disponível: https://aspenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ncp.11219. Acesso em: 12 nov. 2025.

Ícone do WhatsAppÍcone do Facebook
Ícone do WhatsAppÍcone médicoAgende sua consulta