Revisado em: 04/06/2025
Resuma este artigo com IA:
Entorse no joelho é uma lesão resultante de uma torção ou movimento brusco. O médico mais indicado para procurar é um ortopedista.
A entorse no joelho é uma das lesões mais comuns entre atletas e indivíduos ativos, mas também pode ocorrer em situações cotidianas, como um tropeço ou uma queda.

Diante da situação, você pode se perguntar: "E agora, o que eu faço?", "Como é feito o tratamento?", "O tempo de recuperação é longo?".
Visando responder essas e outras perguntas, te convidamos a continuar a leitura
Entorse no joelho é uma lesão resultante de uma torção ou movimento brusco rotacional e que pode afetar:
A lesão pode ser causada por impacto direto ou por uma torção espontânea, afetando diferentes estruturas do joelho dependendo da natureza e da magnitude do trauma.
A entorse pode ser classificada de muitas maneiras. Uma forma simples pode ser a divisão em três categorias a depender dos sintomas. São elas:
A entorse no joelho acontece por causa de um movimento brusco ou torção, especialmente em atividades esportivas que envolvem movimentos rotacionais do joelho, sendo o mais comum o futebol.
Ela pode ser trauma direito, originada por um contato físico, como uma colisão com outro jogador, ou por trauma indireto, quando o jogador torce o joelho por conta própria. A natureza e direção do trauma determinam quais estruturas do joelho são afetadas.
A entorse do joelho é uma lesão causada por torção, podendo ser devido a impactos ou movimentos espontâneos.
Por outro lado, a luxação é um deslocamento grave da articulação, que normalmente leva à ruptura de vários ligamentos, sendo mais comum em acidentes de trânsito de maior energia do que em esportes.
Um caso de entorse grave pode levar a uma luxação, que acontece quando existe uma lesão de mais de dois ligamentos importantes do joelho e que leva a uma perda da congruência articular.
Os sintomas mais comuns de uma entorse incluem:
O médico mais indicado para procurar é um ortopedista, preferencialmente um especialista em ortopedia do joelho.
Caso a lesão tenha origem esportiva, um ortopedista com especialização em medicina do esporte seria o mais indicado.
O diagnóstico de entorse no joelho é feito da seguinte forma:
Diante da história e dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, o médico faz a hipótese das lesões mais prováveis.
Com ele, o especialista consegue verificar a presença das lesões ligamentares e do menisco por meio de testes específicos.
No entanto, em algumas ocasiões, esse teste pode ser adiado se o joelho estiver muito dolorido ou se houver inchaço e espasmo muscular significativo.
Os exames envolvem a radiografia, que geralmente é feita para verificar a presença de fraturas ósseas, e a ressonância Magnética (RM) que pode ser necessário se houver suspeita de lesão de ligamentos, menisco e cartilagem.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o tratamento é determinado com base no diagnóstico específico de cada caso e deve ficar a critério do especialista.
Lesões leves a moderadas no joelho são geralmente tratadas primeiro com o método PRICE:
Além disso, podem ser necessários:
O tempo de recuperação total de uma entorse no joelho irá variar a depender da gravidade da lesão e do tratamento adotado.
De modo geral, pode demorar dias ou poucas semanas para entorses leves sem lesões significativas ou meses para entorses que necessitam cirurgia.
NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES