19/08/2025
Revisado em: 19/08/2025
O incômodo pode ser causado por uma série de fatores. Fique atento.
Sentir dor de barriga é algo que pode acontecer com qualquer pessoa. Às vezes, é algo passageiro, causado por uma refeição mais pesada. Em outras, pode ser o sinal de que algo mais sério está acontecendo. Nessa hora, é comum se perguntar: dor de barriga, o que fazer?
Nem sempre é fácil identificar o motivo do incômodo, mas observar os sintomas com atenção ajuda a entender o que está acontecendo no corpo. Em muitos casos, o desconforto melhora com repouso, alimentação leve e bastante água. Mas, se a dor não passa ou vem acompanhada de outros sinais é importante ficar atento e buscar orientação médica.
As causas da dor abdominal são variadas. Ela pode estar ligada ao funcionamento do intestino, do estômago, da vesícula, do fígado ou até de outros órgãos do sistema digestivo.
Veja algumas das causas mais comuns:
Tanto a intensidade quanto a duração da dor ajudam a entender o que pode estar por trás do problema. Em situações mais leves, dá para tomar algumas medidas em casa mesmo para aliviar.
É comum tentar resolver em casa primeiro. Por isso, antes de ir ao médico a pessoa se pergunta “dor de barriga, o que fazer?”.
Em casos leves, algumas atitudes simples costumam ajudar:
Se a dor for leve, o uso pontual de medicamentos podem ajudar. Mas o ideal é sempre conversar com um médico antes de tomar qualquer remédio, principalmente se a dor não for cessada.
Abaixo, veja situações em que a dor não deve ser ignorada:
Crianças, grávidas e idosos precisam de atenção redobrada. Mesmo quadros mais simples podem evoluir rapidamente, e a desidratação é um risco maior nesses grupos. Por isso, em caso de dor abdominal, o melhor é buscar orientação médica.
A dor de barriga nem sempre é motivo para preocupação, mas é importante saber ouvir o corpo. Descanso, boa hidratação e alimentação leve costumam resolver a maioria dos casos. No entanto, se a dor se prolonga, se intensifica ou vem com outros sintomas, é melhor não esperar.
A dúvida sobre dor de barriga, o que fazer é comum, mas tentar resolver por conta própria, sem orientação, pode atrasar o diagnóstico de um problema mais sério. Observar os sinais e buscar ajuda no momento certo pode evitar complicações e garantir um tratamento eficaz.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BUSCOPAN. Aprenda como aliviar dor na barriga: chega de sofrer. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/blog/alivio/aprenda-como-aliviar-dor-na-barriga-chega-de-sofrer. Acesso em: 7 ago. 2025.
NEO QUÍMICA. Dor na barriga como se fosse cólica: é grave? Disponível em: https://www.neoquimica.com.br/blog/dores/dor-na-barriga-como-se-fosse-colica-e-grave. Acesso em: 7 ago. 2025.
VENCER O CÂNCER. Dor abdominal: causas, sintomas e tratamentos. Disponível em: https://vencerocancer.org.br/dor-abdominal. Acesso em: 7 ago. 2025.
POPULARES EM SINTOMAS
Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas
Entenda como o refluxo se manifesta, desde a azia até a tosse crônica, e saiba quando os sintomas podem indicar algo mais sério.
Leia maisSintomas persistentes de exaustão e desânimo podem indicar burnout, e não apenas estresse. Saiba como identificar os sinais e quando buscar ajuda.
Leia maisDor de cabeça, febre e cansaço? Saiba como identificar os sintomas de virose e quando buscar ajuda. Continue lendo!
Leia mais