Resuma este artigo com IA:
O complexo vitamínico B12 pode ser encontrado em alimentos de origem animal. Vegetarianos e veganos devem realizar suplementação. Confira as dicas da especialista.
Com certeza, você já ouviu falar que o nosso corpo necessita de vitaminas para sobreviver. Neste caso específico, falaremos sobre o complexo vitamínico B12, fundamental para diversos processos no nosso organismo.
Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 é um nutriente que age na formação da estrutura do nosso DNA, dos neurônios, das células sanguíneas e na manutenção da bainha de mielina (estrutura que protege as células nervosas).
Além disso, o complexo vitamínico B12 possui uma função importante no metabolismo das gorduras. Porém, o corpo humano não consegue produzi-la sozinho. Sendo assim, é necessário obtê-la por meio da alimentação ou de suplementação indicada.
Segundo dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), de 2019, foi apontado que, entre crianças menores de 5 anos, mais de 14% possuem deficiência de complexo de vitamina B12. Entre adultos com mais de 65 anos, o índice ultrapassa os 15%.
A Dra. Juliana Tepedino, explica os principais sinais e sintomas da deficiência de complexo vitamínico B12 no organismo.
O principal fator para esse déficit de cobalamina é a anemia, da qual o indício mais frequente é a fadiga. Confira os outros sintomas comuns da falta de vitamina B12:
Atenção! Caso sinta qualquer um desses sintomas, busque ajuda médica. O diagnóstico precoce é primordial.
Os alimentos ricos em complexo vitamínico B12 são de origem animal, principalmente frutos do mar e carne vermelha. Para que o organismo não sofra insuficiência, é necessária uma refeição que possua ingredientes ricos nesse micronutriente.
Veja alguns exemplos de alimentos e a quantidade de vitamina presente em porção de 100g:
Os nutrientes derivados dos alimentos de origem animal são muito importantes para o funcionamento do nosso organismo. É indispensável consumi-los para manter a boa regulação das vitaminas no corpo.
Para as pessoas que seguem o estilo de vida vegano ou vegetariano, é essencial realizar a suplementação do complexo vitamínico B12 e também incluir nas refeições cereais e alimentos fortalecidos com o nutriente.
Existem casos específicos que exigem maior atenção e, nesses casos, é necessário utilizar a vitamina B12 injetável. Essa prática é recomendada para pacientes que:
O uso de vitamina B12 injetável é indicado para casos delicados. Por isso, o acompanhamento médico é ainda mais essencial nessas situações.
A vitamina B12 é medida em microgramas. Para adultos, a recomendação de consumo diário é de 2,8 mcg de cobalamina. Para as gestantes, o consumo é de 2,6 mcg, e lactantes (mulheres que amamentam), recomenda-se 2,8 mcg de complexo vitamínico B12 por dia. Em exames, os valores normais variam de 200 a 900 pg/mL.
Segundo a Dra. Juliana, assim como não há evidências de que a falta de vitamina B12 cause aumento de peso, também não é possível afirmar que sua suplementação combate a obesidade.
Como o complexo vitamínico B12 participa do metabolismo e da produção de energia do corpo, a insuficiência da cobalamina pode causar fadiga e formigamento, favorecendo a inatividade física.
Para as pessoas saudáveis e sem deficiência de cobalamina, o complexo vitamínico B12 alcançado por meio dos alimentos é suficiente e deve ser sempre a primeira escolha. Já para aqueles que precisam de uma suplementação, a Dra. Juliana explica que “evidências mais recentes sugerem melhores resultados com a B12 em sua forma ativa, a metilcobalamina”.
A metilcobalamina é uma forma ativa do complexo vitamínico B12, que é utilizada diretamente pelo organismo nas funções biológicas, sobretudo no sistema nervoso e na formação das células sanguíneas.
A melhor maneira de obter um diagnóstico completo e também prevenir alterações é por meio de consultas médicas frequentes. Para identificar se o complexo vitamínico B12 está alto ou baixo, a avaliação é feita por meio de exame de sangue e pela dosagem de vitamina B12 sérica, junto a exames como hemograma, homocisteína e ácido metilamônico.
O acompanhamento médico constante e exames de rotina atualizados são os principais aliados para manter o complexo vitamínico normalizado. Realizando os procedimentos necessários, é possível identificar rapidamente caso haja deficiência de cobalamina, auxiliando no tratamento mais eficaz.
POPULARES EM SUPLEMENTOS
Os conteúdos mais buscados sobre Suplementos
Quer otimizar seus treinos? Conheça os suplementos para ganho de massa muscular que realmente funcionam e como usá-los com segurança. Leia mais!
Leia maisQuer melhorar seu foco e memória? Conheça os suplementos que podem auxiliar sua função cerebral e saiba mais sobre como usá-los com segurança.
Leia maisO whey protein pode causar efeitos colaterais como gases e acne. Entenda os riscos do consumo excessivo e saiba como se prevenir. Continue lendo.
Leia mais