Ícone
Logo Portal AméricasLogo Portal Américas Mobile
InícioSaúdeSaúde do homem

Como evitar câncer de próstata e reduzir os riscos com atitudes simples

Praticar hábitos saudáveis e realizar exames com regularidade pode ajudar a identificar alterações precocemente e reduzir riscos associados ao câncer de próstata.

Como evitar câncer de próstata1.jpg

 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, principalmente após os 50 anos. Quando descoberto no início, as chances de ter um tratamento bem-sucedido são maiores. Por isso é importante saber como prevenir a doença e como cuidar melhor da saúde masculina.

O que é e como evitar câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que fica logo abaixo da bexiga. O câncer nessa região costuma evoluir lentamente e, nas fases iniciais, pode não ter sintomas aparentes, o que torna ainda mais importante manter a atenção à saúde masculina.

Mesmo assim, segundo o Ministério da Saúde, os exames preventivos não são indicados de forma rotineira para homens sem sintomas. A recomendação vale para quem tem histórico familiar da doença ou outros fatores de risco. São essas pessoas que devem conversar com o médico sobre a necessidade de avaliação.

Não existe uma fórmula exata sobre como evitar câncer de próstata, mas algumas medidas são frequentemente recomendadas como preventivas. 

Entre elas:

  • evitar o consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas;
  • incluir frutas, vegetais, peixes e alimentos ricos em antioxidantes na alimentação;
  • manter o peso corporal adequado;
  • praticar atividades físicas regularmente;
  • reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar.

Essas medidas estão ligadas a uma melhor qualidade de vida e podem ajudar na prevenção do problema, mesmo que elas não deem garantia de que o homem não terá câncer de próstata.

A partir de que idade o homem deve se prevenir?

A recomendação do Ministério da Saúde é para homens com fatores de risco, como histórico familiar ou sobrepeso, conversem com o médico sobre exames preventivos a partir dos 45 anos. Já os demais podem considerar essa avaliação por volta dos 50 anos.

Essas recomendações não incluem não apenas os exames, mas mudanças no estilo de vida que podem ser iniciadas desde cedo.

O exame de toque ainda é necessário?

O exame de toque retal ainda é uma das maneiras mais seguras de avaliar a próstata, como indica o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele ajuda o médico a identificar endurecimentos, nódulos ou diferenças no tamanho da glândula que podem indicar a presença de um tumor.

Mesmo com o preconceito que ainda existe, o exame é rápido, não dói e pode salvar vidas quando feito regularmente. 

Além desse exame, há outros testes que completam essa avaliação, como veremos a seguir.

Existe exame de sangue para detectar alterações?

exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é um dos principais exames laboratoriais para identificar possíveis alterações na próstata. Ele mede a concentração dessa substância no sangue, que pode estar elevada em casos de inflamação, hiperplasia benigna ou câncer.

Por isso, o PSA não substitui o exame de toque, mas o complementa. Vale lembrar que outros fatores também podem influenciar o resultado, e só um médico poderá interpretar os dados de maneira correta.

Se a ideia é cuidar melhor da saúde e saber como evitar câncer de próstata, vale incluir o PSA na sua lista de exames laboratoriais masculinos, conforme orientação do seu médico.

Há fatores genéticos envolvidos?

O histórico familiar conta muito. Homens que têm pai ou irmãos que tiveram câncer de próstata correm mais risco de desenvolver a doença. 

Se esse é o seu caso e você quer saber como evitar o câncer de próstata, o ideal é manter um acompanhamento médico regular. A genética é apenas um dos aspectos. A alimentação desregulada, sedentarismo e obesidade também aumentam os riscos, o que reforça a importância de um estilo de vida equilibrado.

Quando procurar um urologista?

O acompanhamento com um urologista deve começar, de preferência, entre os 45 a 50 anos, dependendo dos fatores de risco. Mas, se surgirem sintomas como dificuldade para urinar, dor na região pélvica ou sangue na urina, é importante buscar ajuda médica quanto antes.

A prevenção vai além dos exames. Envolve conversar com o médico, tirar dúvidas e acompanhar de perto a saúde da próstata.

Na dúvida, fale sempre com o seu médico e siga as orientações. Você pode entender melhor quando fazer o exame de próstata e tirar algumas dúvidas

Mesmo que não exista uma fórmula exata para evitar a doença, manter hábitos saudáveis e fazer o acompanhamento médico faz toda a diferença.

Ao longo da vida, esses cuidados ajudam na detecção precoce e aumentam as chances de um tratamento bem-sucedido. A informação e a prevenção continuam sendo as melhores aliadas da saúde masculina.

 

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Saúde. Diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata-possibilita-melhores-resultados-no-tratamento. Acesso em: 25 jul. 2025.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Câncer de próstata. Brasília: INCA, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata. Acesso em: 25 jul. 2025.

POPULARES EM SAÚDE DO HOMEM

Os conteúdos mais buscados sobre Saúde do homem

Diagnóstico do câncer de próstata

Diagnóstico do câncer de próstata

Entenda como é feito o diagnóstico do câncer de próstata, o que significam os exames de PSA e toque retal e qual a idade ideal para começar a investigar.

Leia mais
Cirurgia do câncer de próstata: guia completo sobre técnicas, recuperação e cuidados

Cirurgia do câncer de próstata: guia completo sobre técnicas, recuperação e cuidados

Entenda passo a passo a cirurgia para câncer de próstata, desde o preparo até a recuperação completa, e saiba como minimizar riscos com orientações especializadas.

Leia mais
Fatores de risco do câncer de próstata: idade, histórico e hábitos

Fatores de risco do câncer de próstata: idade, histórico e hábitos

Veja quais são os fatores de risco do câncer de próstata e por que eles importam.

Leia mais
Ver todos