20/03/2025
Revisado em: 20/03/2025
Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde
A coceira no nariz é uma sensação incômoda que pode ser provocada por diversos fatores, desde condições simples, como resfriados, até alergias mais complexas.
Embora muitas vezes passe despercebida, essa sensação pode se tornar bastante desconfortável, especialmente quando persiste por mais tempo.
Neste texto, vamos explorar as possíveis causas dessa irritação. Além disso, discutiremos formas de aliviar o desconforto e quando é necessário procurar um médico para um diagnóstico e tratamento adequados.
A sensação de coceira no nariz é uma irritação ou desconforto que leva a pessoa a querer esfregar ou coçar a região nasal. Essa sensação pode ser temporária e passar rapidamente ou persistir dependendo da causa subjacente.
Coceira no nariz pode ser sintomas de muitas condições. Como, por exemplo:
Alergia, em uma definição simples, é uma defesa exagerada do organismo contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é aquela que é hiperreativa a determinada substância que para a maioria das pessoas não desperta nenhuma resposta.
"O paciente não nasce com a alergia em si, ou seja com a hiperreação a uma substância. Ele nasce com a predisposição a se sensibilizar a um determinado fator. Isto significa que podemos conviver com aquela substância por muitos anos e vir a desenvolver sintomas apenas tardiamente", explica a alergista do Hospital 9 de Julho, Camila Luizetto de Lima.
Entre as alergias mais comuns está a Rinite Alérgica, que segundo estudos atinge até 25% da população mundial.
Muitas substâncias podem causar alergias respiratórias, como a poeira de casa, pólen e alguns alimentos. "No Brasil, a poeira domiciliar é o fator mais importante. Essa poeira é formada pela descamação da pele humana e de animais, restos de pelos de cães e gatos, restos de insetos, fungos, bactérias e organismos microscópicos que são chamados ácaros. Entre todos eles, o principal agente alérgico é o ácaro", diz Camila.
De acordo com a médica, as alergias respiratórias muitas vezes são hereditárias, mas também podem ocorrer com pessoas que não têm histórico familiar da doença. Quando um homem e uma mulher alérgicos têm um filho, a chance dessa criança ser alérgica é de cerca de 50%. "Por outro lado, mesmo que nenhum dos pais apresente alergia, a criança ainda assim pode vir a ter", diz ela.
A rinite de origem alérgica, se caracteriza como uma inflamação dos tecidos que revestem o nariz. Seus sintomas são prurido (coceira) no nariz, olhos ou garganta, além de coriza, espirros e obstrução nasal.
Estes sintomas podem ser episódicos ou perenes. "O tratamento se inicia com a orientação ao paciente sobre como evitar o contato com os alérgenos aos quais ele é sensibilizado. Ou seja, se ele é alérgico à poeira, deverá tomar medidas para minimizar o contato com ela.
Esse é o principal elemento que leva a evitar os quadros de exacerbação da doença. Há também possibilidade do uso de medicamentos para profilaxia e controle dos sintomas da doença e imunoterapia específica, como vacinas anti-alérgicas", afirma a médica.
Ela acrescenta que no paciente com rinite alérgica há também acometimento e inflamação de estruturas adjacentes ao nariz como os seios da face. Isso pode gerar um quadro de rinossinusite alérgica, com obstrução nasal intensa, tosse persistente, sensação de gotejamento na garganta e cefaléia.
"Essa condição predispõe à infecção da secreção contida em seios da face favorecendo o aparecimento das sinusites bacterianas agudas e crônicas", explica ela. Nesses casos é necessário complementar o tratamento com uso de antibióticos.
Da mesma forma que a rinite, para evitar episódios de sinusite associado a essa patologia deve se ficar longe dos elementos que despertam a alergia. Também é muito importante manter o nariz limpo, com aplicações frequentes de soro fisiológico e expelir as secreções em quadros de resfriados.
A médica também faz um alerta sobre o uso de medicamentos, como descongestionantes, sem prescrição. "Isso é totalmente desaconselhado. Os descongestionantes nasais tópicos têm indicações bastante restritas e por tempo limitado. Seu uso de forma contínua pode acarretar inúmeras complicações e dependência da medicação", diz ela.
Se a coceira no nariz for persistente, acompanhada de outros sintomas como dificuldade para respirar, dor intensa, secreção nasal com cor estranha ou febre, é importante procurar um médico.
O profissional poderá investigar a causa subjacente e recomendar o tratamento adequado, que pode incluir medicamentos ou mudanças no ambiente para aliviar a coceira.
POPULARES EM SINTOMAS
Os conteúdos mais buscados sobre Sintomas
Sinais de infarto: veja 9 os principais | Rede Américas
Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
Leia maisSintomas da anemia: quais são e como identificá-los | Rede América
Qualquer tipo de anemia deve ser tratado de forma adequada para evitar complicações
Leia maisMialgia: o que é, causas, prevenção e tratamento
Entre as principais causas da mialgia estão o excesso de esforço e o estresse.
Leia mais