Resuma este artigo com IA:
O Brasil é o segundo país no ranking mundial com mais casos de síndrome de burnout.

O cansaço mental é uma sensação de esgotamento da mente. Acontece quando a capacidade de pensar e raciocinar fica sobrecarregada pelo excesso de informações, preocupações e demandas.
Doenças mentais estão relacionadas ao cansaço mental, e o Brasil já ocupa o posto de país com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. O dado é de uma pesquisa feita pela Ipsos e publicada no G1 (2025).
Outro dado preocupante é que os afastamentos do trabalho por problemas de saúde mental no país aumentaram 134% nos últimos anos (Nações Unidas Brasil, 2024).
É muito importante saber reconhecer os sinais do seu corpo antes que o cansaço evolua para um problema mais grave. Entenda a seguir os principais sinais, as possíveis causas do cansaço mental, e o que fazer para relaxar mais no dia a dia.
O cansaço mental é um esgotamento da energia cognitiva ao longo do tempo. Não é apenas o resultado de um dia estressante. Pode ser também disparado por fatores no ambiente de trabalho e questões pessoais.
Como aponta a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (2018), as causas mais frequentes do cansaço mental incluem:
A necessidade de dar conta de muitas tarefas e o excesso de cobranças sem tempo de descanso adequado;
A exposição prolongada a situações de estresse mantém o cérebro em estado de alerta. Drena a energia devido ao corpo liberar hormônios como o cortisol de forma constante;
Dormir mal ou menos do que o necessário impede o cérebro e o corpo de repor as energias.
O uso prolongado de eletrônicos e a exposição contínua a redes sociais. Sobrecarrega a mente com um alto volume de informações;
Preocupações sobre a vida pessoal ou profissional. É um ciclo de pensamentos que consome muita energia mental.
Condições como a má alimentação ou a falta de atividade física, que podem contribuir para a fadiga mental.
O cansaço mental é uma exaustão que afeta diretamente a capacidade de raciocínio, e precisa de atenção da sua parte para que não evolua para algo mais grave.
Uma consulta com um psicólogo ou mesmo com um clínico geral já é um começo e pode te ajudar. Conheça algumas recomendações de hospitais onde você pode se consultar:
Aliviar o cansaço mental começa com a mudança de pequenos hábitos. O objetivo é criar pausas cognitivas para que o cérebro possa se regenerar. Confira algumas dicas práticas:
A atividade física não só cuida do corpo, mas também alivia a tensão mental acumulada. Praticar exercícios é um alívio para a mente, como explica José Carlos Farah em matéria publicada no Jornal USP (2025).
Leia também: veja alguns exercícios para controlar a ansiedade no dia a dia
O cansaço mental se torna preocupante quando é extremo e persistente. Ele passa a afetar a capacidade de viver normalmente.
Os principais sinais de cansaço mental preocupante são (ANAMT, 2018):
Se esses sintomas persistirem, é necessário buscar uma avaliação médica. O cansaço pode ser um sintoma de quadros mais graves, como o Burnout.
A Síndrome de Burnout é um fenômeno ocupacional que está ligado especificamente ao estresse crônico no trabalho. O burnout é caracterizado por exaustão, distanciamento mental do trabalho e redução na eficiência profissional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já classifica o burnout como um problema de saúde. Essa classificação já vale no Brasil (FIOCRUZ, 2025).
Quando o autocuidado não é suficiente, o apoio profissional entra para tratar as causas e os sintomas de forma mais profunda:
O psicólogo atua através da psicoterapia. Ele ajuda a pessoa a entender as causas do esgotamento. Também ajuda a desenvolver estratégias para gerenciar o estresse e a redefinir limites;
O psiquiatra é o médico especialista. Ele avalia se o cansaço é sintoma de um transtorno mental. Se necessário, pode prescrever medicamentos para tratar a ansiedade, a depressão ou outros quadros subjacentes.
O tratamento do cansaço mental é sempre multidisciplinar. Ele pode envolver mudanças no estilo de vida e a combinação de psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
NAVEGUE PELAS NOSSAS UNIDADES