Revisado em: 10/11/2025
Resuma este artigo com IA:
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Os sintomas surgem tardiamente

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ele é mais frequente em homens com mais de 60 anos. A taxa de mortalidade também é aumentada para homens nessa faixa etária.
A neoplasia é considerada uma doença silenciosa, pois os sintomas costumam aparecer somente quando ela está em estágios mais avançados. Assim, a resposta para: ‘quais os sintomas de câncer de próstata’ é: manifestações urinárias, neurológicas e sistêmicas.
Eles incluem dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen, dor óssea e perda de peso sem causa aparente.
O câncer de próstata é um tumor maligno que se desenvolve na próstata, uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino. Ela fica localizada abaixo da bexiga e a à frente do reto. A sua principal função é produzir parte do fluido seminal que nutre e transporta os espermatozoides.
A doença se manifesta quando as células começam a crescer de forma desordenada e descontrolada. Sendo mais frequente em homens com mais de 60 anos, a sua incidência aumenta em homens a partir dos 50 anos. Por isso a prevenção através de exames é recomendada dessa idade.
O fato do câncer de próstata ser silencioso representa um desafio no combate à doença. Por isso, na maioria das vezes, o tumor não apresenta sintomas específicos em seus estágios iniciais.
A próstata envolve a uretra, o canal por onde a urina passa. No início, o tumor costuma se desenvolver em um lugar da glândula que não comprime a uretra. Mas em estágios mais avançados ou quando o tumor cresce, as manifestações clínicas urinárias aparecem.
Por isso o diagnóstico precoce passa pelo rastreamento e não pelos sintomas que o corpo pode vir a apresentar.
Os sintomas do câncer de próstata costumam se manifestar apenas em estágios mais avançados, eles podem ser urinários ou sistêmicos.
Eles acontecem por causa da compressão da uretra pelo aumento da próstata. O homem pode ter dificuldade para urinar, fazendo esforço para iniciar ou manter o fluxo urinário. Esse fluxo perde força, e pode ficar fraco ou ser interrompido.
A alteração no jato de urina não necessariamente é indicativo de câncer, pois é um sintoma comum em homens depois dos 50 anos. A frequência urinária aumenta, principalmente durante a noite. Pode haver também desconforto ao urinar e a sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.
A incontinência da urina também pode estar presente se o caso for avançado. Ele ocorre pois a neoplasia começa a pressionar os nervos que controlam a bexiga e o intestino. Também pode haver dor ou sensação de queimação ao urinar. É comum que esse sintoma seja confundido com infecções urinárias ou outras condições benignas.
A presença de sangue na urina ou no sêmen é um sinal de alerta que exige investigação. O sangramento pode ser causado por outras condições de saúde como infecções ou cálculos renais.
As manifestações sistêmicas podem aparecer em casos de câncer avançado, como é o caso da fadiga. O cansaço extremo e a fraqueza não desaparecem mesmo quando há descanso.
Outro sinal característico do estágio mais avançado é a perda de peso sem explicação. Ela pode acontecer em conjunto com a falta de apetite. Esses dois sinais podem ser representativos de uma metástase, quando o tumor maligno da próstata se espalha pelo corpo.
A dor óssea indica que houve o acometimento dos ossos. É comum o paciente sentir dores nas costas, quadris e coxas. Ela pode ser intensa e persistente, prejudicando a qualidade de vida do homem.
O indivíduo pode apresentar problemas na função sexual. A disfunção erétil ou dificuldade em obter ou manter uma ereção pode ser uma manifestação clínica. Isso acontece pois o tumor pode interferir nas funções dos nervos ou vasos sanguíneos que controlam a função erétil.
A dor durante a ejaculação pode ser experimentada por alguns homens. Ela pode ser causada pela inflamação ou invasão do tumor aos tecidos ao redor da próstata.
Sintomas neurológicos também podem ocorrer quando o câncer vai para a coluna vertebral. Ele pode gerar compressão da medula espinhal e causar fraqueza nas pernas, dormência ou perda do controle da bexiga e intestino.
O acompanhamento com o urologista deve ser frequente, principalmente para prevenir o câncer de próstata. É recomendado que a prevenção comece a partir dos 50 anos para todos os homens.
Para aqueles que tenham algum fator de risco como histórico familiar da doença, raça (homens negros) e obesidade, o rastreio deve começar a partir dos 45 anos. Segundo o INCA, 75% dos casos mundiais ocorrem a partir dos 65 anos.
Faça sua avaliação com um urologista. A detecção precoce faz toda a diferença nas chances de cura.
O diagnóstico é feito por meio de uma combinação de exames solicitados pelo urologista. O tão temido exame de toque retal permite ao médico verificar o tamanho, a forma e consistência da próstata. Assim ele pode identificar possíveis nódulos ou áreas endurecidas.
A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue que mede a concentração da proteína produzida pela próstata. Quando ela está em níveis elevados pode indicar alterações, que não necessariamente representam câncer. As taxas aumentadas ocorrem em casos de Hiperplasia Prostática Benigna ou inflamações.
A biópsia é um único exame capaz de confirmar o diagnóstico da neoplasia. Ela retira uma amostra do tecido da próstata, que é analisada em laboratório. A análise tem o objetivo de mostrar a presença de células malignas e o estágio do tumor.
Alguns outros exames fornecem detalhes sobre a localização e extensão do tumor, principalmente em casos de suspeita de metástase. São eles: ultrassom, ressonância magnética, tomografia e cintilografia óssea.
A prevenção do câncer de próstata passa por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Ela deve ser rica em antioxidantes e pobre em gorduras saturadas, com redução no consumo de alimentos de origem animal.
O Ministério da Saúde recomenda também um mínimo de 30 minutos de atividade física por dia. Além de manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Manter o peso corporal saudável é importante, pois a obesidade está associada a um risco maior de acometimento pelo tumor.
Apesar de tudo isso, a prevenção mais eficiente é o diagnóstico precoce feito pelo rastreamento regular. Pois ele permite direcionar para os melhores tratamentos, aumentando as chances de cura.
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui avaliação médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista habilitado.
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Câncer de próstata. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata. Acesso em: 07 nov. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? 3ª reimpressão. Rio de Janeiro: INCA, 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/cartilha_cancer_prostata_nov2019_3areimp_2022_visualizacao.pdf. Acesso em: 07 nov. 2025.
SILVA, Guilherme. Novembro Azul: os principais sinais que podem indicar câncer de próstata. A Gazeta, 5 nov. 2025. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/secuida/novembro-azul-os-principais-sinais-que-podem-indicar-cancer-de-prostata-1125. Acesso em: 07 nov. 2025.
LAVOISIER. Sintomas do câncer de próstata: quais são? Disponível em: https://lavoisier.com.br/saude/sintomas-cancer-de-prostata. Acesso em: 07 nov. 2025.
Quais são os primeiros sinais e sintomas do câncer de próstata? Terra – Vida e Estilo / Saúde. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/quais-sao-os-primeiros-sinais-e-sintomas-do-cancer-de-prostata,3259e1edb27fc423f6857bc13b6392efxhiyufxl.html. Acesso em: 07 nov. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Câncer de próstata. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-prostata. Acesso em: 07 nov. 2025.
Quais são os primeiros sinais e sintomas do câncer de próstata? Terra – Vida e Estilo / Saúde. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/quais-sao-os-primeiros-sinais-e-sintomas-do-cancer-de-prostata,3259e1edb27fc423f6857bc13b6392efxhiyufxl.html. Acesso em: 07 nov. 2025.
Sintomas do câncer de próstata podem ser silenciosos. Correio Braziliense, 2025. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2025/11/7287073-sintomas-do-cancer-de-prostata-podem-ser-silenciosos.html. Acesso em: 07 nov. 2025.
Os principais sinais que podem indicar câncer de próstata. A Gazeta. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/secuida/novembro-azul-os-principais-sinais-que-podem-indicar-cancer-de-prostata-1125. Acesso em: 07 nov. 2025.
Você pode estar ignorando sinais que indicam problemas na próstata. Correio Braziliense. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/cbradar/voce-pode-estar-ignorando-sinais-que-indicam-problemas-na-prostata/. Acesso em: 07 nov. 2025.
POPULARES EM SAÚDE DO HOMEM
Os conteúdos mais buscados sobre Saúde do homem
O câncer de próstata é uma doença silenciosa que pode causar sintomas urinários e sistêmicos. Saiba como identificar sinais de alerta e prevenir a doença
Leia maisVenceu o câncer de próstata e se preocupa com o retorno? Conheça os principais sintomas de recidiva e a importância do acompanhamento. Saiba mais
Leia maisEntenda como a radioterapia na próstata atua no combate ao câncer, suas indicações, quais os benefícios e cuidados necessários após o tratamento
Leia mais